como decorar cozinha

Como decorar a cozinha: 5 ideias criativas pra você se inspirar

Sua cozinha anda meio caidinha, precisando de uma reforma? Se você está adiando esse sonho, por conta do orçamento, saiba que é possível dar um up nesse ambiente, sem gastar muito. Continue a leitura e confira nossas dicas de como decorar a cozinha de um jeito que caiba no seu bolso!  

Não importa se o espaço é pequeno, grande ou antigo, neste post, vamos mostrar que simples mudanças podem transformar esse cantinho na sua cozinha dos sonhos! Então, venha descobrir as ideias criativas que separamos pra você de como fazer uma boa decoração. Seu lar merece, né? 

Passo a passo do que não pode faltar na sua decoração 

A cozinha é um lugar especial da casa, onde ficamos por um bom tempo do nosso dia com as pessoas que amamos. Por isso, não dá pra largar esse ambiente às traças, não é mesmo? É preciso planejar sua decoração com carinho pra cada momento vivido ali ser incrível, da festa de aniversário ao rolê com os amigos. 

Para ajudar nessa reforma, montamos um passo a passo com tudo que não pode ficar de fora do seu planejamento. Após seguir essas dicas, duvido que alguém vai ter a coragem de entrar na sua cozinha e não soltar um “UAU”. Vai por mim, elas não vão decepcionar você!  

Uma pintura bacana 

Você pode começar a reforma por algo mais básico. Sabe aquela parede feinha que está cheia de marcas do tempo? Renovar a situação dela pode ser o primeiro passo pra modificar a aparência do ambiente. Não esqueça que as cores transmitem sensações, então pense bem antes de decidir a tonalidade. 

Hoje, você pode inovar colocando até tons vibrantes pra deixar o espaço bem vivo. Não pense você que o branco saiu de moda! Atualmente, ele é mais indicado pra decoração de cozinhas pequenas, já que dá impressão de amplitude e expansão no cômodo. 

Móveis e eletrodomésticos pra todos os gostos 

Nada de entrar num site de e-commerce e sair comprando todos os eletrodomésticos e móveis em promoção que você vir por lá! Isso não vai funcionar na hora de decidir o design da sua cozinha.

O legal é investir em objetos que, além de funcionais pro seu dia a dia, combinem com o estilo do ambiente, deixando tudo mais harmônico e bonito. Por exemplo, geladeiras coloridas estão super em alta e podem oferecer aquele up ao cômodo! 

Uma iluminação bafo 

Não só de panelas e eletrodomésticos vive uma cozinha e, se tem uma coisa que pode transformar esse ambiente em um espaço chiquérrimo, ela se chama iluminação. Poucas pessoas valorizam o potencial dela na hora de pensar em como decorar a cozinha, mas garanto: ela só tem a agregar ao seu espaço!

Quem gosta de visuais mais modernos vai se amarrar nas opções de lustres pendentes do teto. Eles podem conferir um ar sofisticado a qualquer cantinho! Essa é uma alternativa interessante principalmente pra compor a decoração junto de uma bancada instalada no centro da cozinha.   

Itens decorativos que todo mundo ama 

Quando vamos reformar a cozinha, tendemos a tirar todos os objetos que ficam nas superfícies. Está tudo bem em dar um jeito na bagunça, mas já notou que, nas inspirações da web, sempre tem alguma decoração em cima da mesa ou das prateleiras? Um ambiente sem nada gera uma sensação de frieza.   

Pra não correr o risco de deixar seu espaço sem vida, vale a pena incluir objetos de decoração pra cozinha na composição do seu cômodo. Tenho certeza de que eles vão levar um toque de charme, vivacidade e acolhimento ao seu ambiente. 

Inspirações pra cozinha que vão impressionar! 

Começar uma reforma do zero é sempre muito difícil. A vantagem dos dias de hoje é contar com a web pra encontrar inspirações pra qualquer cantinho que você queira mudar, e é isso que vamos fazer agora. Selecionamos ideias de como decorar cozinha pra você não errar na hora de modificar o visual do seu cômodo: 

como decorar cozinha

Ideias de decoração pra cozinha pequena 

1. Escolha móveis planejados

Você acha que não consegue melhorar o design da sua cozinha, porque ela é pequena? Não pense assim! Com móveis planejados, você pode idealizar cada cantinho do seu ambiente, aproveitar o máximo de espaço disponível e ainda deixar o cômodo bem clean e moderninho. 

2. Use prateleiras abertas 

Essa aqui é uma das tendências queridinhas quando o assunto é o design de cozinha pequena. Como resistir ao encanto de utensílios domésticos cheios de estampas fofinhas? Sinceramente, não dá pra suportar tanto amor!  

Sugestões pra decorar cozinha grande

3. Invista num bom balcão  

Um balcão extenso no meio da cozinha tem lá um charme, né? A novidade agora é inserir ainda mais estilo nessa peça, escolhendo materiais e modelos que deixem o ambiente a sua cara. Eles também são uma ótima pedida pra quem pretende montar um espaço gourmet e marcar aquele rolê com a galera. 

4. Faça a integração de objetos

Se a sua casa tem cômodos integrados, vale a pena apostar num mobiliário com o mesmo estilo e a mesma paleta de cores pra dar aquela sensação de continuidade ao espaço. Na internet, você encontra várias ideias para decorar a cozinha que vão ajudar você a escolher os melhores objetos pra deixar seu projeto perfeito.

Dicas de como decorar cozinha gastando pouco 

5. Aposte em itens personalizados 

A grana tá curta? Isso não deve impedir você de melhorar a decoração da sua cozinha! Nesse caso, você pode repaginar seu cantinho encontrando ideias de DIY que não afetem tanto seu bolso.

Existem tutoriais bem facinhos e baratos que vão ensinar como transformar latas de alumínio em acessórios decorativos, por exemplo, e fazer a diferença no visual do ambiente. Criatividade não pode faltar na hora de decorar sua cozinha!