Pessoa recebendo um presente

Amigo secreto diferente: 12 tipos de brincadeira

O fim de ano se aproxima e com ele vem todo aquele clima das festas de confraternização que encerram nosso calendário. As ruas e lojas da cidade recebem as decorações vermelhas e verdes e a trilha sonora baseada em “Então é Natal” é garantia em todos os cantos.

Porém, pensando bem, nada mais caracteriza o fim de ano do que os convites de Amigo Secreto. Sejam os convites da empresa em que você trabalha, os da turma do colégio ou o amigo secreto da família, todos vão fazer você ficar na dúvida do que dar de presente e ainda resultar naquela correria por ter deixado tudo para a última hora.

E o que você acha de inovar nesse ano e fazer brincadeiras de amigo secreto de um jeito diferente? A idéia aqui é pegar a brincadeira que todos já conhecemos e dar uma nova cara pra ela. Então, confira abaixo:

Amigo secreto diferente: 12 tipos de brincadeira

Revelação inversa

Essa versão do amigo secreto é QUASE igual a original, os nomes são sorteados e o segredo só será revelado no dia chave. A diferença é no momento da revelação onde o participante tem que adivinhar quem retirou o nome dele.

Começa de forma simples: Uma pessoa vai a frente do grupo e fecha os olhos, quem a retirou se manifesta para o grupo ver (menos quem está na frente, claro) e depois o presenteado faz perguntas de sim ou não, para descobrir quem o retirou.

Amigo surpresa

Outra versão do jogo é fechar o grupo participante, não sortear os nomes e comprar um presente que você gostaria de receber. Os nomes dos amigos surpresas só são sorteados no momento do encontro.

Amigo surpresa 2.0

Essa versão é bem parecida com a anterior, porém aqui existe a possibilidade do roubo do presente. Compre o presente que você gostaria de receber e embrulhe de modo que não dê para perceber do que se trata. Em seguida separe cada participante por um número de modo ordinal e aí começa o jogo: o primeiro escolhe o presente de alguém, o próximo participante escolhe se rouba o presente do anterior, ou escolhe o presente de alguém.

Vale lembrar que cada jogador deve ter um limite de roubo, definido pelo grupo, e o jogo encerra quando o último jogar escolhe o presente restante.

Presentes temáticos

Assim como muitas pessoas costumam realizar na Páscoa com o ‘amigolate’, o amigo secreto no natal também pode ser temático. Por exemplo, presentes para usar no verão, presentes para casa, presentes para ouvir… e por aí vai.

Amigo secreto econômico

Em tempos de crise economizar virou palavra de ordem, então, que tal apostar em uma versão econômica de amigo secreto? Basicamente, a brincadeira consiste na mesma lógica, porém os presentes têm um valor fixo. Por exemplo, o grupo pode fazer uma brincadeira com presentes de até 30 reais.

Aliás, aqui você encontra um post com presentes para amigo secreto até R$30,00

Inimigo secreto

Essa versão nem tão amigável assim, os participantes compram presentes zoados aos amigos, por isso o nome inimigo. Mas, cuidado, a zoação tem limites. Compre um presente que mesmo sendo de zoeira de alguma outra forma tenha utilidade a seu amigo.

Dança das cadeiras numeradas

A brincadeira é a mesma que fazíamos na escola e em festas infantis, cadeiras separadas e pessoas girando ao torno delas até que a música pare e alguém fique sem assento. O diferencial nessa versão é, antes de iniciar o jogo enumere os presentes e toda vez que alguém ficar de fora um número é sorteado para ela.

Lembre-se que os presentes devem ser bem versáteis.

Amigo eletrônico

Essa versão do jogo é para aquele grupo de amigos que adora uma conversa em grupo no WhatsApp e não desgruda do celular. A ideia é dar um presente baseado no aparelho que seu amigo usa, por isso, na hora do sorteio, o nome da pessoa vem ligado ao modelo do smartphone. Por exemplo, Roberto – iPhone 6, a pessoa que retirar o nome dele pode presentear com cases, gadgets e até aplicativos.

Amigo animal

Imagina você presentear alguém sabendo apenas o nome animal dela. A brincadeira consiste em fazer dois grupos de papeis com nomes dos mesmos animais. No primeiro grupo você retira o nome do animal que representa, no outro você pega o nome do seu amigo animal. O diferencial é que apenas no dia da revelação você descobre que amigo animal você tirou.

Amigo (O) Culto

Aqui os presentes são dados conforme o gosto literário do seu amigo, ou seja, você tem que entender bem do que ele gosta de ler.

Amigo fotográfico

Se o seu grupo de amigos é bem unido e possui inúmeras fotografias juntos essa versão é perfeita. A ideia consiste em comprar um porta-retrato (de preferência que converse com o estilo do seu amigo) e colocar uma foto de vocês dois nele (ou do grupo de amigos).Só cuidado para ele não ver a foto antes da hora!

Amigo secreto artesanal

A última dica é uma versão talvez mais complexa: presentes artesanais. A mecânica do jogo se mantém, com sorteio antecedendo e revelações no fim, a diferença é que o presente deve ser feito por você (ou que pelo menos parte dele seja de sua autoria).

Uffa, sua brincadeira de amigo secreto para o fim desse ano ta garantida e ideias para inovar não faltam. Tem para todos os estilos, momentos e bolsos ☺

Você já fez algumas dessas versõe? Conta nos comentários.