homem segurando um bolo de aniversário com pessoas batendo palmas ao redor

7 dicas de como planejar uma festa de aniversário

Organizar uma festa legal não é pouca coisa. Decoração, lista de convidados, comes e bebes… é muito para se preocupar. Seja para alguém da família, pra best ou pro mozão, saber como planejar uma festa de aniversário é essencial.

Ao deixar tudo pra última hora, você corre o risco de esquecer algum detalhe importante. Por isso, a Uattmosfera preparou sete dicas INCRÍVEIS para você organizar uma festa de aniversário. Fica com a gente!

Pra começo de conversa: foco no aniversariante! Quem é? Do que gosta? Qual é seu estilo? Com quem gostaria de passar essa data tão importante? Responder a essas perguntas vai facilitar e dar uma ajudinha no planejamento.

Os convidados devem se sentir confortáveis e bem recebidos também, mas o dia é do aniversariante. A atenção deve estar nele, no que o faz sentir bem e no que pode fazer esse dia inesquecível.

Orçamento

Aqui vai um ponto-chave para saber como planejar uma festa de aniversário. Antes de sair procurando e salvando inspirações no Insta ou no Pinterest, defina quanto pode gastar.

Está pensando em uma festa de aniversário barata ou está podendo gastar mais? Caso o orçamento esteja mais curto, você deve priorizar opções que caibam no seu bolso, como realizar a festa em casa mesmo e preparar uma decoração mais simples, que ainda assim pode ser muito criativa!

Ainda que seu orçamento esteja com mais folga, você não vai querer ter gastos mal pensados ou desnecessários, né? Então coloque no papel o quanto tem disponível para gastar, principalmente com o cardápio e a decoração.

Espaço

Escolher o espaço ideal é uma das partes iniciais de uma boa organização. Isso porque fica mais fácil pensar na decoração e na quantidade de gente que pode ser convidada de acordo com o local.

Vamos pensar no aniversariante. É uma pessoa caseira ou mais festeira? Curte natureza ou prefere uma coisa mais glamourosa? Lembre-se que seus gostos ajudam e muito em todas as etapas de como organizar uma festa de aniversário.

Festa em local fechado

Fazer a festa em um local de eventos é uma opção com mais estrutura, porém, de longe, mais cara. Fazer a festa em casa é uma ótima ideia, porque dá uma cara mais íntima.

A festa pode ser realizada na casa do aniversariante ou de algum amigo que não tenha problemas em abrir as portas pra galera. O mesmo vale pro salão de festas do prédio, só não pode esquecer de fazer a reserva com antecedência.

Festa ao ar livre

Uma sacada pode ser organizar uma festa ao ar livre, como no quintal ou em um parque. É uma boa ideia de festa de aniversário para criança, já que garante bastante espaço para as brincadeiras, mas também é interessante pra quem curte uma vibe mais natureba.

Para festas ao ar livre, é sempre bom ter um plano B caso o tempo fique chuvoso. Ou seja, é importante pensar em um lugar coberto e aconchegante para correr se o tempo fechar.

pessoas reunidas ao redor de um bolo e da aniversariante da festa

Decoração

A decoração para festa de aniversário é essencial, assim o evento fica bem mais pessoal e interessante. E não é preciso gastar horrores com isso, basta lembrar da primeira dica (focar no aniversariante) e usar a criatividade.

Temas

Para saber como decorar uma festa de aniversário há uma resposta fácil. Comece escolhendo um tema. Pode ser um filme, uma série, uma banda, fantasias etc. Depois é só montar o resto seguindo essa ideia.

Você pode usar bandeirolas, faixas de tecido para enfeitar a mesa e os móveis, balões e outros acessórios para decorar o espaço. Tente conectar os elementos para que tudo fique dentro do mesmo universo.

Cores

Escolher uma cor pode simplificar a decoração. Invista em talheres, pratos, balões, e acessórios da mesma cor ou de uma ou duas cores secundárias que combinem com a principal.

Lista de convidados

Outra etapa indispensável de como planejar uma festa de aniversário é preparar uma lista de convidados. Você precisa ter uma boa noção de quem vai à festa para saber quanto vai gastar, além de quais comidas e bebidas vão ser escolhidas.

Como fazer lista de convidados? Priorize as pessoas próximas e quem realmente vai aproveitar a festa que você está organizando. Faça convites objetivos com as informações mais importantes, como data, local e horário.

Cardápio

Fala sério, não pode faltar comida, né? Mas também ninguém quer perder toda a diversão enquanto está na cozinha. Por isso, a ideia é se concentrar em coisas práticas e que não façam muita sujeira.

Para isso, aposte em hot dog, salgadinho, pizza, pipoca, brigadeiro e outros docinhos. Tudo isso é simples, os convidados podem se servir sozinhos, e não demoram muito tempo para ficar prontos.

Leve em consideração quem são as pessoas que vão, se têm alergia e se comem de tudo. Pense em opções que agradem a todos, inclusive quem é vegetariano e vegano, se for o caso.

Playlist

Pra fechar a lista de como planejar uma festa de aniversário, faça uma boa playlist. Uma musiquinha de fundo sempre deixa o ambiente mais aconchegante. Faça uma lista eclética, coloque de tudo um pouco, assim todo mundo fica feliz.

Na Uatt você encontra artigos incríveis para a decoração da sua festa!

Curtiu nossas dicas de como planejar uma festa de aniversário? Então por que não dá uma olhada no site da Uatt? Lá você encontra artigos de diferentes estilos e temáticas para decorar sua festa, além de presentes incríveis!