Decoração

A gente sabe que além de ser um acessório decorativo incrível, o abajur é essencial para a boa iluminação de um ambiente. É que a luz indireta mostra melhor os detalhes de um cômodo, criando diferentes cenários em um mesmo ambiente, além de deixá-lo mais aconchegante. Se você também gosta de abajures na decoração, saiba que antes de decidir como e onde colocá-los, é importante levar em conta alguns pontos essenciais!

Por exemplo, a gente sabe que o papel essencial do abajur é oferecer uma iluminação sutil, que não incomode quem está em determinado cômodo. Portanto, é importante lembrar que é preciso saber se o ambiente precisa de  luz em uma área ou ponto específico. Além disso, antes de escolher um abajur para a sua decoração, é importante olhar o projeto de iluminação, a dimensão do ambiente, como são os outros móveis, e por aí vai.

Onde inserir um abajur na decoração?

A gente sabe que os abajures aparecem com mais frequência nos quartos e salas, especialmente sobre criados-mudos e mesas laterais. Mas você não deve simplesmente colocá-lo em um ambiente sem planejamento: o ideal é que cada abajur esteja combinando com outras fontes de luz, e que todos os elementos combinem para uma ambiente bem iluminado e moderno.

O abajur na sala

abajures-na-decoração-sala

O abajur decorativo pode deixar qualquer sala de estar mais bonita: dependendo da cúpulas e da base, você pode compor diferentes ambientes, do clássico ao moderno. Por exemplo, se o tecido da cúpula e a base forem coloridas, você tem tudo pra deixar o ambiente mais alegre e despojado. Aliás, no mercado existem cúpulas que podem ter textura plissada ou com tecido desenhado, e usando a criatividade, você pode combinar cada abajur com outros elementos, como um abajur mais claro ou uma luminária diferente.

abajur na decoração

Abajur Toque Stamp | Abajur Contour | Abajur Mensagem

O abajur no quarto

abajures-criativo-na-decoração-quarto

Já no quarto, antes de dispor um abajur no cômodo, é importante lembrar de algo bem básico: se há tomada por perto. É que nada adianta escolher uma boa posição se você vai ter que se dobrar em vários para conseguir ligar a luz do seu abajur. Os cantos costumam ser os melhores lugares para posicionar o seu abajur porque, geralmente, são mais escuros e têm tomadas.

abajur-na-decoração-CONTOUR

 

Pendente Ponto de Cor | Pendente Slim | Abajur Contour | Abajur Vaso Estilo

Escolhendo o modelo mais adequado para deixar a sua casa moderna

abajures-criativo-na-decoração-PENDENTE

É claro que o abajur não serve apenas para o quarto ou sala: ele fica bem em muitos outros cômodos. E a maior regra para escolher o melhor abajur e onde colocá-lo é tentar entender  qual é o estilo da sua casa. Se a sua decoração é moderna e colorida, pode apostar em modelos de abajures também seguindo este estilo. Os pendentes também são ótimas opções porque iluminam o ambiente dando um ar mais elegante.

Agora, se sua casa segue uma linha mais rústica ou retrô, pode brincar com a iluminação apostando em pendentes que podem ser deixados sobre móveis, enrolados em cadeiras e etc. O abajur pode vir em cores neutras que ficam bem e combina com todos os estilos.

E aí, gostaram das nossas dicas? Como vocês usam o abajur na decoração? Conta pra gente nos comentários!