dia-nacional-do-doador-de-sangue

Dia Nacional do Doador de Sangue

Quer aproveitar o Dia Nacional do Doador de Sangue para doar, mas não sabe como? O Ministério da Saúde tem uma série de requisitos que são superimportantes para o bem-estar e proteção de quem doa, e de quem recebe. E a gente explica algumas questões para você neste post.

dia-nacional-do-doador-de-sangue

Qual é o peso mínimo que se deve ter para doar sangue?

O doador deve ter no mínimo 50 kg. A quantidade de sangue coletado para homens não pode ser maior que 9ml/kg e, para mulheres, maior que 8ml/kg. A bolsa de coleta possui um anticoagulante que se liga ao sangue, impedindo que ele coagule no momento da coleta. Cada bolsa tem uma quantidade de coagulante para, no mínimo, 400ml de sangue e, por esse motivo, pessoas com peso inferior a 50 kg não atingem o volume mínimo na coleta.

Qual a idade que tenho que ter para poder doar sangue?

Você pode doar sangue se tiver entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam assinar alguns documentos de formalização).

Eu sou diabético, posso doar sangue?

Os diabéticos não podem doar sangue porque possuem alterações no sistema cardiovascular, por isso podem apresentar reações que agravem o seu estado de saúde durante ou após a coleta de sangue.

Eu acabei de fazer uma tatuagem/piercing, posso doar sangue?

Não. Você só pode doar sangue após 12 meses da data de sua tatuagem ou piercing. Então, se você acabou de se tatuar ou de colocar um piercing, deixa para fazer a sua doação no ano que vem. 🙂

Posso doar sangue logo após ter um filho?

Se você fez parto normal, você deve esperar 90 dias para poder doar. Se você fez cesariana, o tempo é um pouco maior: 180 dias.

Tomei uma vacina há pouco tempo, isso me impede de doar?

Sim! Mas para cada vacina exite um procedimento diferente. Se você foi vacinado com vacinas feitas de vírus ou bactérias vivas/atenuadas, você deve esperar entre três a quatro semanas até poder fazer a doação. Já as vacinas compostas de vírus ou bactérias mortas, a espera é apenas de 48 horas (se você não apresentar nenhum reação à vacina!).

Tem mais dúvidas sobre a doação de sangue? Aqui você encontra muito mais respostas.