Como a Nintendo ganhou o coração de milhares de fãs ( e o nosso também)

Com o Uatt Game nas vitrines, a gente anda mais nerd do que nunca. E foi numa das conversas nerds aqui com a turma que surgiu a ideia de fazer esse post. Nos últimos 30 anos, a Nintendo ganhou muito sucesso no mercado e vocês hão de concordar que a empresa merece todo o reconhecimento: são vários personagens icônicos, como Mario, Donkey Kong, Zelda, Metroid, entre tantos outros <3

O que muita gente não sabe é que a Nintendo chegou na América (mas especificamente nos Estados Unidos) durante uma temporada bem difícil para vídeo-games, porque sistemas ruins vinham saturando o mercado. E é por isso que é bastante curioso entender como a Nitendo conquistou tantos fãs. Quer saber também? Só continuar lendo o post.

O começo

Bom, como a gente já disse, lá nos anos de 1980 o mercado dos vídeo games estava meio difícil especialmente porque várias empresas de hardware e software, além de fabricantes vinham lançando jogos de baixa qualidade.

E a Nintendo nessa história?

Nintendo-8-Bits-(NES)

Nintendo 8 Bits (NES)
1985 (EUA) – 1983 (JAP)

Bom, a Nintendo começou a ter algum sucesso principalmente por conta das máquinas de fliperama, e por conta do clássico Donkey Kong. Aliás, na verdade a história do Famicom começou lá no Japão. Depois de dois anos de sucesso por lá foi que a Nintendo o trouxe para os EUA. Quando chegou no mercado norte-americano, a Nintendo Entertainment System veio em sua versão teste, para só então tornar-se amplamente disponível. Foi nessa época que nasceram séries como Super Mario Bros. – derivada do popular fliperama Donkey Kong -, The Legend of Zelda e Metroid. Com esses clássicos, a empresa se firmou como líder no segmento durante aquele tempo.

gameboy gifGameBoy
1989 (EUA-JAP)

Depois do sucesso estrondoso do NES,  a Nintendo lançou outro clássico: o GameBoy. Com o jogo Tetris, um quebra-cabeça russo bastante conhecido, o GameBoy se tornou um objeto de desejo de crianças e jovens daquele tempo. Parenteses: Esse gif lindo é do Adam Ellis / BuzzFeed BFF / Via Facebook: BFF

Super-Nintendo-(Super-NES)

Super Nintendo (Super NES)
1991 (EUA) – 1990 (JAP)

Enquanto nos Estados Unidos e no Japão a Nintendo liderava unânime com o NES, por aqui no Brasil, surgiu uma concorrente de peso: a Sega com seu Master System e com o Mega Drive (1989). Foi aqui que a Nintendo reagiu com o Super Nintendo. Ainda bem, né?

Virtual-Boy

Virtual Boy
1995 (EUA – JAP)

Sabe quando você tem uma ideia boa, coloca em execução, e percebe que não é tão boa assim? Então: eis o  Virtual Boy.  Com características de console portátil, ele era uma espécie de visor que projetava imagens diferentes para cada um dos olhos, criando um efeito 3D para o usuário. O problema é que por conta das limitações técnicas, o aparelho só exibia gráficos em vermelho e preto. O visor era cansativo e o efeito 3D causava dor de cabeça nas pessoas. Não precisamos nem comentar que foi meio fail. 

Nintendo-64

Nintendo 64
1996 (EUA – JAP)

Depois do flop do Virtual Boy, a Nintendo estava começando uma fase conturbada em sua história. O Nintendo 64, veio então prometendo introduzir uma nova era de jogos, marcando especialmente por gráficos 3D.

GameBoy-Advance

GameBoy Advance
2001 (EUA – JAP)

A disputa nos consoles estava cada vez mais apertada para a Nintendo, mas, por outro lado, no mercado de portáteis, ela continuava construindo impérios. O GameBoy Advance foi uma evolução do Gameboy original, e como o caminho estava livre de concorrentes, a Nintendo dominou o mercado sem grandes problemas.

Nintendo-GameCube

Nintendo GameCube
2001 (EUA – JAP)
Em 2001, a batalha da Nintendo era contra a Sony e seu PlayStation 2. Pra conseguir seu espaço, ela lançou o Nintendo GameCube, um consele com um design no mínimo estranho, mas com muita potência escondida em seu hardware.

Nintendo-GameCubeNintendo DS
2004 (EUA – JAP)

Bom, o Nintendo DS era um portátil com tela de toque, e isso já era um grande diferencial no quesito games. Com esse lançamento, a Nintendo mais uma vez surpreendeu e trouxe títulos inusitados, como Nintendogs e Brain Age. E com a ajuda do New Super Mario Bros, a Nintendo se manteve como líder no reino dos portáteis.

Nintendo-WiiNintendo Wii
2006 (EUA – JAP)

O Nintendo Wii veio pra devolver o prestígio da Nintendo, porque ele trazia os mesmos conceitos do Nintendo DS (que foi super sucesso), porém utilizando controles de movimento. E títulos como Wii Sports e Just Dance ganharam milhares de fãs ao redor do mundo.

Nintendo-3DS

Nintendo 3DS
2011 (EUA – JAP)

Aqui a principal novidade era um efeito 3D que poderia ser visualizado sem óculos especiais, visando aumentar a imersão dos jogos. O preço mais barato fez com que o console vendesse como água.

Nintendo-Wii-U

Nintendo Wii U
2012 (EUA – JAP)
O mais recente console da Nintendo, o Wii U,  traz um controle em formato de tablet, o GamePad, que possui tela própria sensível ao toque, permitindo vários tipos de interação. Ele é maravilhoso, e somos viciados.
É isso, com uma história assim, impossível não se apaixonar. De todas as empresas na indústria de videogames nos dias atuais, a Nintendo é provavelmente a que tem uma maior bagagem.

E vocês, o que acham da história da Nintendo? Também são fãs da empresa?