ideias para desenhar

Como ter ideias para desenhar: 8 dicas pra começar hoje

Se você já tentou liberar o artista que existe em você por meio de rabiscos por aí, certamente percebeu que ter ideias para desenhar não é tão fácil assim. Só que a falta de criatividade não pode ser um obstáculo pra você evoluir nessa arte e fazer desenhos cada vez melhores, por isso estamos aqui!

O post de hoje é pra você que gosta de ilustrar, mas nem sempre têm noção do que fazer. Vamos trazer dicas práticas de como ter ideias pra desenhar, assim não vão faltar inspirações pra próxima vez que você pegar num lápis. Venha com a gente nessa jornada:  

1. Monte um banco de inspirações infalíveis

Essa é uma dica até popular entre os desenhistas, mas nem todo mundo coloca em prática quando precisa. Na hora de desenhar, não conte com a sorte, pois ela pode não chegar. Vá aos poucos, no dia a dia, guardando as referências que achar legal, como citações, imagens ou pensamentos, pois elas são úteis no futuro. 

Reúna tudo isso num caderno, em pastas no computador ou até mesmo em aplicativos, como o Google Drive e o Evernote, mantendo-os organizados e próximos a você. Assim, quando não tiver ideias do que desenhar, não vão faltar inspirações. 

2. Observe o desenho de outros artistas

Aumentar sua rede de contatos também pode ser importantíssimo pra encontrar novas ideias para desenhar. Hoje, a internet está pipocando de perfis de artistas ― inclusive, alguns nem tão famosos assim ― que expõem o próprio trabalho nas plataformas digitais. 

Essa é a oportunidade perfeita de não só pesquisar inspirações, como também aprender a desenhar ainda melhor, já que você pode aproveitar pra tirar suas dúvidas sobre técnicas e outras questões com esses artistas no inbox. Tem muita gente habilidosa e super solícita por aí, experimente pra ver! 

3. Procure tutoriais na internet 

Outro grande aliado de quem está em busca de ideias para desenhar são os tutoriais disponíveis na internet. Com eles, você pode acompanhar o passo a passo de alguma ilustração bacana e reproduzir no seu próprio caderno de rascunhos, como se fosse uma aula mesmo. 

O mais legal disso é que você pode treinar diferentes estilos ou até aprimorar certas habilidades, como fazer sombras nas figuras. De desenhos fáceis de fazer a modelos que só especialistas conseguem reproduzir, você certamente vai achar um tutorial perfeito pro seu nível de aprendizagem! 

4. Tenha um caderno de esboço sempre por perto 

Não dá pra aprender a desenhar sem ter as ferramentas certas pra isso, né? Um dos elementos essenciais nessa jornada é o caderno de esboço, mais conhecido como “sketchbook”. É nele que você vai fazer seus primeiros rabiscos e se desenvolver todo dia um pouquinho mais.

ideias para desenhar

Essa prática é super importante pra você organizar as ideias e acompanhar sua evolução ao longo do tempo. Imagina só que orgulho vai ter quando olhar pro início do seu caderno de desenhar e ver quanto você aprendeu até aqui? Não tem coração que aguente! 

5. Desenhe o que está a sua volta 

Foi a um lugar onde não é possível acessar sua pastinha de ideias? Não se desespere! Olhe ao seu redor e perceba quanta inspiração bacana tem no ambiente em que você está. Desde artigos de decoração bonitos a pessoas andando por aí, tudo serve pra treinar suas habilidades de desenho! 

Você vai perceber que o mais difícil, na verdade, é selecionar só uma dessas situações pra ilustrar. Quem gosta de imagens realistas pode repetir esse exercício pra se aprimorar cada vez mais nesse estilo!  

6. Use fotografias como inspiração

Essa aqui é outra dica bacana pra quem também tem dificuldade de desenhar livremente, sem nenhuma referência. Que tal pegar uma fotografia que você ama e reproduzi-la no papel? Observe bem os elementos da figura pra ter certeza de que ela está dentro do seu nível de aprendizagem. 

Na prática, você não precisa fazer a ilustração tão realista como a imagem, mas, se você gosta desse estilo de desenho, pode ser um bom momento pra desenvolver seus conhecimentos.

7. Treine muito!   

Se você pensa que desenhar bem é um dom natural fornecido pelos deuses, você está muito enganado! Assim como outras formas de arte, ilustrar também é esforço, aprendizagem e dedicação. Não há nada melhor pra atrair bons resultados que praticar (e praticar muito, muito mesmo!). 

Insira um tempinho na sua rotina pra fazer alguns rabiscos ou estudar novas técnicas. Os desafios promovidos por artistas são bem comuns nas redes sociais e participar dessas iniciativas é uma opção super bacana pra você treinar suas habilidades e, de quebra, ainda descobrir novas ideias para desenhar.  

8. Acima de tudo: sempre confie em você! 

Todas as dicas que trouxemos aqui sobre como ter criatividade pra desenhar são super relevantes e úteis, mas sabe o que mais importa nisso tudo? É você ter confiança no seu potencial pra alcançar os resultados que deseja.

Não há nada que pare quem acredita em si mesmo! Nós da Uatt? sabemos que você dá conta, mas não custa nada lembrar como isso é importante, né? Agora, é só pegar o lápis e praticar tudo que você aprendeu aqui.