Descubra como traçar metas de um jeito fácil e útil | Uatt?
fundo rosa com notebook, livros, lápis de grafite, agenda, copo com canudo e marca-textos.

Descubra como traçar metas de um jeito fácil pra sua rotina

Sempre que ouvimos alguém falando sobre criar metas pra alguma coisa, dá a sensação que toda a empolgação em realizar a atividade acaba, né? Mas, na verdade, saber como traçar metas ajuda (e muito), a conquistar objetivos e sonhos.

Claro que definir metas pode não ser tão simples assim. Afinal, é preciso ter certeza de onde a gente quer chegar e ter muita organização e planejamento pra conseguir cumprir.

Por isso, antes de criar uma lista infinita de metas pra fazer todo dia, precisamos decidir qual é o objetivo e lembrar porque ele é importante pra gente.

Quer saber mais sobre como traçar metas pessoais e profissionais de um jeito fácil? Confira as dicas que a Uattmosfera preparou!

folha de papel escrito to do list sobre um calendário.

O que são metas?

As metas são os caminhos que definimos pra chegar em algum lugar. Por exemplo, você quer fazer aquela viagem internacional em dois anos, então define tarefas como: conseguir passaporte, tirar o visto, economizar 10% do salário ou da mesada, aprender o idioma, reservar as passagens…

Ao traçar metas, você divide o seu objetivo ou sonho em tarefas que você consegue cumprir no dia a dia e que te deixam pouco a pouco mais perto de chegar onde você deseja.

Como definir e cumprir as metas?

A primeira coisa a fazer é anotar em um papel qual é o seu objetivo e quais tarefas você precisa fazer pra chegar até ele. Vale a pena usar um planner ou agenda pra isso, pois você vai poder visualizar as metas com muita facilidade.

Separe as metas em grupos de curto, médio e longo prazo. Por exemplo, imagine que você quer ser jornalista econômico e ainda está no Ensino Médio:

  • Curto Prazo: estudar 2h por dia pro vestibular;
  • Médio Prazo: passar no vestibular;
  • Longo Prazo: se formar em Jornalismo,
  • Longo Prazo: fazer uma especialização em economia.
planner com anotações sobre economia e metas e um marca texto amarelo.

Cada uma dessas metas pode ser dividida em metas ainda menores pra chegar no objetivo final. Se durante o caminho você perceber que não está dando conta da quantidade de tarefas que criou, refaça a lista ou aumente o prazo que você escolheu.

Não dá pra negar que saber como traçar metas pode ser complicadinho, mas quando se trata de realizar sonhos vale a pena!

Por que é importante traçar metas?

Você já sabe que as metas são a forma mais prática pra atingir os objetivos, né? É justamente por isso que elas são tão importantes pro nosso cotidiano.

Porque elas não permitem que a gente acabe se acomodando ou fique parado no mesmo lugar, com a cabeça cheia de sonhos, mas sem a possibilidade real de que eles aconteçam.

É claro, porém, que você precisa traçar os objetivos de forma transparente, por mais impossíveis que eles possam parecer. Caso contrário, as metas deixam de fazer sentido pra você.

mesa branca com parte de um notebook, um planner e post-its cor de rosa em cima.

Acessórios que nos ajudam a cumprir as metas

Você já sabe como traçar metas e objetivos tanto pra projetos pessoais quanto profissionais, né? Então, vale a pena garantir os acessórios que vão facilitar tudo como uma planner e um mural.

O planner tem a super vantagem de estar disponível na versão semanal, mensal e anual. Além disso, ele já terá os espaços certos pra você planejar a sua rotina e inserir as novas metas.

O mural é ótimo pra deixar o seu objetivo e as metas de curto, médio e longo prazo anotados. Pendure o mural em um lugar que você veja com frequência pra não perder o seu objetivo de vista.

Na Uatt?, você encontra diversas opções maravilhosas de planners e murais pra deixar sua rotina e seus objetivos muito bem organizados. Aproveite que você já sabe como traçar metas e objetivos e garanta esses acessórios indispensáveis!