redes-sociais-de-livros

Redes sociais de livros para apaixonados por ler

Você lembra quantos livros leu este ano? Ou quais são os títulos e nomes dos autores dos livros que leu? Melhor ainda: você sabe quais livros seus amigos leram este ano? É para isso (e muito mais!) que existem as redes sociais de livros! Você conhece alguma?

redes-sociais-de-livros

O Skoob (que significa books ao contrário! ;)) é a primeira rede social de livros aqui do Brasil. Ela nasceu em 2009, criada pelos cariocas Viviane Lordello e Lindenberg Moreira. Os dois queriam apenas compartilhar os livros que estavam lendo com os amigos, mas a necessidade de ter uma rede social que falasse exclusivamente sobre livros era grande, e já na primeira semana do site no ar, o Skoob teve mais de dois mil usuários cadastrados!

skoob

No Skoob você pode marcar seus livros como “lido”, “lendo”, “quero ler”, “relendo” e “abandonei”, além de dar a sua nota para cada livro. Você ainda poder comentar e fazer resenhas sobre cada obra lida. Outra coisa legal no Skoob é que existe a possibilidade da troca de livros entre os usuários, demais, né? Então, se você tem alguma obra que já leu e quer trocar por algum que ainda não leu, o Skoob é seu lugar. 🙂

Outra rede social de livro superinteressante é o Goodreads. Ela é a rede social pioneira no compartilhamento de informações sobre obras literárias. O site foi criado em 2007 pelo norte-americano, Otis Chandler. Ele teve a ideia de criar a rede social enquanto procurava um livro na estante na casa de um amigo, e percebeu que quando queria uma dica para a sua próxima leitura, sempre recorria aos seus amigos e suas recentes leituras.

goodreads

A dinâmica no Goodreads é bem parecia com a do Skoob: você pode marcar seus livros como “lido”, “lendo” e “quero ler”, fazer comentários e resenhas, e conseguir ver todas as atualizações dos seus amigos na dashboard do seu perfil. O diferencial do Goodreads é que existem diversos grupos de discussão que falam sobre determinados gêneros literários que você também pode participar dentro da rede social. O único problema é que ele é todo em inglês, então, você precisa entender um pouquinho desta língua para poder participar!

Boa leitura e descobertas!