O Halloween não é exatamente uma parte essencial do nosso folclore, mas vocês hão de concordar que ele tem ganhado força por aqui. Lá fora, a “festa das bruxas” é bastante celebrada em países de língua inglesa, como nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido.
Bom, quem vê de fora acha que a data existe apenas para celebrar superstições e sair por aí perguntando se as pessoas preferem “doces ou travessuras”. Na verdade, data tem muito mais história do que isso!
Pra entender a história
O Halloween é originado no antigo festival Celta de Samhain, quando por tradição, as pessoas acendiam fogueiras e usavam trajes diferentes para afastar os fantasmas. Já no século VIII, o Papa Gregório III determinou que o dia 01 de novembro seria uma data para homenagear todos os santos e mártires; e este feriado, “Dia de Todos os Santos”, incorporou algumas das tradições do festival de Samhain. A data ficou conhecida como All Hallows ‘Eve ( algo como “Dia de todas as reverências”) e, posteriormente, Halloween.
O terror da data
E a gente acha que uma das formas mais divertidas para aproveitar o Halloween é reunir os amigos e contar histórias assustadoras. Essas histórias podem ser contos que ouvimos na infância, fábulas tiradas de filmes, e, por que não, tiradas de livros. E se você também gosta de histórias e livros de terror, vai adorar nossa lista de sugestões.
Confira sugestões de livros de terror!
“Drácula” de Bram Stoker
Em 1897, Stoker deu ao mundo o que se tornaria uma das histórias de vampiro mais bem escritas da humanidade. Apesar de “Dracula” ser uma história contada pela perspectiva de muitas pessoas, a versão de Stoker é a considerada como original. Nela, os personagens principais são Jonathan Harker, um corretor de imóveis; sua mulher, uma professora chamada Mina; Dr. Seward, um psiquiatra, e Lucy Westenra, a aristocrata rico. O livro também apresenta artigos de notícias e outros registros a fim de dar uma imagem completa da história.
Conde Drácula, um nobre da Transilvânia, se prepara para mudar para a Inglaterra. Ele pede a ajuda de Jonathan Harker para encontrar uma casa onde ele possa viver confortavelmente. Harker concorda em auxiliar Drácula o tempo que for necessários, mas logo se vê prisioneiro dentro do castelo e vítima de três esposas do conde. Eventualmente, Harker consegue fujir e confronta o conde em Londres. Ele e seu grupo de caçadores de vampiros recorrem a ajuda de Abraham Van Helsing, o que leva a um confronto mortal entre vivos e mortos. A história também virou filme.
“O Estranho Caso do Doutor Jekyll e do Senhor Hyde” de Robert Louis Stevenson
Esta é a história definitiva sobre personagens cheias de confusões internas e personalidades divididas. “O Estranho Caso do Dr. Jekyll e do Senhor Hyde” conta a história de Henry Jekyll e Edward Hyde, de uma forma que consegue mostrar suspense, terror e mistério.
O livro, escrito em 1886, conta a história de Utterson, um advogado que acompanha os horrores acontecidos em Londres no final do século XIX por um misterioso homem que comete crimes e provoca a polícia metropolitana.
“Carrie” por Stephen King
O primeiro romance de King, e sem dúvida um dos seus melhores, conta a história de Carrie White por meio de entrevistas, artigos de revistas, segmentos de jornais e trechos de livros. Carrie sobre bastante bulling em casa e na escola, mas finalmente descobre seu poder incomum de mover coisas com sua mente. O romance começa com Carrie recebendo seu primeiro período durante o banho na aula de ginástica e surtando porque ela acha que está sangrando até a morte. Então seus colegas começam jogando tampões para ela. Ele só fica pior a partir daí.
Enquanto alguns estudantes com remorso tentam fazer amizade com Carrie, outros alunos planejam uma brincadeira sangrenta por ela no baile de formatura. A brincadeira, que envolve sangue de porco, catalisa um assassinato em massa na pequena cidade do Maine. “Carrie” é muito mais uma história sobre como o bullying pode ter conseqüências mortais e como mal espreita até mesmo nos lugares mais mundanos.
“O Exorcista” de William Blatty
A história do livro que inspirou o filme infame é, de alguma forma, ainda mais assustadora. O romance narra a história da possessão demoníaca completa de Regan MacNeil e dos sacerdotes que se sacrificam para salvar sua alma.
Em “O exorcista”, Regan, a filha da atriz Chris MacNeil, fica doente misteriosamente – assim que sua mãe termina de filmar um trabalho. Como a doença de Regan piora, seus estados psicológicos e fisiológicos ficam alterados, e ela fica quase irreconhecível. No início, Chris acha que a filha está agindo de modos estranhos por conta de seu divórcio recente. Mas quando ela finalmente vai até um sacerdote, o padre Damien Karras, ele admite que pode ser um caso de possessão. Contando com a ajuda do padre Lankester Merrin, os dois homens se enfrentam contra a força diabólica do corpo de Regan.
“A máscara da morte escarlate” por Edgar Allen Poe
“A Máscara da Morte Escarlate” é apenas um conto, mas mostra todo o horror que doenças, infecções e pragas podem trazer para os povos. No livro, uma praga tomou conta da terra. Ele começa como erupções vermelhas no rosto de uma pessoa e termina com a morte da mesma trinta minutos depois.
Um Príncipe reúne-s em um castelo para se afastar da doença. Como ele tem mantimentos suficientes para manter vários convidados por um período de tempo indeterminado, ele chama mais mil pessoas e passa os próximos meses confinado. Cerca de seis meses mais tarde, um grande desastre acontece…
“O Morro dos Ventos Uivantes” por Emily Bronte
Emily Bronte nos traz uma história de fantasmas incrível. O romance segue um menino de rua chamado Heathcliff que foi adotado pela família Earnshaw. A filha, uma garota chamada Catherine, logo se torna amiga de Heathcliff, embora seu irmão tenha ficado com ciúmes do novo garoto.
Catherine e Heathcliff se apaixonam, mas Catherine sacrifíca este amor por um mais seguro com Edgar Linton. Heathcliff é pobre e os Lintons não são. Em um esforço para ser digno do amor de Catherine, Heathcliff foge para tentar ganhar dinheiro.
Ele volta alguns anos depois de ter acumulado uma grande fortuna, e começa um relacionamento com Isabela Linton, irmã de Edgar, apenas como um meio de vingança. O ciúme consome Catherine e ela adoece enquanto ela está grávida. Mais tarde, Catherine dá à luz uma filha e morre pouco depois. Embora, Catherine esteja morta, Seu fantasma assombra e continua influenciando Heathcliff e alimentando sua raiva. O romance tem algumas adaptações para filmes também.
E aí? Gostaram da nossa lista? Tem mais algum livro de terror pra compartilhar? Conta pra gente!