5 Dicas de como fazer uma decoração minimalista em sua casa

Oi, meu bem, tudo bem? Vamos falar sobre transformar sua casa?! Depois de muito tempo só salvando referências no Pinterest, chegou a hora de colocar em prática. Sua casa e sua vida merecem esse update, afinal seu lar, seu estilo e suas regras! Então se seu core bate forte quando o assunto é decoração minimalista, mas já fica na ansiedade porque não sabe muito bem como colocar em prática, fica com a gente que vamos ajudar! 

Antes de tudo, tenha claro que um dos pilares do minimalismo está em entender verdadeiramente o traz valor pra sua vida e seus dias como um todo, o que naturalmente está relacionado com o conceito de que “menos é mais”. Isso também ganha uma proporção maior quando pensamos na decoração, que dentro deste estilo contempla ambientes clean, com foco na praticidade, com harmonia e elegância. Parece difícil? Então confere como simplificamos em 5 dicas.  

1. Defina um estilo

Respira fundo e acredita no poder que a decoração minimalista pode proporcionar aos seus momentos e ambientes! Pra isso, relaxe e entenda que se você, por exemplo, é apaixonada por cores e estampas fofas, ou não fica sem uma peça vintage na sua decor, fique tranquila que você não precisa abrir mão de nada disso pra aderir ao estilo minimalista. 

O essencial é entender que o conceito da decoração precisa valorizar os espaços, priorizando um visual onde os objetos são pensados para valorizar sem entulhar. E tem mais, além de deixar os ambientes mais amplos e leves, você ainda ganha em usabilidade e conforto, afinal pode aproveitar mais o seu lar sem se preocupar com organização, entre outros.  

2. Escolha a cartela de cores 

Mais uma vez, sua casa, suas regras… E claro que isso também se aplica na hora de escolher as cores, ainda sim é importante que você considere 2 principais e 2 secundárias que tenham harmonia entre si e principalmente que façam sentido pra você. Pense em, por exemplo, em pelo menos 2 cores neutras, que além de serenas assim as possibilidades pra personalizar os ambientes crescem. 

Se puder, opte por pelo menos uma cor primária pra compor sua cartela de cores, como por exemplo, branco, que sempre valoriza e ajuda na claridade natural do espaço. Com isso, você ganha mais espaço pra trabalhar com cores em móveis e objetos decorativos que façam sentido pra você. E claro, se quiser se jogar em texturas, lembre-se de equilibrar com outros elementos mais clean. 

3. Aposte em objetos complementares 

Agora que você já tem a cartela de cores bem clara, pode pensar nos objetos que irão somar nos espaços, tendo sempre como guia o que tem valor pra você e realmente soma na sua rotina. É importante ser 100% sincero com você mesmo, assim os excessos vão aos poucos sendo deixados de lado. Pare e pense: o que realmente importa pra mim?

Vasos de plantas e quadros agregam o toque de conforto e personalidade que os apaixonados por minimalismo adoram e criam uma atmosfera incrível, além de naturalmente transmitirem bem estar e aconchego. 

4. Atente-se a iluminação 

Ambientes com decoração minimalista naturalmente tem como característica a valorização da luz natural dos ambientes, por isso sacadas e janelas amplas agregam e muito nos espaços. Dependendo do seu espaço, você também pode contar sempre com lâmpadas de led,  que além de mais  econômicas deixa o ambiente mais moderno.  

5. Escolha os móveis 

A essência do minimalismo é muito voltada pra praticidade, como já falamos aqui, logo isso também se aplica aos móveis. Dentro desse olhar, opte por modelos com  mais de uma função, como mesas dobráveis, entre outros, assim você evita grandes quantidades de mobília e seus ambientes ficam mais amplos e livres. 

Não se esqueça de escolher pensando na sua cartela de cores, como já falamos na outra dica. A escolha de materiais que sempre dão match com o minimalismo são: madeira, vidro e couro! Esses materiais costumam funcionar em qualquer ambiente e tem a vantagem de serem atemporais. 

Curtiu as dicas? Então se liga nessa dica bonûs que faz toda a diferença! 
Pra mergulhar no estilo minimalista com sucesso, lembre-se de planejar a transformação dos ambientes, assim você consegue ter uma visão do resultado que quer atingir. Busque imagens e lembre-se de fazer sua wishlist na nossa uattmosfera. E claro, compartilhe nas redes sociais com a gente o resultado que vamos adorar ver.