Filmes para ver nas férias: 14 clássicos do cinema

Ah! Férias… Sol, mar, praia, viagens longas na estrada, dormir sem programar o despertador…. Tem coisa melhor? Aliás, há quem curta aproveitar o período para grandes aventuras, mas há também quem curta atividades mais calmas e tranquilas, como investir o tempo em leituras e filmes. E é de filmes que vamos falar, afinal, a gente tem um montão de dicas de filmes para ver nas férias!

E sabe aqueles filmes que todo mundo conhece mesmo que não tenha assistido? Esses são os clássicos do cinema, filmes tão bons que ultrapassam o tempo para marcar várias gerações! Separamos várias dicas de filmes clássicos para você assistir durante o seu período livre. Vem conferir!

14 clássicos do cinema para você assistir durante as férias

Quando você procura filmes para ver nas férias, a nossa dica sempre é que você procure os clássicos. É que se ele é um filme clássico, não deve ruim.. 😛 Então, as chances de você terminar o longa satisfeito só aumentam. Dito isto, vem conferir nossas dicas:

1 – O Mágico de Oz (1939)

o-mágico-de-oz

Se você ainda não assistiu O mágico de Oz, não sabe o que está perdendo. Ele é baseado no livro infantil do escritor L. Frank Baum e conta uma história de fantasia na qual a garota Dorothy é capturada por um tornado no Kansas e levada a uma terra mágica de bruxas, de leões covardes e de espantalhos falantes. O filme recebeu 6 indicações ao Oscar na época, vencendo 2. Incrível, né?

2 – …E O Vento Levou (1939)

e-o-vento-levou

Ah, esse filme é muito amor e por isso se tornou um clássico dos clássicos! O filme é provavelmente o maior romance de todos os tempos e levou 10 estatuetas no Oscar na época em que foi lançado. Baseado no livro de Margaret Mitchell,  o longa narra a história de  Scarlet O’Hara, seus amores e desilusões em um período que tem a Guerra Civil Americana. O mais legal é que essa foi a primeira vez que o cinema mostrou a mulher como sujeito na ação e não como mero objeto.

3 – A Levada da Breca (1938)

A-Levada-da-Breca-(1938)

Este é provavelmente um dos filmes mais absurdos que você vai ver. Ao mesmo tempo, você vai perceber que é possível se fazer comédia muito engraçada sem precisar apelar para a vulgaridade ou palavrões. Este é um filme com um enredo que é bastante inteligente e dócil, e é realmente divertido de assistir. Na trama, David Huxley conhece Susan Vance, uma rica herdeira acostumada a ter tudo o que quer. Susan decide que quer se casar com David, e para mantê-lo ao seu lado, se utiliza de todos os recursos possíveis, virando a vida dele de pernas pro ar.

4 – Bonequinha de Luxo (1961)

bonequinha-de-luxo

Esse filme é um clássico e também é um queridinho das amantes da moda! Por conta deste longa, Audrey Hepburn virou ícone de estilo – o figurino do filme foi assinado por Givenchy. Mas vamos à história do longa: nele, Holly Golightly  é uma garota de programa nova-iorquina que está decidida a casar-se com um milionário. Tudo muda quando ela conhece Paul Varjak. Se você não assistiu, assista durante as férias. Se já assistiu, assista de novo.

5 – Curtindo a Vida Adoidado (1986)

Esse filme é tão incrível. Ele No último semestre do 3º colegial, Ferris Burller (Matthew Broderick) sente um incontrolável desejo de matar aula e planeja um grande programa na cidade com a namorada, seu melhor amigo e uma Ferrari. É claro que ele faz a maior confusão para tentar se esconder da mãe e do diretor da escola. Não é à toa que Ferris Bueller se tornou un ícone dos anos 80! 😛

6 – Psycho (1960)

Psycho-(1960)

Mesmo se você não gosta de filmes de terror, este é um daqueles que definitivamente vale a pena assistir, por ser tão bem feito. A música assustadora, a famosa cena do chuveiro, a psique desarrumada de Norman Bates… enfim, o pacote completo. O que a gente também gosto sobre este filme é que ele não é cruel como a maioria dos filmes de terror são hoje em dia.

