fundo rosa com um planner de 2020, dois lápis, um copo retrátil e uma squeeze térmica

Você sabe o que é planner e pra que ele serve?

Ultimamente parece que o planner tá em todo lugar, né? Nas papelarias, lojas de departamento e até nas de decoração. Mas você sabe o que é planner e por que é uma boa ideia usá-lo no cotidiano?

Sabe aqueles dias em que acordamos com um monte de coisa pra fazer? Antes mesmo de levantar a cabeça do travesseiro já estamos com uma lista de tarefas enorme.

Mas o dia vai passando e a gente acaba se esquecendo de coisas importantíssimas, como estudar pra prova do dia seguinte, por exemplo. Pra que essa confusão não vire um hábito, é necessário ter organização e planejamento.

Sabe quem ajuda MUITO nessas horas? O nosso amigo planner. Vem com a gente, descubra como usar um planner e por que ele é um acessório indispensável.

fundo rosa com uma garrada retrátil rosa e azul, um caderno pequeno rosa e azul escrito: leve o que é bom, um planner e um copo térmico.

Mas, afinal, o que é um planner?

O planner é um caderno impresso, semelhante a uma agenda, com datas, dias da semana e calendário. Mas, diferentemente dela, que serve para marcar eventos, os planners têm como objetivo organizar nosso dia a dia.

Eles têm espaço para que você registre todas as suas tarefas, compromissos e planos para o dia e para o futuro. Além de servir pra organizar a vida pessoal, esses itens são muito úteis pro planejamento de projetos, pra organização no trabalho e até pro gerenciamento de redes sociais.

A palavra planner significa planejador, por isso, uma maneira bem fácil de lembrar o que é um planner é ligando esse tipo de caderno à palavra planejamento.

Como organizar um planner?

Saber o que é um planner pode não ter resolvido as questões mais importantes, né? Que são: como raios vou usar esse caderno e o que escrever no planner?

Pois bem, comece marcando os compromissos e rotinas da semana. Por exemplo, o dia que você tem aula de inglês, os dias que costuma lavar o cabelo e acaba gastando mais tempo no banho, os dias que vai pra escola e até pra academia.

Depois, determine algumas metas diárias ou semanais, como estudar português uma hora por dia, fazer 30 minutos de caminhada antes de trabalhar, assistir a três episódios da sua série favorita na semana e assim por diante.

mesa com um planner semanal, dois marca textos, uma borracha e um unicórnio rosa.

Como realizar as metas que coloquei no planner?

Quando estiver com todas as metas definidas, é hora de encaixá-las na semana. Uma dica de como organizar um planner nesse momento é dividindo as metas. No caso de estudar português, você pode separar por áreas: segunda, crase; terça, vírgula…

Quando a semana chegar ao fim, faça uma análise de todas as metas e tarefas que deixou de fazer. Marque as que não cumpriu com uma caneta de outra cor e analise se você designou tarefas demais em determinados dias.

Mesa rosa com cinco lápis, cinco canetas, um planner e uma prancheta. O fundo é rosa.

Existe mais de um tipo de planner?

Sim! Há três tipos de planner: anual, mensal e semanal. Você pode escolher o que for mais adequado pra organizar a sua rotina. Confira as características de cada um:

  • Planner anual: possui espaço destinado ao planejamento semanal e mensal, e divisão pra: checklists, datas importantes, contatos, controle financeiro, entre outras coisas;
  • Planner mensal: possui todos os dias do mês na mesma página, mas tem folhas pra anotações mais completas de cada dia,
  • Planner semanal: possui colunas ou quadros pra cada dia da semana. Ele não determina datas e é ótimo pra quem se organiza semanalmente.

Agora que você já sabe o que é planner e como usá-lo pra organizar a sua vida e seus projetos, aposto que já quer um pra chamar de seu, né?

Então, dê uma olhada nas opções fofíssimas e muito charmosas da Uatt? e escolha o modelo que mais combina com você!