bandeirinhas coloridas em fundo amarelo

15 dicas de decorações para festa junina

Você tem o sonho de fazer um arraiá muito maneiro em casa, mas não sabe como decorar o espaço? Seus problemas acabaram! Compartilharemos a seguir 15 dicas de decorações para festa junina pra ninguém colocar defeito.

Depois das nossas sugestões, você vai ficar conhecido pela galera como a pessoa que realizou o arraiá mais incrível de todos! Está preparado para anotar todas as dicas sobre cores, formas e elementos típicos do São João?

As dicas de decoração de festa junina em casa a seguir apresentam esse mundo alegre, com bandeirolas, comidas gostosas e música animada. Você vai ver que itens simples, como chapéus de palha, podem se transformar em objetos de decoração fan-tás-ti-cos!

Antes de escolher a decoração de festa junina certa, é necessário definir o local onde vai acontecer a festa. Isso porque ela precisa se adequar ao ambiente: caso seja externo, tem que ser mais comedida, à prova do vento e da chuva, e caso seja em um salão coberto, é possível ousar mais nos enfeites.

Dicas de decorações para festa junina de forma criativa

Enfim, chegou o momento de conferir 15 sugestões para deixar a sua festa junina linda e acolhedora. Adiantamos que as dicas vão desde a decoração de festa junina mais simples, como as bandeirolas, até as mais criativas. Aproveite todas as ideias e monte o seu próprio arraiá!

1 – Enfeite com chapéus de palha

Isso mesmo que você leu! Os chapéus de palha não precisam estar apenas nas cabeças dos convidados… Os maiores podem decorar as paredes e pequenos podem ficar na mesa ou nas tampas das garrafas de licor. Outra ideia é utilizá-los como suportes para os docinhos, como se fossem bandejas.

2 – Decore com comidas

Poucas pessoas têm essa ideia para decoração de festa junina, pelo simples fato da comida ser considerada apenas um alimento, mas já pensou em como seria legal servir pasteizinhos em formato de bandeirola? Ou ainda espetar tags coloridas em formato de balão de São João e bandeirolas nos bolos, nas espigas de milho e em outros quitutes?

3 – Pendure bastidores com fitas coloridas nas paredes

Caso você não saiba o que são bastidores, nós explicamos. São molduras redondas utilizadas em bordados, porém, sem o bordado ou com tecidos de chita, enfeitados com tiras de fitas coloridas, são ótimas dicas de decorações para festa junina.

4 – As flores nunca saem de moda

Essa é a decoração mais tradicional de todas, mas nunca erra! As variedades de flores contribuem muito para compor diversos tipos de ambientes, como casamentos, batizados e… festas juninas!

5 – Já pensou nas toalhas de mesa que você vai usar?

A decoração de festa junina da mesa é um detalhe muito importante e deve ser levada muito a sério. Nossa dica é utilizar toalhas quadriculadas, de preferência da mesma cor, para não disputar a atenção com os enfeites. Outra sugestão é fazer apliques nas toalhas com bandeirolas.

homem com chapéu de palha e camisa xadrez

6 – Caixotes podem ser ótimos enfeites juninos

Sabe aqueles caixotes usados para carregar frutas? Eles também podem servir de objeto decorativo para apoiar comidas e enfeites, por trazerem um ar mais rústico, o que tem tudo a ver com a festa de São João tipicamente do interior.

7 – Abuse dos fuxicos

Calma aí! Não são das fofocas que estamos falando, ok? Os fuxicos são artesanatos muito presentes no Nordeste, feitos de retalhos de tecido. O efeito deles juntos traz um colorido à parte! Podem estar nas toalhas de mesa, nas cortinas e nas composições de arranjos.

8 – Use feno para montar um cenário bem legal

O feno é muito utilizado em fazendas para alimentar animais, mas no seu arraiá ele dá um toque especial. Nas cidades, ele pode ser adquirido em casas agropecuárias e petshops.

9 – Fitas de cetim coloridas em todo o espaço

Elas podem virar cortinas, serem trançadas ou ainda enfeitarem a mesa. É um produto versátil e barato que faz toda a diferença por conta das cores e do brilho. Capriche na criatividade e você vai ter uma festa com decoração original e divertida.

10 – Não esqueça do painel para festa junina

Geralmente o painel é colocado atrás da mesa. Podem ser feitos com pallets decorados com flores grandes de papel, bandeirolas e balões coloridos de São João ou murais de madeira.

11 – Flores de papel de seda nas árvores

Essa sugestão de como fazer decorações para festa junina é para festas ao ar livre, com muitas árvores. As flores de papel são adereços baratos e produzem um efeito muito bonito. Você pode escolher papéis com cores fortes, por que não, né?

12 – Guardanapos personalizados são muito charmosos

Eles podem ficar tanto na mesa central quanto nas mesas dos convidados. Você pode investir em estampas com motivos juninos ou optar por dobrar os guardanapos em formato de bandeirola.

13 – Porta-guardanapos também podem entrar na brincadeira

Já que falamos dos guardanapos, os porta-guardanapos também podem compor muito bem as mesas. Eles podem ser decorados com minichapéus de palha ou minibandeirolas. É uma ideia maravilhosa de como fazer decorações para festa junina.

14 – Pipocas em formato de coração

Em vez de comer as pipocas, você pode enfiá-las em um arame maleável e fazer o formato de coração. Esses corações de arame podem ficar também nas árvores junto das flores de papel.

15 – Por fim, fitas de cetim nas cadeiras

Lembram que falamos das fitas de cetim lá em cima? Elas podem ficar muito bonitas quando amarradas nas cadeiras dos convidados. Só cuidado para não escolher fitas da mesma cor, hein? O melhor delas é o colorido!

Na Uatt? você encontra dicas de decoração de festas

Agora não tem mais desculpa para não realizar o seu sonho, né? Coloque em prática nossas dicas de decorações para festa junina e abuse da sua criatividade. Aproveite para conhecer outras dicas de decoração na Uatt? e passe a realizar festas ainda mais lindas.