7 – Charada (1963)

charada

Ok, a essa altura você já percebeu que amamos Audrey Hepburn. Em Charada, ela e o ator Cary Grant tem uma química incrível, quase palpável. O longa é um suspense muito chique, meio ridículo, mas surpreendentemente inteligente já que o final da trama é realmente revelador. Na trama, Regina Lambert está em Paris e prestes a se divorciar de seu marido quando descobre que ele foi misteriosamente assassinado durante uma viagem de trem. E de novo, Givenchy desenhou alguns dos itens do guarda-roupa de Audrey Hepburn para este filme.

8 – De Volta Para O Futuro (1985)

de-volta-para-o-futuro

A gente já falou de um dos filmes da trilogia aqui porque achamos todos os filmes incríveis. Muita gente não sabe que quando foi lançado, “Back to the Future” se tornou o filme de maior sucesso do ano. O sucesso foi tão estrondoso que ele foi citado até mesmo no discurso do então presidente dos EUA, Ronald Reagan.

https://www.youtube.com/watch?v=HSZGO-ghsJg

9 – A Malvada (1950)

a-malvada

Este filme tem um grupo de mulheres poderosas que retratam as duras realidades do show business a vida nos bastidores da Broadway. Bette Davis interpreta uma atriz que está entrando em seus quarenta anos, o que, infelizmente, na época era se considerada “velha” para os padrões do showbiz. No longa ela tem que testemunhar atrizes mais jovens tentando roubar seu holofotes. Bom, é seguro assumir que o preconceito de idade ainda é uma questão importante em Hollywood e talvez até mesmo no teatro. Então, o filme também é um pouco atual.

10 – Quanto mais Quente Melhor(1959)

Quanto-mais-Quente-Melhor(1959)

Este é um filme divertido que satiriza os filmes antigos de gangsters. A trama tem romance e cross dressing envolvido, então, você deve ficar no mínimo curioso. Na história, dois músicos de jazz, acidentalmente, testemunham um crime e para escapar da confusão, se vestem de mulher, se maquiam e vão para Flórida entrar em uma banda só de moças. O mais incrível é que este filme ligeiramente “atrevido” saiu nos anos 50 – uma década bastante associada a repressão sexual. Tem Marilyn Monroe no elenco!

11 – Uma Odisseia no Espaço (1968)

Uma-Odisseia-no-Espaço-(1968)

Esse é um dos filmes mais famosos do diretor Stanley Kubrick, é baseado em um conto de Arthur C. Clarke. Ele tem efeitos especiais incríveis para a época, e tem uma trama toda futurística recheada de cenas marcantes que entraram para a história do cinema. Incrível com o cinema sempre tentou projetar o futuro, não é?

12 – Singin’ in the Rain (1952)

Singin’-in-the-Rain-(1952)

Se você gosta de musicais, então você tem que assistir a este. A música é tão cativante, e o enredo é divertido e encantador. Este filme se passa na década de 20, bem na época em que o cinema passava a transição entre filmes mudos e os filmes falados.

13 – E.T. – O Extraterrestre (1982)

E.T.---O-Extraterrestre-(1982)

“E.T.” é considerado um dos maiores sucessos de bilheteria de toda a história do cinema. Na verdade, ele foi a maior bilheteria da história do cinema por onze anos até ser derrubado por Jurassic Park em 1993.  Dirigido por Steven Spielberg, ele tem cenas clássicas e emocionantes, e mostra a história de um E.T. perdido na terra.

14 – Aconteceu naquela noite (1934)

Aconteceu-naquela-noite-(1934)

Este filme é uma espécie de Cinderela inversa. Logo no início do filme, a personagem principal não quer se casar e decide fugir de sua vida opressora. Previsivelmente, ela acaba se apaixonando por um cara bastante arrojado, o Clark Gable. Então, o filme fala um pouco sobre como uma mulher a luta contra as normas de gênero, escolhendo não se casar simplesmente porque é o que esperam dela.

 

É isso. O que acharam da nossa lista de filmes clássicos para ver nas férias? Já assistiu algum? Conta pra gente nos comentários 🙂