souvenirs

O que é souvenir? As melhores ideias de lembrancinhas para te inspirar

Você sabe o que é souvenir? É aquele tipo de lembrancinha que compramos em viagens, como chaveiros, ímãs de geladeira e cartões postais, tudo estampado com o ponto turístico do local. Também pode ser aquele presente que ganhamos no final de uma festa para lembrar sempre daquela data especial. 

Mas calma, se você ainda está confuso ou precisa de algumas sugestões para escolher o tipo de lembrancinha ideal, neste artigo, nós vamos contar exatamente o que é souvenir. Além disso, daremos várias opções para você se inspirar para comprar a lembrancinha perfeita, seja para um amigo, um funcionário ou para você mesmo decorar sua casa! 

Afinal, o que é souvenir?

Se você está se perguntando o que significa souvenir, essa é uma resposta simples! Segundo o dicionário, quer dizer um artigo tradicional ou característico que representa a cultura e os costumes de um determinado lugar.

Essa definição fica bem mais clara quando pensamos naquela loja de lembrancinhas que vemos sempre quando vamos para um lugar turístico. Aposto que você já entrou numa delas e se deparou com uma infinidade de ímãs, abridores de garrafas, camisetas e objetos decorativos que remetessem ao lugar, certo? 

Além de uma lembrança de uma viagem, o souvenir é também comumente usado como lembrancinha para festas ou como brinde para os funcionários em uma data comemorativa, contendo o logo da festa ou da empresa, por exemplo.

De forma geral, o souvenir se refere a um item, geralmente pequeno e decorativo, que tenha um significado especial. Mas podem ser também mimos gostosos de comer, como um chocolate artesanal ou um vinho produzido em uma região específica. 

A origem da palavra “souvenir” 

Souvenir ou souvenirs? Eis a questão! Essa palavra tem origem no francês e significa “memória”. Exatamente como comentamos acima, pois é algo que te faz lembrar do local visitado ou da pessoa que te presenteou. Muito fofo, né?

E agora que você sabe exatamente o que é souvenir e o que essa palavra significa, o que acha de ter algumas ideias de lembrancinhas para trazer para os amigos quando for viajar ou organizar uma festinha? Bora conferir? 

mulher olhando cartões postais

Ideias de souvenir para presentear

Sabendo o que é souvenir, fica fácil de entender o porquê de tantas opções, não é mesmo? Seja para sua própria casa, para presentear um familiar depois da viagem ou para os funcionários da sua empresa, as lembrancinhas são perfeitas para demonstrar seu carinho com pessoas queridas.  

A seguir, listamos as principais ideias de souvenir para você se inspirar e arrasar na hora da compra. Ah! Lembrando que você pode sempre encontrar o presente mais legal direto na loja da Uatt? com o melhor custo-benefício!

Souvenir para festas

Se você ainda não sabe o que é souvenir para festas, a gente te dá os melhores exemplos! Se está programando uma comemoração, vai adorar saber que preparar a lembrancinha é mais fácil do que se imagina. 

Nas festas de 15 anos e casamentos, por exemplo, é muito legal distribuir chinelos para que as convidadas possam tirar o salto e se sentir mais à vontade. Outra ideia clássica são os docinhos, que fazem sucesso desde festas infantis até comemorações da empresa. 

Souvenir de viagens

Se você vai viajar para um lugar turístico, pode ter certeza de que vai ser difícil desviar das lojas de souvenir! Com várias opções incríveis de lembrancinhas, você vai ficar perdido na infinidade de itens criativos e artesanais que vai encontrar. Claro, tudo combinando com a vibe do lugar! 

Pode ser para decorar a sua casa ou para demonstrar que pensou na pessoa enquanto esteve naquele lugar: os mimos mais escolhidos em viagens são os ímãs de geladeira, miniaturas de pontos turísticos e comidinhas típicas do lugar. Opção é o que não falta para agradar aos mais variados gostos e estilos. 

Souvenir para funcionários 

Os souvenirs para funcionários também são incríveis para demonstrar a gratidão pelo empenho e bom trabalho. Pode ser para comemorar uma data festiva, como o Natal, Páscoa, Dia das Mães, ou mesmo para celebrar um dia importante para a empresa. 

Algumas opções legais são objetos que ajudam na produtividade do trabalho, como as canecas e garrafas de água, mouse pad, canetas e blocos de anotações. Só não vale esquecer de deixar estampado o logo da empresa, para os funcionários vestirem a camisa literalmente! 

Quer se inspirar? Então vem para a Uatt?!

Agora que você sabe o que é souvenir e as melhores ideias para presentear, só falta dar uma passadinha na loja da Uatt? e garantir a lembrancinha perfeita para seus amigos e família. Lá você encontra de tudo, desde itens para casa, cozinha, decoração, acessórios para pet, autocuidado e muito mais. Não deixe de conferir e garantir seu mimo!
Se você curte conteúdos como este, acompanhe o blog da Uatt?! Para receber mais dicas assim! Aqui, você fica por dentro das melhores ideias de presente, decoração, filmes, música e as melhores sugestões para um dia a dia mais prático e estilo.