pai e seus dois filhos observando viagens de avião através de uma vidraça de aeroporto

Viagens de avião: 10 dicas para uma viagem tranquila

Viagens de avião são sempre emocionantes, mas também demandam muita organização e planejamento. São tantas coisas pra pensar, arrumar e programar antes de levantar voo que é fácil esquecer alguns passos básicos. 

Então, pra que sua viagem seja um sucesso, a Uattmosfera preparou um checklist com 10 dicas incríveis. Nós falamos sobre compra de passagens, dicas de segurança, o que levar na viagem de avião, documentos, bagagem e muito mais. Confira abaixo e aproveite ao máximo sua aventura!

Planeje

O planejamento é a parte mais importante de qualquer viagem, sendo um passo essencial pra encontrar viagens de avião baratas! Ao comprar as passagens antecipadamente, você pode ficar de olho nas promoções e nos melhores dias pro embarque, garantindo assim o custo-benefício perfeito.

Outra dica pra economizar é buscar as passagens de ida e volta juntas. As companhias aéreas, geralmente, disponibilizam tarifas especiais pro pacote completo da viagem. Atualmente existem inúmeros aplicativos e sites de viagens de avião nos quais é possível comparar os preços entre diferentes empresas aéreas.

O planejamento não para por aí! Também é importante verificar se há necessidade de um serviço de transfer, quais são os custos com estadia e locomoção, se os documentos estão em dia e até mesmo qual vai ser o clima na data do passeio pra saber exatamente o que levar na sua bolsa para viagem de avião.

Documentos sempre em mãos

Nunca se esqueça dos documentos! Eles são fundamentais pra todo o processo de embarque e sem eles você não consegue nem sair do saguão do aeroporto. Os documentos são pedidos em várias etapas da sua viagem, como no check-in, na entrada do avião e na imigração. Portanto, deixe-os separadinhos em lugar fácil.

Nos voos nacionais, você só precisa de um documento oficial que contenha, seja o RG, a carteira de motorista ou a carteira de trabalho, mas no caso de viagens de avião internacionais, também é requerido o passaporte e, dependendo do destino, o visto do país.

AH! E se for fazer uma viagem de avião com bebê ou criança, algumas documentações específicas também são pedidas, como a certidão de nascimento e a autorização dos responsáveis.

viagens de avião sendo ilustradas por um avião na pista preparado para alçar voo

Atenção com a bagagem

Outro ponto super importante e que você não pode deixar passar batido é a conferência das bagagens! Fique atento às medidas e aos pesos permitidos pela companhia aérea. Geralmente é uma bagagem de mão de 10 kg e um item pessoal, que pode ser uma mochila ou uma bolsa pequena.

Já a bagagem maior, que precisa ser despachada, na maioria das vezes precisa ser comprada à parte no balcão da própria companhia. Essa mala deve pesar até 23 kg e ser entregue na hora do check-in. Caso passe do peso indicado, uma taxa extra é cobrada.

Fique por dentro do protocolos de segurança

Atualmente, ainda é difícil saber como estão as viagens de avião na pandemia muito tempo antes do embarque. Por isso, a dica é ficar de olho nos protocolos de proteção estabelecidos pelos aeroportos e pelas companhias aéreas, além de se informar sobre os procedimentos de segurança necessários para o destino que você está indo.

As recomendações básicas que seguimos no dia a dia também servem perfeitamente pros voos. Para garantir a sua segurança e a dos demais passageiros, é indicado manter uma distância segura, higienizar as mãos com frequência e sempre usar máscara para viagem de avião.

Opte pelo Check-in online

É no check-in que você pega o seu cartão de embarque pra poder entrar no voo. Hoje, ele pode ser feito tanto no aeroporto, no balcão da companhia aérea, quanto online, com um dia de antecedência.

Além de ser uma medida de proteção em época de pandemia, com o check-in online, você pode poupar o tempo em filas no aeroporto e ainda garantir algumas vantagens, como conseguir assentos mais próximos da entrada do avião e assentos com tomadas, além de fugir dos bancos do fundão ou da saída de emergência, que não reclinam!

Na hora do embarque

Mesmo com o Check-in online, ainda é preciso chegar cedo no aeroporto para não ter nenhum transtorno na hora do embarque. O ideal é chegar entre 2h e 3h antes para despachar a mala, passar pelo raio-x e procurar o seu portão com tranquilidade.

Escolha a roupa certa

As viagens de avião são sempre uma experiência inesquecível. Por isso, você deve aproveitar ao máximo esse momento e estar confortável, principalmente em viagens com muitas horas de duração.

Vista-se de forma leve, com roupas confortáveis, e procure não usar cintos, botas altas ou outros acessórios que podem fazer você perder tempo no detector de metais e no raio-x. Um casaquinho é sempre bem-vindo pra proteger do ar condicionado congelante.

Itens essenciais para sua viagem

Para que suas viagens de avião sejam tranquilas e até mesmo produtivas, é sempre bom ter alguns itens essenciais na sua mala de mão. Para começar com os itens de higiene, tenha sempre uma necessaire com escova, pasta de dente e um desodorante.

Para um entretenimento nas horas de voo, a maioria dos aviões possui filmes, séries, jogos e músicas. Outra opção é baixar alguns episódios da sua série favorita no celular ou no notebook, separar um bom livro e, claro, levar uma almofada para pescoço pra poder dormir confortável.

Na hora do desembarque

Calma, a viagem ainda não acabou! Mesmo após descer do avião, ainda faltam alguns passos pra você curtir o seu destino. Depois de desembarcar, a primeira coisa a se fazer é ir pras esteiras e procurar a sua mala despachada.

Agora, se você não despachou nenhuma bagagem, é só pular pro passo final: a temida imigração. Nas viagens de avião internacionais, é necessário passar pela imigração do aeroporto e apresentar seus documentos. Basta estar com a documentação em dia e seguir os protocolos recomendados pra entrada no país.

Fique tranquilo e curta o caminho!

O nervosismo nas viagens de avião é algo muito comum, mas, pra que seja uma experiência tranquila e confortável, é importante não se desesperar e seguir as orientações da equipe.

O barulho da decolagem e possíveis turbulências podem parecer horríveis, mas fique tranquilo, pois o avião é um dos meios de transportes mais seguros que existe. Então, relaxe, aproveite a viagem e curta a paisagem lá de cima!

A Uatt está sempre com você

E aí, curtiu as dicas pra ter uma viagem de avião tranquila? Pra tornar a sua viagem de avião ainda melhor, que tal dar uma olhadinha na loja da Uatt? Lá você encontra vários acessórios de viagem, indispensáveis para aquele voo tranquilo e confortável!