notebook, calendário de mesa e copo de café

Descubra como fazer calendário de mesa criativo

Nada como deixar a escrivaninha organizada e com a nossa cara, né? Entre cadernetas, planner e agenda, precisamos também de um lindo calendário de mesa. Tanto pra dar aquele toque especial de organização, quanto pra ajudar no planejamento do dia.

Pra que você possa aproveitar todos os benefícios desse acessório maravilhoso, separamos as melhores dicas de como fazer calendário de mesa criativo e, claro, exclusivo. Então, já pega a caneta e o caderno de anotações pra não perder nenhum detalhe e vem com a gente!

Materiais necessários pro calendário

Pra começar a montar o calendário, você vai precisar de uma caixa de mdf com cerca de 15 cm de largura, 10 cm de altura e 3 cm de profundidade; tintas para artesanato; tags; ganchos de artesanato; canetas; canetinhas, papel ou tecido e um rolinho ou pincel.

A caixa vai ser usada pra base do calendário, por isso as dimensões que colocamos são apenas uma sugestão, você pode escolher uma caixa maior ou menor. Ao escolher as cores de tinta, pegue ao menos uma branca.

calendário de mesa de mdf em formato de casa com castiçal de prata ao fundo.

É possível encontrar tags ou etiquetas em diversos formatos e estilos, escolha o que mais te agradar, mas que não tenha estampas ou linhas. Os ganchos podem ter as mesmas cores dos outros materiais.

As canetas e canetinhas vão ser usadas pra marcações e detalhes, o papel ou tecido vai ser usado para o fundo, e o rolinho ou pincel vai servir pra pintar a caixa como você desejar.

Pintando a caixa de mdf

Depois de separar os materiais, você pode começar a pintar a caixinha sem medo de ser feliz. Mas, lembre-se de usar uma tinta base. O mais recomendado é que ela seja branca, pois vai destacar as outras cores.

Pro acabamento ficar impecável, você pode passar mais duas mãos da tinta. Não esqueça de verificar se a tinta está bem sequinha antes de partir pra decoração do calendário de mesa.

Quando a tinta secar, uma dica legal é decorar o fundo com um papel estampado ou tecido. Aplique a cola com o auxílio do pincel pra ela não deixar marcas no calendário. Se quiser decorar a parte externa, o momento é esse.

mesa com materiais de pintura: pincéis, bisnagas de tinta e um aparador para aquarela.

Fazendo as tags pro calendário

Pra não correr o risco do calendário de mesa personalizado ficar confuso, separe seis tags pros meses e sete pros dias.

Pra separar os meses, você pode colocar as primeiras letras de cada um (JAN, FEV, MAR) ou escrever o nome (JANEIRO, FEVEREIRO, MARÇO), escolha o que te agradar mais.

Cada tag vai ficar com dois meses, um na frente e outro no verso:

  1. Janeiro / Fevereiro
  2. Março / Abril
  3. Maio / Junho
  4. Julho / Agosto
  5. Setembro / Outubro
  6. Novembro / Dezembro

Você vai fazer a mesma coisa com as tags pros dias. A diferença é que vai pegar duas pro lado esquerdo e cinco pro lado direito. Não esqueça de iniciar a numeração com o zero.

tags coloridas em rosa, laranja e azul.

Montando o calendário de mesa

A última etapa é a montagem do calendário. Comece medindo a distância de uma tag a outra, pra ficar bem certinho. Marque com a caneta o ponto em que vai colar cada um dos ganchos. Depois disso, cole-os no fundo da caixa.

Espere a cola secar e acrescente as placas de meses e dias do ano. Pronto! Agora você têm um calendário mega criativo, exclusivo e perfeito pra sua escrivaninha. Viu só como fazer o calendário de mesa é bastante simples?

Dê um calendário de mesa de presente

Aproveite que já sabe tudo sobre como fazer calendário de mesa pra fazer um exclusivo e dar de presente com uma agenda, ou planner, pra amigos e familiares. Pode ter certeza que eles vão amar!

Seja pra presentear algum amigo ou pra renovar os seus materiais, se você quer acessórios de papelaria cheios de charme e delicadeza dê uma olhadinha nas opções da Uatt? e aproveite as ofertas especiais!