vários tipos de grão e pó de café

Confira o passo a passo de como fazer café na cafeteira

Seja pra acordar, seja pra fazer um social, o tradicional cafezinho faz parte da vida de muitas pessoas. Com a correria do dia a dia, surgiram novos meios de preparar essa bebida energética. Por isso, saber como fazer café na cafeteira é o melhor caminho pra ter sabor e praticidade ao mesmo tempo

Um café gostoso é capaz de unir os companheiros mais diferentes em torno de uma xícara. Então, se você faz parte dos amantes de café, esse texto é pra você. Confira nossas dicas!

Cafeteira ou coador?

Ainda tem uma galera que pensa sobre o que é melhor: cafeteira ou coador? Na verdade, não tem resposta certa, tudo depende da sua rotina e do seu modo de vida. Ambos chegam ao mesmo resultado: o indispensável café de cada dia.

Pra quem está na correria e quer otimizar o tempo, a cafeteira elétrica é uma ótima opção. Você pode ligar a máquina e esperar ela fazer a parte dela enquanto se arruma pro trabalho, por exemplo. É só saber como fazer café na cafeteira.

O café coado sai fresquinho, com um sabor intenso, mas isso não significa que o da cafeteira não pode ser igualmente bom. Quando você sabe o que está fazendo, tudo fica mais fácil e a chance do sucesso é certa. Então, aqui vai um passo a passo simples que vai ajudar.

Existem muitos modelos de aparelhos com essa função. Por isso, pra saber exatamente como usar a cafeteira, é bom dar uma olhada no manual dela ou nas instruções presentes na caixa.

Passo a passo

Agora, pra descomplicar as coisas, vamos fazer um passo a passo de como fazer café na cafeteira. São dicas fáceis que vão garantir um bom café naquela hora em que você mais precisa.

Filtro novo

O primeiro passo é separar um filtro descartável adequado pro tamanho da sua máquina. Coloque-o no compartimento indicado dentro da cafeteira. Jamais reutilize um, porque isso pode deixar seu café amargo.

Fique atento, pois alguns modelos já vêm com um filtro feito de pano. Nesse caso, garanta que ele esteja sempre limpo antes de usar. Depois de cada rodada de café, lave-o bem em água corrente antes de utilizá-lo novamente.

Café de qualidade

A segunda etapa de como fazer café na cafeteira é escolher um bom produto. Na hora da compra, priorize as marcas que você já conhece e gosta. Caso esteja a fim de experimentar um produto diferenciado, peça indicações daqueles amigos viciados em cafeína. 

Considere também a data de fabricação do pacote e dê preferência aos cafés mais novos. Faça sua escolha e se prepare pra colocar a mão na massa, ou melhor, no bule.

Agora, vamos falar de quantidade. O indicado é colocar uma colher de sopa cheia pra cada 100 ml de água. Isso pode variar um pouquinho de acordo com seu gosto, se você prefere o café mais forte ou mais suave.

café saindo da máquina e caindo em uma xícara

Água filtrada

Em seguida, coloque água filtrada ou mineral na parte reservada a ela. É muito importante que você não jogue a água diretamente no filtro. Ah, não se esqueça de verificar a capacidade máxima do seu equipamento e colocar a água de forma proporcional à quantidade de pó de café.

Aqueça

O passo seguinte pra preparar um café fácil é colocar a cafeteira na tomada e apertar o botão de ligar. Alguns modelos mais robustos têm funções que precisam ser programadas anteriormente. Então, lembre-se de dar uma conferida no manual, ok?

Pronto!

A última etapa de como fazer café na cafeteira é muito fácil: esperar. Enquanto a máquina realiza o trabalho dela, você pode fazer qualquer outra coisa. Você vai saber o momento em que estiver pronto quando parar de pingar. Agora, é só aproveitar!

Dica

Aqui vai uma dica super importante: higienize sua cafeteira com frequência. Descarte o filtro de papel usado assim que acabar de passar o café. Já se for um filtro de pano, lave bem. 

Limpe as outras partes do aparelho com um pano umedecido. A jarra pode ser lavada com esponja e detergente como uma louça comum. Assim, tudo vai estar sempre limpo só esperando você usar. 

Cafeteira italiana

Pros amantes de café, temos uma última dica. Você conhece a cafeteira Moka? Também conhecida como cafeteira italiana ou Bialetti, ela é uma das queridinhas conhecidas no mundo todo. Ela tem um sistema de pressão que gera um sabor parecido com o do café espresso.

Ela é muito procurada porque, além de produzir um café com sabor único, é muito sustentável. O corpo é geralmente feito de alumínio, ela não precisa de filtro descartável e não produz nenhum resíduo.

Ela é composta de três partes. A primeira é a parte de baixo, onde vai a água, que fica em contato direto com o fogo. A segunda é uma parte intermediária cheia de furinhos, onde vai o pó de café. Já a última tem uma forma octogonal e é onde o café pronto vai ser coletado.

Pra fazer café na cafeteira italiana, é preciso colocar água na parte de baixo até o limite indicado e, em seguida, o café na intermediária. A pressão vai fazer a água subir e passar pelo pó. Antes do coletor, existe um filtro que segura o pó, e a bebida sai pronta no último compartimento.

Uma dica importante é respingar água gelada no coletor antes de passar o café. Outra é desligar o fogo assim que o café começar a sair no coletor. Assim, você não corre o risco de deixar o café com gosto de queimado. 

Na Uatt?, você encontra vários acessórios pra café!

Agora que já sabe como fazer café na cafeteira, você não precisa mais passar perrengue na hora de fazer um cafezinho. Então, por que não dar uma olhada no site da Uatt? Lá, você encontra canecas e copos de viagem lindos pra levar seu café a qualquer lugar.