Uso correto da máscara: passos para sair de casa em segurança

Hoje é dia de falar sobre autocuidado! Autocuidado? O que isso tem a ver com o uso correto da máscara? T-U-D-O! Afinal, usar máscaras é uma forma de proteger, de cuidar da gente – e daqueles que estão ao nosso redor.

Estamos enfrentando momentos difíceis e precisamos nos adaptar a esse novo selfcare, respeitando os protocolos e encontrando jeitos confortáveis e seguros para sair de casa. Pensando nisso, listamos 6 atitudes para sair e retornar em segurança. Leia agora: 

1. O uso correto da máscara

Coloque a máscara antes mesmo de sair de casa, sem tocar no tecido. Posicione no seu rosto segurando pelo elástico e cubra nariz e boca, encaixando no queixo. Se possível, saia de óculos também.

A troca deve ser feita a cada 2h ou quando a máscara ficar úmida. Leve uma embalagem plástica para guardar as utilizadas.

2. A higienização das mãos

Além de cuidar para fazer uso correto da máscara, crie uma nova rotina de limpeza das mãos. Leve Álcool gel com você e utilize sempre que tocar em superfícies com possibilidade de contaminação, como botões de elevadores e maçanetas. E chegando no destino, lave bem as mãos com sabão. 

Aliás, você sabe qual a diferença entre usar álcool gel e lavar as mãos?

  • Ambos inativam o vírus, por isso é tão importante manter esse hábito;
  • O álcool, na sua concentração de 70%, elimina microorganismos como vírus e bactérias;
  • Já o sabão, além de eliminar os microorganismos, limpa a sujeira visível das mãos; Se for antisséptico, a ação de proteção permanecerá por mais tempo. 

3. O que (não) fazer com as mãos e com o cabelo

De maneira alguma coloque as mãos no seu rosto. E para ajudar, já saia de casa com o cabelo preso. Assim você evita levar para as suas vias aéreas o vírus que pode estar em suas mãos. 

4. O distanciamento

É sempre bom reforçar… se puder, fique em casa, mas tendo que sair, não esqueça de manter o distanciamento de outras pessoas. O recomendado é um raio de pelo menos 1,5m para evitar contato com gotículas contaminadas. 

5. O retorno para casa

Chegando de volta, tire os sapatos ou faça a higienização com produtos antissépticos. Assim você não só evita levar o vírus para dentro de casa, como também mantém o seu espaço limpo por mais tempo. Já deixe uma pantufa esperando por você ao lado da porta! 

Lembra do processo para colocar a máscara? Repita na hora de tirar, evitando tocar no tecido. 

6. Como lavar a máscara 

Para aguardar a secagem completa, o ideal é que você tenha um kit de máscaras. Aproveite para escolher combinações de cores e estampas e arrasar com look completo (e seguro)!

E aí, tudo pronto para fazer o uso correto da máscara? Lembre-se que proteger a si mesmo é também proteger aos outros. Fique seguro, fique bem! Ah, ainda não fez o teste para saber quantos % quarentener você é? Vem descobrir AGORA.