Marty McFly está em 2015! Quais previsões de “De volta para o futuro” foram acertadas?

Se hoje, dia 21 de outubro, você estiver em algum lugar da Califórnia, fique atento! É que de acordo com o filme “De Volta Para o Futuro 2”, Marty McFly, o personagem vivido por Michael J. Fox, chega ao “futuro”. E apesar de toda a história se passar na ficção, a gente vai confessar que estava super ansioso por esse dia.

Vindo direto de 1985, Marty chega às 16h29, combinando com os relógios da cidade de Califórnia (no horário de Brasília, o horário é 21h29). E no filme a gente consegue enxergar um pouco da realidade esperada pra esse ano. Mas será que os criadores do longa acertaram as previsões de como o mundo estaria em 2015?

de volta para o futuro

Enquanto toda a trilogia de filme merece o nosso amor eterno, nesse post a gente dá uma atenção especial ao segundo da série, já que, bem, o futuro dele chega em 21 de outubro de 2015. E mesmo que ainda não tenhamos tido muitos progressos em relação aos carros voadores mostrados no filme, várias previsões chegaram no mínimo bem perto….

No que “De volta para o futuro 2” acertou em cheio? *Contém spoilers

 

de-volta-para-o-futuro-óculos

1. Óculos de realidade virtual

É estranho pensar que um filme antigo foi tão assertivo assim! Em uma das cenas de “De Volta para o Futuro 2”, os filhos de Marty estão sentados à mesa usando óculos pelos quais recebem chamadas e assistem à tevê. Óculos semelhantes aparecem em diversas outras cenas do filme, como na que vemos Doc dirigindo o seu DeLorean com um par de óculos que se conecta a várias câmeras ao redor do carro, fornecendo-lhe informações em tempo real. E isso tudo já existe: o Google Glass. Apesar dos óculos da Google ainda não serem tão populares, o aparelho já permite conversas e muito mais.

scanner---de-volta-para-o-futuro

2. Pagar sem dinheiro

Se você parar pra pensar, o modo como o personagem Biff paga uma corrida de táxi com a impressão digital do polegar não é tão diferente da maneira como pagamos por serviços de transporte em aplicativos de táxi: tudo sem usar cédulas de dinheiro. Aliás, tem gente por aí que nem sai mais com dinheiro de casa!

3. Aplicativos biométricos

Por falar nisso, o reconhecimento de impressões digitais visto no filme não é tão diferente do que o que vemos hoje em dia. Se no filme, a namorada de Marty usa o polegar para abrir uma porta, hoje em dia usamos os dedos para autorizar operações em bancos, na hora do voto, para desbloquear celulares, e etc.

tenis que se amarra sozinho - de volta para o futuro

4. Roupas inteligentes

Se lá no filme, Marty usava um tênis que se amarrava sozinho, a nossa versão de roupa inteligente é um pouquinho diferente. No nosso “futuro”, o que a gente encontra são sapatos que mudam de cor, camisetas que medem o nosso desempenho (como a respiração, o ritmo cardíaco e os padrões de sono), e etc.

conversa-por-video-de-volta-para-o-futuro

5 . Conversas por vídeo

Para se comunicar, a família de Marty usa vários dispositivos de tela.  e é mais ou menos o que hoje vemos em videoconferências. Também no longa,  Marty é demitido por seu chefe durante uma chamada de vídeo que se parece muito com o que vemos em ferramentas como o Skype, Facebook, FaceTime e Google+. A diferença é que hoje esse tipo de comunicação é feita de maneira ainda mais prática.

fliperama-de-volta-para-o-futuro

6. Videogame sem console

Quando Marty vai demonstrar suas habilidades em um jogo de videogame no Fliperama, ele é zoado por vários garotos porque faz isso usando as mãos. E jogar sem ter controles já é possível também. Vide Kinect, X-Box e afins.

7. Televisores multifunções

Quando, em uma das cenas do filme, Marty se admira com um grande televisor mostrando imagens divididas em diferentes canais, ele mal sabia que essa é uma função bastante comum em diversas TVs por aí.

8. Computadores portáteis

O homem que aborda Marty com uma petição para salvar o relógio da torre apresenta-a na forma de um pequeno computador, semelhante aos tablets e celulares manuseados hoje até por crianças pequenas.

drone-de-volta-para-o-futuro

9. Drones pessoais

No filme a gente vê drones em várias cenas, e estes fazem de tudo: desde levar cachorros pra passear, até capturar imagens para novas organizções.  Hoje, em 2015, tem um montão de gente usando drones das formas mais criativas possíveis…

telas de teve

10. Projeções holográficas

Em uma das cenas mais legais do filme, Marty leva um susto ao ser surpreendido na rua pela projeção holográfica 3D de um tubarão prestes a devorá-lo. E vocês hão de concordar que a tecnologia 3D  está bem difundida hoje em dia. Existem até TVs com essa função. E sobre hologramas, vem, em 2012, o rapper Snoop Dogg surpreendeu todo mundo quando no palco com um holograma de Tupac Shakur, morto em 1996.

Resumindo: o filme é incrível, não é?

hoverboard de volta para o futuro

Apesar de todos os acertos, ainda estamos esperando pelo hoverboard, o famoso skate voador. 🙁

E você? Se pudesse ir para o futuro, ou voltar para algum lugar do passado pra onde iria?