Por que o Dia Internacional da Mulher é tão importante no mundo?

Ser mulher é saber fazer das adversidades oportunidades, é ir a luta, brilhar em dias cinzas. Ser mulher é dar a vida, espalhar coisas boas por aí, dar afeto, carinho. Ser mulher é ter várias personalidades em uma só pessoa, é ser a amiga, ter o coração enorme e ser grata pela vida todos os dias. E o dia internacional da mulher busca mudar a história feminina no mundo.

Hoje, em um dia tão importante para nós, vamos relembrar um pouco sobre os motivos para o dia 08 de março ser o Dia Internacional da Mulher e a importância do movimento feminino pelo mundo.

O Dia da Mulher na história

A data é historicamente fundamental no mundo, já que ainda existem as desigualdades, que só deixarão de existir com a união entre as pessoas. Contando um pouquinho da história, existem relatos de que desde 1909 as mulheres brigavam por direitos que hoje só existem por conta desses movimentos sociais.

Mulheres nos Estados Unidos e na Europa começaram as mobilizações e greves buscando a  igualdade de gênero, melhores condições de trabalho, direito ao voto e fim do trabalho infantil. Outra referência para a data foi um incêndio em uma fábrica têxtil em Nova York, que levou cerca de 130 mulheres à morte.

Foto: Getty Images

No dia 26 de agosto de 1910, durante a Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em Copenhagen, a líder Clara Zetkin propôs a instituição de uma celebração anual das lutas pelos direitos das mulheres trabalhadoras.

Mas o Dia Internacional da Mulher foi oficializado em 1977, após a Organização das Nações Unidas (ONU) ter  intitulado 1975 como o “Ano Internacional da Mulher” para relembrar as conquistas políticas e sociais.

E no Brasil?

No Brasil as lutas femininas ganharam força e conseguimos muitos avanços com o direito das mulheres ao voto  em 1932, além da Criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, em 1982 e em 1985 com a primeira Delegacia Especializada da Mulher.

 

Gratidão

Temos muito a agradecer por todas as mulheres guerreiras que abriram caminho para que possamos ter espaço na sociedade.

Ainda temos muito a evoluir, mas isso não seria possível sem esses primeiros passos. E a data é tão importante para que a gente sempre reforce nossos ideais e não se esqueça os motivos pelos quais temos que trabalhar todos os dias.

Photo by Clarke Sanders on Unsplash

Nós, em 218, somos gratas por todas a mulheres que levantaram a cabeça e encararam todos os desafios de frente. Temos muita coisa por vir, mas muita gratidão por todos os valores e conquistas que trazemos hoje.

Nunca se esqueça que as mudanças começam sempre de dentro para fora, por isso desejamos para o dia de hoje: Sejam! Inspirem! Agradeçam! Levantem a cabeça e sigam sempre em frente! Confiem em si!

 

Dica de leitura:
As origens e a comemoração do Dia Internacional das Mulheres. Ana Isabel Álvarez Gonzalez, 208 págs., Ed. SOF/Expressão Popular

Porque ser mulher é incrível! Feliz Dia Internacional da Mulher.