menino com câmera na mão apontando para você

8 dicas de fotografias para a sua viagem

O grande dia chegou! Você já está de malas prontas, passagens nas mãos e passaporte no bolso, falta tão pouco para a viagem planejada que você já pode até tocá-la. Mas calma, você não pode partir sem antes ler essas 8 incríveis dicas de fotografias para a sua viagem.

As dicas foram pensadas para aqueles viajantes que adoram guardar e compartilhar as recordações dos cantos visitados. Se você quer sair da mesmice e deixar sua foto com uma edição incrível, dá uma olhada nas dicas abaixo:

Dicas de fotografias para a sua viagem

1 – Fuja do tradicional

Segurar a Torre de Pisa, puxar a ponta do Museu do Louvre e segurar o sol com a mão são fotos realmente divertidas, porém, existem aos milhões. Faça esses cliques e divirta-se, mas também tente outros ângulos. Lembre-se que as fotos são recordações eternas, por isso, tente explorá-las da melhor forma possível. Fuja do tradicional, explore o ambiente e brinque com a luz.

Uma foto publicada por @kerrigold em

Brinque com o contra luz: os melhores horários para fotografia são durante o nascer do sol (até 10h) e da metade da tarde até a noite (a partir das 16h). A angulação da lente também pode te garantir uma foto única.

2 – Teste

Ao explorar o local que deseja fotografar, teste diferentes distâncias. Algumas vezes dar um ou dois passos para trás deixam seu clique ainda mais belo. Do mesmo jeito, a aproximação do objeto pode resultar em uma linda imagem de detalhe. Durante sua viagem fotografar faz parte da diversão, então explore, descubra e fotografe em diferentes distâncias.

Uma foto publicada por @savinelabouchere em

3 – Cuidado com o alinhamento

Assim como o alinhamento dos planetas é lindo, o alinhamento dos objetos na sua fotografia também pode ser lindo. Geralmente, as câmeras de celular exibem quatro linhas que dividem a tela em três terços. Tente alinhar seu objeto no quadro central, no encontro das linhas, no ponto conhecido como “ponto áureo”. Esse pedaço da imagem é considerado o mais nobre, que mais chama atenção do observador.

Além do alinhamento do ponto áureo, quando o objeto fotografado tiver formas geométricas que formem linhas, teste seu ângulo e tente alinha-las com outros objetos. O jogo de linhas na imagem deixam sua composição muito mais criativa.

 4 – Outra dica de fotografia para sua viagem é: Olhe para cima.

Muitas vezes nos interessamos tanto pelas paisagens que estão a vista dos nossos olhos no horizonte, que esquecemos que acima da nossa cabeça também existem objetos, e muitas vezes são lindos! Um céu incrivelmente azul, o alto de um prédio histórico, uma revoada de pássaros ou uma tempestade se aproximando enriquecem seu feed.

5 – Fique atento!

Seja paciente quando necessário e extremamente rápido quando preciso. A quinta dica de fotografia para sua viagem parece um pouco confusa, mas você já vai entender.

Imagine as seguintes situações: Você quer fotografar uma construção distante de você, e o céu está com algumas nuvens. Justamente no momento do clique uma nuvem encobre o sol e a luz fica ruim. Qual a dica nesse caso, seja paciente e espere a nuvem sair.

Segunda situação, você está em uma praia paradisíaca, na ilha de São Martinho, no meio do Caribe e, de repente, um avião vem em sua direção, para aterrissar no aeroporto do outro lado da rua. É claro que, nessa situação, para ter o melhor clique ser veloz é o conta.

6 – Foco!

Essa dica de fotografia é uma das mais importantes. Foque! Muita atenção aos objetos que você quer destacar na fotografia, ninguém merece chegar em casa e notar que a maioria das fotos ficaram desfocadas. Lembre-se de colocar o foco no automático e só tirá-lo quando quiser testar outras abordagens.

Ah! E lembre-se de apoiar a câmera em algum lugar, ou de prender os braços ao corpo. Fotos tremidas também não são boas lembranças de viagem.

7 – Observe a resolução

Quando for fotografar utilizando um smartphone, use sempre o aplicativo de câmera do aparelho. Atualizar o feed do Snapchat é maravilhoso, mas o app salva as suas imagens em baixíssima resolução, o que compromete a beleza da sua foto.

Dê prioridade a imagem que vai durar para sempre, e deixe os outros aplicativos para atualizações posteriores.

8 – A última dica de fotografia para viagem, na verdade, é um combo de dicas:

  • Evite usar flash, geralmente ele interfere na cor do objeto que você fotografa;
  • Salve as fotografias originais, utilize filtros somente na pós produção. Assim você pode compartilhar a mesma imagem de várias formas;
  • Conhecer o lugar antes ajuda muito na hora de clicar. Saber os locais que deseja e entender a cultura da região;
  • Leia e assista sobre o local que você vai visitar, assim você consegue referências fotografias.  

Agora sim! Pegue suas malas, passaporte, passagens e câmera fotográfica. Se você seguir essas oito dicas de fotografias para viagem, com certeza, o resultado será belíssimas imagens.   

Ah! Compartilha ela com a gente, lá no Instagram @uattoficial ☺