5 Dicas de como fazer uma decoração minimalista em sua casa
decoração-minimalista

5 Dicas de como fazer uma decoração minimalista em sua casa

Chegou a hora de você transformar a sua casa, chegou a hora de você tornar real todas as inspirações que você salva no Pinterest, chegou o seu momento de ser exaltada. Vai ter reforma nos ambientes, sim! Mas, pera, a decoração minimalista que você tanto sonhou está te deixando confusa e sem saber por onde começar? Relaxa, migs, você está no lugar certo e nós vamos te ensinar a dar um up no seu lar doce lar. 

Cada vez mais comum e a gosto popular, em especial da geração atual, o lema “menos é mais” está se fazendo presente em lares de todo o Brasil. A projeção de um ambiente mais clean, agrada pela praticidade, leveza aos olhos, harmonia e elegância. Ainda que a casa seja simples, a decoração minimalista contribui para áreas mais sofisticadas. Segue a leitura e confira as dicas que preparamos para te ajudar nessa ambientação. 

1. Defina um estilo

Calma, calma, a decoração minimalista não exige que você mude de estilo e gosto para se enquadrar em um padrão pré definido. Você pode sim amar decoração romântica, vintage, industrial, contemporânea, etc. O conceito da decoração é baseado em agregar estilo e leveza aos cômodos da casa, sem poluição visual e sem muitas referências e objetos.

E cá entre nós, quanto mais objetos e móveis sem uso dentro de casa, menos a energia flui. Vamos cultivar a good vibes, né? Obrigada, de nada! 

2. Escolha a cartela de cores

Tudo branco ou bege? Só se você quiser. Esse estilo de decoração (como qualquer outro) permite que você encaixe sua personalidade e gostos pessoais. As cores neutras normalmente são as mais indicadas, por transmitirem mais serenidade, mas se você é amante de cores alegres, experimente tons pastel para não pesar os ambientes.

Definida a cor da parede, agora fica mais fácil de você combinar móveis, objetos, cortinas e tapetes. Caso queira trabalhar com texturas, lembre-se que os demais itens devem ser lisos, para não pesar a atmosfera do local. 

3. Aposte em objetos complementares

Quando você tem estilo e cores definidas fica fácil alinhar os objetos que vão fazer parte da sua decoração minimalista. A dica de ouro é evitar objetos e elementos desnecessários. Exercite o pensamento “isso vai ser útil?” ou “isso combina com meu estilo x decoração?”, se a resposta for sim: pode agregar à decoração!

Vasos de planta e quadros são ótimos para complementar a decoração da sua casa sem quebrar a suavidade do ambiente. Aposta certa! 

4. Atente-se a iluminação

Ambientes com decoração minimalista normalmente são muito eficientes com luz natural, investir em janelas grandes e paredes de vidro, são ótimas soluções. Mas, caso não seja possível, aposte em lâmpadas de led, além de mais econômicas, trazem mais clareza sem sobrecarregar o ambiente.

Abajur e luminárias são bem-vindas, desde que aplicadas estrategicamente. O excesso desses itens pode poluir sua decoração e causar desconforto na disposição dos móveis.

5. Escolha os móveis

A decoração minimalista carrega consigo uma característica marcante: a praticidade. Dito isso, é importante levar esse conceito também para os móveis. Opte por modelos multiuso e com formas lineares, assim você evita grandes quantidades de mobília para diferentes funções, e torna o ambiente limpo.

Lembre-se que os seus móveis devem estar dentro da cartela de cores definida por você. Como já falamos, o quesito visual é extremamente importante pra harmonia da decoração, materiais como madeira, mdf, couro e vidro, são escolhas assertivas para quem ainda tem dificuldade em produzir uma decoração harmoniosa. 

Para conseguir organizar todas as suas ideias e começar a projetar sua decoração, planejamento é indispensável. Una todas as suas referências e wishlist, liste tudo que precisa e gostaria de ter e depois comece a eliminar o que não se encaixa nas características que citamos acima. 

Ambiente transformado! Agora prepare-se para dias de paz e tranquilidade em sua casa, e mande uma foto da sua decoração minimalista para a gente. Vamos adorar conferir como ficou!