vegano

O que é ser vegano?

No dia 1º de novembro foi comemorado o Dia Mundial do Vegano. Mas será que você realmente conhece esse estilo de vida? Sabe o que ele significa? Caso a resposta seja “não”, fica tranquilo, a gente explica!

vegano

Por que existe esta data?

Celebra-se o veganismo em 1º de novembro, pois, nesse dia, em 1944, foi criada na Inglaterra a primeira e mais respeitada organização vegana do mundo, chamada The Vegan Society. O movimento vegano também pegou emprestado da Vegan Society um símbolo: o girassol.

Vegano é igual a vegetariano?

Não. A dieta do vegetariano, apesar de também excluir as carnes (inclusive a de peixe) pode conter ou não laticínios e ovos, já a filosofia de vida dos veganos exclui QUALQUER tipo de atividade que envolva exploração animal. Então, além de consumirem só alimentos de origem vegetal – cereais, frutas, legumes e verduras – e cogumelos, os veganos descartam o uso de couro, lã, seda e remédios ou cosméticos que foram testados em animais. Eles também não vão a rodeios, zoológicos, touradas, aquários, circo e outros ambientes que utilizem os animais como forma de entretenimento. Ah, e os veganos não compram animais de estimação, só adotam!

Então eles fazem isso para proteger os animais?

Exatamente. O movimento vegano é uma filosofia de vida e postura política que preza pela proteção dos direitos dos animais. Alguns desses direitos são: nenhum animal deve ser maltratado, todos os animais selvagens têm o direito de viver livres no seu habitat, todos os animais têm direito ao respeito e à proteção do homem, nenhum animal deve ser usado em experiências que lhe causem dor, entre outros.

Hmm, entendi. Gostei, acho que vou virar vegano (a)!

Calma aí. Antes é preciso consultar um nutricionista porque quando a dieta vegana é mal planejada pode causar carência de vitamina B12, cálcio, iodo, ferro e vitamina D. Além disso, mudar drasticamente a forma de alimentação pode fazer mal ao nosso organismo, que já está acostumado a rotina. Mas, tomando os devidos cuidados, a alimentação vegana pode ser muito positiva para o corpo. Estudos apontam uma série de benefícios que este tipo de alimentação pode trazer para a saúde, seja na prevenção de doenças, aumento da disposição, melhoria na digestão etc. Além disso, comidas veganas (quando bem preparadas) são saborosíssimas. Quer uma dica? Experimente!

Se você gostou da ideia e quer saber mais sobre o assunto, aqui vão alguns sites legais para você visitar e descobrir mais sobre a vida vegana: Seja VeganoVista-se e o próprio site da Vegan Society.