É tempo de Festa Junina: veja como ser criativo na decoração

Essa é provavelmente uma das épocas mais gostosas do ano: um bom cenário caipira, todo mundo vestido de “jeca” pra se reunir e festejar comendo as delicias tradicionais das festas juninas. Para os mais empolgados, qualquer local pode virar um grande arraial.

Se você também está planejando fazer uma festa, mas não sabe bem como fazer, ou por onde começar, aqui vai nossa dica: o ideal, antes de pensar na decoração, é entender um pouquinho mais sobre como surgiu essa tradição.

A origem da festa junina:

Existem duas prováveis explicações para o termo “festa junina”: a primeira e a mais óbvia diz que ele surgiu em função das festividades que ocorrem durante o mês de junho. A segunda versão explica que essa festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seria em homenagem a São João – aliás, é por isso que no princípio a festa era chamada de Joanina.

Em cada canto do mundo ela é comemorada de um jeito, e aqui no Brasil ela é uma mistura de influências de elementos culturais portugueses, chineses, espanhóis e franceses, e também, aspectos culturais dos brasileiros (indígenas, afro-brasileiros e imigrantes europeus) nas diversas regiões do país.

Aliás, embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas são tão grandes  que são reconhecidas em todo mundo.

Vai montar uma decoração de festa junina? Confere o que não pode faltar!

1 . Cores + Muitas Cores

comidas tipicas festa junina- decoraçaoA gente sabe, parece meio óbvio, mas não custa nada lembrar: você não pode fazer uma tradicional festa junina e esquecer de adicionar cores. E tudo começa na mesa, com os muitos pratos típicos. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Então, é possível montar uma mesa bem colorida com os mais variados doces.  Os lanches podem ser servidos também de maneira diferente. Use bandejas criativas, ou aparadores estilosos.

Já que falamos em comida, se a sua festa tem pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho, ela tem tudo pra ser um sucesso! Se você quer ser criativo, e quer ousar um pouco no cardápio, pode optar por cupcakes – os famosos bolinhos enfeitados.

2. Bandeirinhas

saojoao - decoração de festa juninaComo já dissemos, a decoração tradicional  exige muita cor, portanto, não esqueça das bandeiras coloridas e fitas. O xadrez e os tecidos de flanela também são bastante usados.

3. Costumes

Correio do amor - decoração de festa juninaO mês de junho é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilha Mas nada de colocar fogo por aí, viu? Você pode simplesmente montar quadrilhas para dançar entre os seus amigos! Os famosos balões também compõem esta festa, e eles podem ser feitos de papel. Tem um milhão de tutoriais na internet pra você fazer o seu. Além disso,  o bom e velho correio elegante, não pode faltar!

Pronto! Você já pode fazer a sua festa junina! É quanto mais você personalizar, mais vai fazer com que a festa fique com a sua cara!

Vale lembrar que  a Uatt? tem os produtos certos para deixar a sua festa ainda mais criativa e divertida! Dá uma olhada na nossa seleção de produtos incríveis:
decoracao-para-festa-junina