Gosta de livros de terror? Confira leituras incríveis para começar no Halloween

Halloween não é exatamente uma parte essencial do nosso folclore, mas vocês hão de concordar que ele tem ganhado força por aqui. Lá fora, a “festa das bruxas” é bastante celebrada em países de língua inglesa, como nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.

Bom, quem vê de fora acha que a data existe apenas para celebrar superstições e sair por aí perguntando se as pessoas preferem “doces ou travessuras”. Na verdade,  data tem muito mais história do que isso!

Pra entender a história

O Halloween é originado no antigo festival Celta de Samhain, quando por tradição, as pessoas acendiam fogueiras e usavam trajes diferentes para afastar os fantasmas. Já no século VIII, o Papa Gregório III determinou que o dia 01 de novembro seria uma data para homenagear todos os santos e mártires; e este feriado, “Dia de Todos os Santos”, incorporou algumas das tradições do festival de Samhain. A data ficou conhecida como All Hallows ‘Eve ( algo como “Dia de todas as reverências”) e, posteriormente, Halloween.

O terror da data

E a gente acha que uma das formas mais divertidas para aproveitar o Halloween é reunir os amigos e contar histórias assustadoras. Essas histórias podem ser contos que ouvimos na infância, fábulas tiradas de filmes, e, por que não, tiradas de livros. E se você também gosta de histórias e livros de terror, vai adorar nossa lista de sugestões.

 

Confira sugestões de  livros de terror! 

“Drácula”-de-Bram-Stoker

Imagem: filme “Drácula” de Bram Stoker, de 1992.

“Drácula” de Bram Stoker

Em 1897, Stoker deu ao mundo o que se tornaria uma das histórias de vampiro mais bem escritas da humanidade. Apesar de “Dracula” ser uma história contada pela perspectiva de muitas pessoas, a versão de Stoker é a considerada como original. Nela, os personagens principais são Jonathan Harker, um corretor de imóveis; sua mulher, uma professora chamada Mina; Dr. Seward, um psiquiatra, e Lucy Westenra, a aristocrata rico. O livro também apresenta artigos de notícias e outros registros a fim de dar uma imagem completa da história.

Conde Drácula, um nobre da Transilvânia, se prepara para mudar para a Inglaterra. Ele pede a ajuda de Jonathan Harker para encontrar uma casa onde ele possa viver confortavelmente. Harker concorda em auxiliar Drácula o tempo que for necessários, mas logo se vê prisioneiro dentro do castelo e vítima de três esposas do conde. Eventualmente, Harker  consegue fujir e confronta o conde em Londres. Ele e seu grupo de caçadores de vampiros recorrem a ajuda de Abraham Van Helsing, o que leva a um confronto mortal entre vivos e mortos. A história também virou filme.

escarlate

“O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde” de Robert Louis Stevenson

Esta é a história definitiva sobre personagens cheias de confusões internas e personalidades divididas. “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Senhor Hyde” conta a história de Henry Jekyll e Edward Hyde, de uma forma que consegue mostrar suspense, terror e mistério.

O livro, escrito em 1886, conta a história de Utterson, um advogado que acompanha os horrores acontecidos em Londres no final do século XIX por um misterioso homem que comete crimes e provoca a polícia metropolitana.

“Carrie”-por-Stephen-King

“Carrie” por Stephen King

O primeiro romance de King, e sem dúvida um dos seus melhores, conta a história de Carrie White por meio de entrevistas, artigos de revistas, segmentos de jornais e trechos de livros. Carrie sobre bastante bulling em casa e na escola, mas finalmente descobre seu poder incomum de mover coisas com sua mente. O romance começa com Carrie recebendo seu primeiro período durante o banho na aula de ginástica e surtando porque ela acha que está sangrando até a morte. Então seus colegas começam jogando tampões para ela. Ele só fica pior a partir daí.

Enquanto alguns estudantes com remorso tentam fazer amizade com Carrie, outros alunos planejam uma brincadeira sangrenta por ela no baile de formatura. A brincadeira, que envolve sangue de porco, catalisa um assassinato em massa na pequena cidade do Maine. “Carrie” é muito mais uma história sobre como o bullying pode ter conseqüências mortais e como mal espreita até mesmo nos lugares mais mundanos.

“O-Exorcista”-de-William-Blatty

“O Exorcista” de William Blatty

A história do livro que inspirou o filme infame é, de alguma forma, ainda mais assustadora. O romance narra a história da possessão demoníaca completa de Regan MacNeil e dos sacerdotes que se sacrificam para salvar sua alma.

Em “O exorcista”, Regan, a filha da atriz Chris MacNeil, fica doente misteriosamente – assim que sua mãe termina de filmar um trabalho. Como a doença de Regan piora, seus estados psicológicos e fisiológicos ficam alterados, e ela fica quase irreconhecível. No início, Chris acha que a filha está agindo de modos estranhos por conta de seu divórcio recente. Mas quando ela finalmente vai até um sacerdote, o padre Damien Karras, ele admite que pode ser um caso de possessão. Contando com a ajuda do padre Lankester Merrin, os dois homens se enfrentam contra a força diabólica do corpo de Regan.

“A máscara da morte escarlate” por Edgar Allen Poe

“A Máscara da Morte Escarlate” é apenas um conto, mas mostra todo o horror que doenças, infecções e pragas podem trazer para os povos. No livro, uma praga tomou conta da terra. Ele começa como erupções vermelhas no rosto de uma pessoa e termina com a morte da mesma trinta minutos depois.

Um Príncipe reúne-s em um castelo para se afastar da doença. Como ele tem mantimentos suficientes para manter vários convidados por um período de tempo indeterminado, ele chama mais mil pessoas e passa os próximos meses confinado. Cerca de seis meses mais tarde, um grande desastre acontece…

Imagem: O Morro dos Ventos Uivantes, filme de 2011

“O Morro dos Ventos Uivantes” por Emily Bronte

Emily Bronte nos traz uma história de fantasmas incrível. O romance segue um menino de rua chamado Heathcliff que foi adotado pela família Earnshaw. A filha, uma garota chamada Catherine, logo se torna amiga de Heathcliff, embora seu irmão tenha ficado com ciúmes do novo garoto.

Catherine e Heathcliff se apaixonam, mas Catherine sacrifíca este amor por um mais seguro com Edgar Linton. Heathcliff é pobre e os Lintons não são. Em um esforço para ser digno do amor de Catherine, Heathcliff foge para tentar ganhar dinheiro.

Ele volta alguns anos depois de ter acumulado uma grande fortuna, e começa um relacionamento com Isabela Linton, irmã de Edgar, apenas como um meio de vingança. O ciúme consome Catherine e ela adoece enquanto ela está grávida. Mais tarde, Catherine dá à luz uma filha e morre pouco depois. Embora, Catherine esteja morta, Seu fantasma assombra e continua influenciando Heathcliff e alimentando sua raiva. O romance tem algumas adaptações para filmes também.

E aí? Gostaram da nossa lista? Tem mais algum livro de terror pra compartilhar? Conta pra gente!