sudeste-ivo-mozart-capa

Vamos pro Sudeste?

A região Sudeste do nosso país é composta por quatro estados: São Paulo (que fiz um post especial aqui), Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. E, por incrível que pareça, já fui pro Deserto do Saara, mas não conheço o Espirito Santo ainda, acredita? Porém, não é por isso que vou deixar de contar sobre os (muitos) lugares incríveis dos outros estados e, depois, quando eu for para o ES, faço um post especial aqui no Blog da Uatt?.

Para começar, vamos de Rio de Janeiro! Com praias incontestavelmente lindas e famosas, como Copacabana, Leblon e Ipanema, o Rio tem passeios turísticos que dão jus ao apelido de cidade maravilhosa: Cristo Redentor e Pão de Açúcar, dois dos lugares mais lindos para se visitar por lá. Aqui embaixo vão algumas dicas imperdíveis que você não pode deixar de dar uma passadinha.

– Vá à praia! Além de conhecer as mais famosas, é legal dar uma volta para visitar outras que não são tão citadas. O Rio de Janeiro não é inteiro parecido com Copacabana!

– Tire uma foto em Ipanema com o morro da Rocinha ao fundo. É simplesmente lindo!

– Conheça o Complexo do Alemão! Depois da chegada da polícia e da pacificação do morro, é possível ir pra lá de bondinho.

– Principal cartão postal da cidade, o Cristo Redentor foi eleito pelos cariocas a “Maravilha do Rio”, além de ser considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo e estar localizado no alto do Morro do Corcovado. É impossível ir ao RJ e não passar no Cristo!

– A 400m acima do nível do mar, o Pão de Açúcar é aquele lugar que dá um friozinho na barriga só de olhar (rs). A primeira parada é feita no Morro da Urca e, logo em seguida, está o Pão de Açúcar, onde o pôr do sol é incrível e sempre acontecem shows com grandes nomes da música brasileira. E ai, já reservou este passeio na agenda?

– Conheça um dos cenários mais exuberantes do Rio de Janeiro! O bairro de Santa Teresa é perfeito para quem gosta de cultura e de comer bem. Ele está situado no alto de uma colina e, a partir do ano que vem, o bondinho elétrico voltará a circular pelas ruas de lá.

– Em época de Carnaval, vá ao Sambódromo para celebrar a data mais festiva do Brasil! Também é imperdível participar dos blocos de Carnaval que acontecem nas ruas da cidade (os mais famosos ficam em Ipanema e Copacabana).

– A Lapa é o lugar onde abriga todo tipo de pessoa; é um bairro cheio de baladas, bares, música de rua. Quem está procurando diversão, lá é parada obrigatória! Mas se você quer fazer um programa tipicamente carioca, desconhecidos pelos turistas, vá a um desses lugares:

* Chorinho na Praça – funciona aos sábados, na rua General Glicério. É uma feira comum (com venda de frutas, verduras etc), e também tem muito artesanato. Na Barraca do Bigode você vai ouvir um “chorinho” comendo pastéis de vários sabores e provando um delicioso caldo de cana.

* Parque Lage – Com cavernas artificiais, trilhas, ambientes para fazer um delicioso piquenique e toda beleza que uma área verde pede, o Parque é um patrimônio tomado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e merece um dia todo de visita.

O Rio de Janeiro é muito rico e tem outros lugares maravilhosos para citar. Optei por descrever bastante sobre a capital por ser um dos pontos mais procurados, mas, se você quiser conhecer um pouco mais sobre as maravilhas que o Rio tem, não deixe de pesquisar sobre Ilha Grande, Parati, Búzios, Petrópolis, Arraial do Cabo e Teresópolis.

Minas Gerais

Com certeza, esse estado é o meu preferido quando se trata de comida brasileira. Os restaurantes possuem culinária incrível, que até lembram a minha avó cozinhando (rs). Em Minas você encontra cerca de 130 pontos turísticos, belas paisagens e uma cidade mais linda que a outra, como a capital Belo Horizonte, que tem uma vida noturna agitada e as pessoas são muito educadas e cordeais. Eu já fiz alguns shows no meu lugar favorito de BH: a Praça do Papa, que acaba sendo um mirante onde você pode sentar na grama e assistir a cidade enquanto o céu troca de cor.

sudeste-ivo-mozart

Outro lugar delicioso para passear é a Lagoa da Pampulha, que tem toda a arte de Oscar Niemeyer no projeto e faz parte de um complexo com outras atrações para os turistas aproveitarem o passeio. Lá, não deixe de tirar foto da famosa igreja de São Francisco de Assis. Se você tiver a oportunidade de estar de carro (ou até de ônibus), você pode conhecer cidades maravilhosas, cheias de histórias para contar, e que nem ficam muito longe da capital.

– Ouro Preto – que você já até deve ter escutado na escola que era conhecida como Vila Rica- é considerada uma das maiores riquezas do estado de Minas Gerais. Suas igrejas e museus são repletos de obras de Athayde e Aleijadinho, e a UNESCO até tombou a cidade como Patrimônio da Humanidade. Você sabia que a Ouro Preto foi palco da Inconfidência Mineira? Incrível, né?!

– Localizado em Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte, o Instituto Inhotim é um museu perfeito para adquirir novas experiências para aprender a ver a arte com outros olhos. Ele tem uma arquitetura particular, com um acervo com mais de 500 obras de arte contemporânea de mais 100 artistas e também realiza exposições culturais e fotográficas. O curioso é que ele fica instalado dentro de uma reserva chamada Parque Ambiental Inhotim. Só com essa pequena descrição já deu para imaginar a beleza transcendente do local? Este é um passeio para respirar cultura e ar verde!

– Para quem gosta de montanha, a Serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por três estados: Rio de Janeiro, São Paulo e, sua maior parte, em Minas Gerais.

Já falei das três cidades que compõem a região Sudeste, agora, só falta conhecer o Espírito Santo para falar sobre todos esses lugares fantásticos. Até o próximo post! Ah, não deixe de comentar e compartilhar as minhas dicas, hein?!