garota geek ruiva fazendo o sinal de vida longa e próspera do spock de jornada nas estrelas

O que é geek: da cultura pop à indústria

Hoje em dia a cultura geek está dominando as plataformas de entretenimento, seja em filmes, séries ou livros. Sua influência alcança até mesmo a moda, mas, afinal, o que é geek? Seu significado não é tão complicado quanto parece.

Caso você não se identifique em nada com esse universo, pare e pense um pouco. Você provavelmente viu pelo menos um filme da saga Avengers, conhece alguém que tem uma camiseta de Game of Thrones ou algum dos chamados produtos geek. Então, para saber mais sobre esse conceito incrível, fique por aqui!

O que é geek?

Vamos começar colocando os pingos nos is e falar sobre o que é geek. Esse é um termo usado para referir-se a pessoas muito ligadas em inovações tecnológicas, computadores, games, filmes, séries, franquias, livros, e elementos da cultura pop em geral.

Também é usado para identificar os objetos de afeição desse público. Por exemplo: a franquia Star Wars é uma das mais conhecidas como representantes da cultura geek, pois é uma das mais amadas pela galera. Tanto que você encontra diversos presentes geek dentro dessa temática, como roupas, bonecos e canecas.

Para entender o que é geek, é preciso saber que a palavra se refere a um conceito e que, mais do que um produto ou um gosto, é um estilo de vida. Algumas pessoas podem se identificar muito ou pouco com esse estilo, com uma leve inclinação ou com uma devoção.

Uma pessoa geek é aquela que gosta tanto de algo relacionado à tecnologia, à ficção científica e à fantasia que pesquisa muito sobre isso até se tornar quase um especialista. Por exemplo, se ele assiste determinada série, vai ver entrevistas dos autores e roteiristas, vai pesquisar sobre os atores e adquirir itens colecionáveis.

Um pouco de história

Vamos ver agora de onde veio essa palavra, o que significa geek. O primeiro registro desse termo foi feito por volta de 1870. É uma gíria da língua inglesa derivada da palavra fool, que em português significa bobo ou tolo.

Era assim que os artistas de rua que faziam apresentações incomuns, como comer vidro, arrancar a cabeça de uma galinha com os dentes ou ainda comer insetos eram chamados.

Na década de 1990, com a popularização dos computadores e da internet, a palavra começou a ser usada para falar sobre as pessoas que consertavam os computadores. Eram os indivíduos que comiam os “bugs”, termo usado para se referir aos problemas das máquinas, mas também à palavra inseto em inglês.

Daí vem a relação da palavra geek com tecnologia e eletrônicos. Já nos anos 2000, quando os computadores se tornaram mais acessíveis, o termo começou a ser utilizado pela comunidade nerd para se referir a pessoas como Bill Gates.

casal geek jogando videogame no sofá

Geek ou nerd?

Para saber o que é geek e o que é nerd, temos que falar de ambos. Antigamente, os chamados nerds eram os indivíduos muito estudiosos, amantes de tecnologia, quadrinhos, games e livros, muito inteligentes, porém pouco sociáveis. Era usado com um tom pejorativo, uma zoeira ou para alguns até mesmo como ofensa.

Com a popularização dos computadores e da internet, essa galera cresceu e se tornou uma tribo que passou a ter muito mais voz do que antes. Então se apropriou da palavra geek para falar sobre seu universo com muito mais orgulho.

O conceito de geek está ligado à tecnologia, à cultura pop e ao entretenimento, sem qualquer tonalidade negativa. O nerd se interessa da mesma forma por essas coisas, mas é, geralmente, mais relacionado a áreas de estudo, e ainda pode ser usado de forma negativa.

Cultura geek

Por ter um grande potencial de consumo de diversos conteúdos e produtos, como filmes, séries, livros, quadrinhos, games, jogos de tabuleiro e acessórios, a indústria está produzindo bastante conteúdo nessa área. Por isso podemos dizer que a cultura geek movimenta fortemente a economia e gera tendências no mercado.

Vamos exemplificar falando de decoração geek. Os fãs de grandes sagas ou franquias da Marvel, ou da DC querem acessórios para que quem chegue à sua casa reconheça seus gostos. Por isso, investe em quadros, bonecos, almofadas, canecas e copos temáticos.

Tipos de geek

Dentro do que é geek, encontramos várias categorias de geekers, grupos que se identificam mais com uma coisa do que outra, mas muitas vezes acontece de uma única pessoa fazer parte de vários grupos devido a seus gostos.

Existem os fãs de quadrinhos e livros, muito adeptos da leitura, os aficionados por animes e mangás, especialistas na cultura japonesa ou os apaixonados por computadores, que não podem viver sem as últimas atualizações e modelos.

Também há os fãs de games, sempre ligados a um novo console ou lançamento ou fãs de ficção científica e fantasia, que amam se caracterizar como seus personagens favoritos. Há ainda os geeks focados nas séries, sempre prontos pra fazer o download do último episódio ou pra maratonar a última temporada.

Dia do orgulho geek

Agora que você já sabe o que é geek, não pode deixar de conhecer uma data muito importante para esse pessoal. A cultura e a comunidade se expandiram, ganharam voz e queriam um dia pra mostrar que são geeks com orgulho.

Por isso, desde 2006, o dia 25 de maio é o dia do orgulho geek, também conhecido como dia do orgulho nerd. Isso porque, nesse mesmo dia, em 1977, foi lançado nos cinemas o filme “Star Wars – Episódio IV – Uma nova esperança”, um grande símbolo da cultura geek.

A Uatt? também tem presente criativo para os geeks

Você já entendeu o que é geek, mas não sabe o que comprar nesse estilo? Não se preocupe, a Uatt? tem diversas opções de presente criativo para você ou para uma pessoa querida. Aqui você encontra todos os estilos, inclusive o geek.