Café completo com Uatt? - Uatt? Blog

Café completo com Uatt?

Você é daquelas que não começa o dia sem um cafézinho quentinho? Seja puro ou mesmo com leite,   o ritual de começar o dia com o sabor marcante e delicioso é algo que faz parte da vida de muitas pessoas pelo mundo! 

E claro que essa bebida incrível é cheia de curiosidades. Você sabia, por exemplo, que o preparo e degustação do cafezinho é um ritual em lugares como a Etiópia? E que pode até ser usado pra simpatias envolvendo positividade e atração de coisas boas? 

E claro que essa bebida que faz parte do dia a dia de muita gente, também tem benefícios pra saúde como fortalecer o coração e até a memória. É por isso que trouxemos algumas dicas valiosas pra tornar o seu momento café perfeito da escolha do grão até a última gota. Confere aí!

Sobre o poder do ritual do café 

Mais do que uma bebida, o ato de preparar um café envolve atenção, uma dose de cuidado e curtição sem fim, afinal o cafézinho passado na hora está na lista de melhores prazeres do cotidiano, né mores? 

Seja por já fazer parte do seu ritual de começar o dia, ou mesmo pela característica socializante que a bebida envolve, é fato que o hábito existe e adoramos muito criar sempre algo novo pra ele. 

Seu momento coffee lover em outro nível 

Dentro deste contexto, sabemos que existem diferentes tipos de preparos da bebida, o que também leva em consideração os materiais usados. 

Antes mesmo de colocar a água pra aquecer, é importante ter alguns cuidados, entre eles a escolha de uma boa matéria prima:

  •  Tudo começa pelo tipo de café, podendo já ser moído ou mesmo e grãos, o último sendo sempre o ideal por preservar mais os sabores e aromas. 
  • É essencial ficar atento ao ponto da torra, cafés de baixa acidez do tipo 100% arábica são conhecidos por terem grãos com pouca ou nenhuma imperfeição. 
  • Fique atento ao aroma e ao sabor, se a bebida ficar muito amarga pode ser o sinal de algum erro na  matéria-prima, na torra ou mesmo no preparo. Já a acidez, do tipo azedinho de laranja é um ótimo sinal.
  • Outro ponto essencial é a água, se possível use água filtrada ou mineral. 
  • Ferva a água sem medo, a temperatura ideal é 92ºC a 96ºC, caso você não tenha termômetro aqueça até borbulhar, desligue o fogo, aguarde 30 segundos e pronto. 
  • A proporção mais comum é: pra 1 litro de água, usar de 5 ou 6 colheres de sopa. 

Se você também valoriza um ritual completo de preparo do cafezinho, não pode deixar de considerar um Moedor de Café Industrial  pra tornar essa experiência ainda mais completa. 

Alguns cuidados na hora de usar o moedor, entre eles, cuidar pra que o atrito das lâminas com o grão, que se for forte demais, pode deixar os grãos com gosto amargo ou queimado. Recomendamos que você desfrute da experiência, não moa o café sem parar, de pausas de alguns segundos pra que não prejudique sua degustação depois. 

Sabemos que todo mundo tem sua preferência na hora de saborear a bebida, ainda sim é válido ter em mente que existem diferentes tipos de moagem:

  • Moagem fina na maioria das vezes é usada pra café expresso 
  • Moagem média é mais comum pra café coado 

Dicas valiosas demais pra não compartilhar 

Agora que já falamos sobre a importância da escolha do café, da temperatura da água e do nível que seu café pode ganhar usando um moedor, vamos as dicas pra quem curte passar o pretinho básico com coador. 

  • Higienize o coador de pano sempre, pra evitar odores
  • Lave-o após o uso apenas com água, e antes de usar escalde-o em água fervente. 
  • Antes de usar o coador pela primeira vez, ferva em uma solução de água com café 

Já pra quem curte a praticidade da cafeteira italiana, onde a água é disposta em um recipiente desatarraxado na base, sobre ela, um pequeno filtro onde o café é posicionado, alguns pontos também merecem destaque:

  • Use o fogo baixo pra que não corra o risco de queimar o pó e deixar a bebida amarga
  • O pó de café deve ser suficiente pra cobrir a boca do filtro de café, sem precisar compactar 
  • Se você gosta de adoçar a bebida, recomendamos que faça depois de pronto pra não correr o risco de aquecer demais no fundo e amargar.

Tá curtindo as dicas até aqui? Então continue com a gente, agora vamos falar dos acessórios que um bom coffee lover não abre mão! 

Os acessórios que nunca saem de moda 

Agora que elevamos o nível de conhecimento sobre o preparo de uma das bebidas mais populares do país, não dá pra deixar de falar na canecas e copos térmicos que tornam o ritual em torno do café mais completo. 

Aqui na Uatt? somos simplesmente fanáticos por esse tipo acessório que torna o ritual do cafezinho 100% completo! É por isso que estamos sempre criando e desenvolvendo novos formatos e diferentes versões de estampa. 

Por aqui, cor, criatividade e emoção estão sempre presentes, desde a concepção, por exemplo, do shape da caneca, até a embalagem escolhida pra proteger o produto leva sempre em consideração a sua experiência. Queremos espalhar alegria e bem estar pra seus momentos, se envolver café então, melhor ainda. 

Ainda dentro deste contexto, aqui na nossa uattmosfera, tudo é sempre feito pra completar seus momentos, sejam eles com as amigas, com a família, ou mesmo só você com você mesma! Logo, deu match, deu Uatt?

E aí, gostou das dicas e do conteúdo? Deixa nos comentários que vamos adorar ver!