brasil ivo mozart

Brasil e sua beleza

Sempre quando começamos a planejar uma viagem inesquecível pensamos logo na Europa e nos Estados Unidos, mas esquecemos que vivemos em um dos países mais lindos do mundo. O Brasil é tão incrível que cada estado parece mais um país, com culturas, sotaques e costumes diferentes, além de termos alguns dos roteiros mais desejados por turistas de fora, e que talvez você nunca tenha ouvido falar.

Antes de começar a contar sobre os roteiros internacionais (já até dei algumas dicas aqui), vou comentar um pouco sobre os lugares maravilhosos por onde viajei aqui no Brasil (e olha que já passei por quase todos os estados brasileiros! Falando nisso, você já leu a minha história?). Hoje, vou descrever o melhor da região Sul.

Rio Grande do Sul

Podemos encontrar lugares que fazem sucesso em todas as estações do ano, mas principalmente no inverno, Gramado e Canela são muito inspiradores. Todas as atrações ficam relativamente perto, ou seja, você pode visitar todos os lugares a pé, sem se preocupar com a violência. Por lá me senti superseguro e as pessoas são muito solícitas.

Em Gramado você pode visitar o Minimundo, uma espécie de museu a céu aberto com diversas réplicas em miniatura de construções do mundo inteiro. Se engana quem pensa que é um lugar para crianças, pois este é uma passeio para todas as idades. Na Rua Coberta você encontra lojas e restaurantes, e sempre acontecem diferentes tipos de eventos para curtir. O Lago Negro tem clima europeu, dá para andar de pedalinho, fazer caminhada e também comer na lanchonete que tem por lá.

Ótimo lugar para comer chocolates e provar o tradicional chimarrão dos gaúchos, Canela, além de toda a sua beleza, tem o Parque do Caracol, que possui a maior cachoeira do Rio Grande do Sul. Lá, você pode ir até a base da queda d´água, descendo os 927 degraus. O passeio é maravilhoso e “tribom”.

Santa Catarina

Podemos visitar muitos lugares diferentes num mesmo Estado. Para quem é fã de culinária alemã, as cidades de Joinville, Pomerode e Blumenau são pratos cheios para comidas típicas e cervejas artesanais.

Em outubro acontece a maior festa tradicional alemã na região, a Oktoberfest. A mais conhecida fica em Blumenau e chega a reunir 60 mil pessoas em um único dia. Este ano, além de cantar no evento, fiquei quatro dias de férias para conhecer melhor a região e a própria Oktoberfest, e claro que eu amei (rs).

Para quem é fã de praia, o litoral de Santa Catarina é simplesmente fascinante. Florianópolis, mais conhecida como Ilha da Magia, é inexplicável e suas praias são belíssimas.

A Praia da Joaquina e a do Santinho são ótimas para os caçadores de emoção, que podem se aventurar no sandboard, como é conhecida a atividade de descer dunas de areia sobre pranchas, e curtir a paisagem de um deserto que é quase impossível de imaginar nesta região. Ah, e você pode alugar uma prancha de snowboard para descer as dunas. A Praia Mole é o principal point da galera jovem, com muita badalação, surfe e voos de parapente.  Outro lugar que também reserva muitas surpresas é a Lagoa da Conceição. Kitesurf e windsurfe são os esportes preferidos dos visitantes de lá que é a maior lagoa da Ilha.

 brasil ivo mozart

Se engana quem acha que apenas na Ilha estão as praias mais bonitas. A costa inteira de Santa Catarina é maravilhosa; Guarda do Embaú, Garopaba e Praia do Rosa são tão famosas que os argentinos as invadem durante o verão. Uma das minhas preferidas é Bombinhas, praia calma e ótima pra quem quer descansar. Praia Brava, em Itajaí, é uma das melhores para surfar e Balneário Camboriú tem o melhor point pra curtir a noite.

brasil ivo mozart

brasil ivo mozart

Paraná

Na capital Curitiba tem algumas atrações lindas e que em um final de semana já dá para conhecer um pouquinho desta cidade tão organizada e limpa.

Local onde funcionava uma antiga pedreira Ópera de Arame, hoje, possui um cenário externo muito belo. Pode-se apreciar a mata nativa, lago com carpas, cascata de 10 metros e várias espécies de aves. Tem capacidade para 2.400 espectadores e um palco de 400m², destinado a apresentações artísticas e culturais. O Jardim Botânico tem jardins bem cuidados, plantas e flores que são distribuídas em um espaço muito harmonioso, em meio ao território urbano. Para ficar ainda mais fascinado sinta a sensação de respirar o ar puro dentro da estufa envidraçada. Sem dúvida esta é uma experiência única!

No oeste do Estado encontramos um lugar inebriante e conhecido pelo mundo inteiro: a cidade de Foz do Iguaçu, onde podemos ver as Cataratas do Iguaçu que fica na fronteira do Brasil e Argentina. Este é um passeio imperdível, e é até reconhecido como uma das sete maravilhas do mundo. Além de organizado, tem um padrão internacional de atendimento ao turista e faz parte do Patrimônio Natural da Humanidade. Legal, né?!

Gostou? Não deixe de sugerir posts para as próximas publicações e de comentar o que você está achando de mim como colunista!