Você sabe como nasceu a coleção de Unicórnio?

A coleção de Unicórnio é o maior sucesso aqui na Uatt?. Por ser tão adorada, ela faz parte dos nossos Best Sellers e hoje vou contar um pouquinho mais de como ela foi desenvolvida.

Quando comecei a pesquisar algumas coisas fofas, em sites internacionais, percebi a repetição do Unicórnio em ilustrações e também em produtos. Já ficamos com isso na cabeça e quando começamos a perceber que mais pessoas pediram esse tema, nos aprofundamos nesse universo.

Os Unicórnios são coloridos e mágicos, apesar de tão parecidos com cavalos. Dizem que somente algumas pessoas podem vê-los e eu encaro isso como olhar a metade cheia do copo, de saber quão linda a vida é e que se você for otimista sempre vai ver a mágica acontecer. Tudo isso combina muito com os valores da nossa marca. Acho, que na verdade, todos fomos influenciados pela personagem Agnes, do filme “Meu Malvado Favorito”, que era apaixonada por Unicórnios e achava eles tããooo fofinhos. Assim, abraçamos a ideia.

O público da Uatt? é muito positivo, gosta de cores, e procuramos representar isso na ilustração. Na época as referências não eram fofas o suficiente, eram muitas imagens místicas e alguns desenhos bastante infantilizados. O que sabíamos é que precisaríamos de um personagem nosso, com muita expressão. Pedi para o Pedro (animador/ilustrador do desenho Bubu e as Corujinhas) fazer um sketch (esboço) de um Unicórnio. Conversamos com ele, porque é um artista que manja muito de desenho de personagens, com um talento sem igual e com certeza criaria um muito mais cativante do que eu faria e em um tempo menor. Dito e feito: ele fez a mágica acontecer em minutos e depois de alguns traços nasceu o nosso Unicórnio.

Digitalizamos o desenho e escolhemos as cores da coleção. Usamos apenas 3 para o arco-íris: roxo, turquesa e rosa, para dar um toque de sonho. Adicionamos brilho, mas sabíamos que ainda faltava algo: a mensagem que a Uatt? iria estampar nos produtos.

A primeira opção de frase estava em inglês, e após pesquisas reavaliamos para ter mais entendimento e aceitação dos clientes. Tínhamos, então, uma lição de casa: criar frases em português.

Depois de muito pensar, escrever e reescrever, chegamos até a frase “nada é impossível”, Mas queríamos uma pegada mais positiva. Para resolver, simplesmente transformamos a temática em: “tudo é possível”, Fizemos uma letra com um toque de contos de fadas, que a gente adorou.

É legal também saber como essas ideias todas são escolhidas para desenvolvimento. A Carol Toledano, nossa diretora, conta um pouquinho mais sobre isso: “a gente precisa estar sempre atento a tudo o que acontece à nossa volta, pois tudo – de uma forma ou de outra – nos serve como inspiração. Outra atenção que precisamos ter é aos insights de nossa equipe de criação, que não são poucos, diga-se de passagem. 🙂

É preciso saber selecionar junto ao time as ideias que mais nos aproxima de nossos consumidores. E vale dizer que o Unicórnio inicialmente foi polêmico rsrs, ele ainda não estava tão popular quando resolvemos investir nessa criação, mas é aí que está a mágica do negócio. Não há inovação sem risco. Desenhamos a coleção e no lançamento experimentamos sua aceitação em um número reduzido de itens, mas o sucesso foi tanto que hoje temos mais de 40 produtos nos dizendo que tudo é possível!”.

Nossa coleção inicial foi criada com apenas 3 produtos: Copo Pop, Porta-retrato aqua e almofada 40×30 cm, para ser lançada no mês de agosto de 2016, em uma feira que é focada à lojistas de todo o Brasil. Logo no evento, notamos que os produtos dessa coleção se destacaram. Mas a coisa bombou mesmo quando chegou no consumidor final. O copo cheio de glitter, se esgotou super rápido e as recebemos muitos pedidos para desenvolver mais produtos da coleção. Com isso ampliamos para muitos outros produtos e desenhamos o unicórnio em outras poses para atender a essa necessidade.

Hoje já são mais de 40 produtos e todos nos perguntam se teremos mais lançamentos para a coleção. A Carol Toledano traz uma boa notícia:

“A gente adora quando pedem mais! Sempre há espaço para produtos encantadores e como nossa criatividade não tem muitos limites, posso dizer que sim, teremos mais lançamentos, preparem-se!”

Hoje o nosso Unicórnio virou uma das coleções mais queridas da marca e eu fico muito feliz por ter sido uma das responsáveis pelo nascimento dela. O que prova que tudo é possível quando trabalhamos com muita paixão, carinho e quando temos uma equipe, cada um com a responsabilidade em uma parte do processo, que nos ajuda a fazer tudo acontecer.