Decoração: como se organizar em um apartamento pequeno?

Se você também tem um apartamento pequeno sabe que, vez ou outra, tudo pode ficar um pouco apertado – e até mesmo bagunçado. A parte boa é que quando você para pra pensar na decoração, é possível se organizar, e ganhar um pouco mais de espaço.

Aliás, o segredo para valorizar a decoração do seu apartamento pequeno é descobrir como usar cada espaço, e ir aperfeiçoando e otimizando a organização de acordo com as suas necessidades. Pra dar aquela forcinha, a gente resolveu criar um guia definitivo, e reunir algumas dicas pra que o seu apartamento fique com cara daquelas fotos incríveis que a gente vê no Pinterest.

O guia definitivo para a decoração do seu apartamento pequeno!

Quer aprender a deixar o seu apartamento incrível? Então, dá uma olhada nas nossas dicas!

1 – Antes de mais nada, avalie a organização e a decoração atual do seu apartamento

decoração-apartamento-pequeno

  • Quão grande ele é?
  • Quais dos seus objetos pessoais são fundamentais? Quais deles você pode doar? É importante refletir neste tópico porque às vezes o segredo para ganhar bastante espaço e organização em seu apartamento é praticar o desapego. Experimente livrar-se de algumas coisas, reavalie o seu ambiente, e em seguida, livre-se de mais coisas ainda.
  • Como o piso é?  De madeira, azulejo, concreto,  carpete…?
  • Onde estão os espaços livres? Você não deve ficar apenas de olho na metragem quadrada geral. Você deve também se perguntar: existe algum canto estranho do apartamento onde nada pode ser colocado?
  • Comprou algo novo? Será que vai passar pela porta? Alguns apartamentos têm portas mais estreitas e você pode ter que desmontar coisas para conseguir ter um apartamento bem mobiliado.

2 – Faça um Brainstorm!

decoração-apartamento-pequenopinterest

Há uma infinidade de sites que podem te ajudar a encontrar inspiração para fazer do seu espaço minúsculo um lugar agradável de se viver. Como já falamos aqui, o Pinterest é um ótimo lugar pra buscar inspiração, porque você pode encontrar literalmente qualquer coisa sobre este assunto.

3 – Observe o que harmoniza com sua casa

decoração-apartamento-pequeno2

Na decoração de apartamentos pequenos você tem que fazer tudo contar! Ao mesmo tempo, é preciso entender se determinado móvel combina ou não com o seu gosto e com o restante do ambiente. A gente entende que é muito mais fácil optar por móveis funcionais sem considerar o efeito que ele terá dentro do contexto sua casa. Mas não subestime a importância de trazer harmonia para o seu pequeno espaço! De nada adianta ter aquela prateleira que cabe tudo, se você não vai gostar de olhar pra ela, ou se ela não combina com o seu espaço. Da mesma forma que de nada adianta não ter um item que você sempre quis só porque ele não é tão prático assim. Se um elemento vai te fazer sorrir cada vez que você entra em sua casa, então, você pode ficar com ele.

4 – Utilize um mesmo móvel para diferentes funcionalidades

decoração-apartamento-pequeno3

Usando um pouquinho da criatividade, uma cômoda pode servir de “divisória” entre um cômodo e outro. Da mesma forma que se o seu espaço de trabalho consiste em apenas em um laptop, não tem problema nenhum em usar um conjunto de prateleiras para organizá-lo. Uma boa dica para economizar espaço é optar por móveis que tenham mais de uma função, como baús que também servem de banco.

5 – Utilize o seu espaço Vertical

decoração-apartamento-pequeno1

Se tem uma dica que vale ouro, esta seria: utilizar o espaço vertical na decoração do seu apartamento pequeno. E olha, com uma fita métrica em mãos você vai descobrir que tem bastante espaço pra usar com criatividade! Ocupe suas paredes com plantas, quadros, murais, estantes flutuantes, espelhos, e etc.

6 – Por falar em espelhos, use-os sem moderação!

decoração-apartamento-pequeno6

Usar espelhos é um truque bastante eficiente na hora de fazer com que os ambientes pareçam maiores. Além disso, eles dão mais leveza e suavidade porque transmitem uma sensação agradável aos moradores e convidados de um apartamento pequeno. Por conta disso, eles são excelentes aliados na decoração!

7 – Às vezes, menos é mais

decoração-apartamento-pequeno8

Por mais que seja tentador amontoar todas as coisas, e aproveitar cada espacinho do ambiente em uma bagunça organizada, às vezes é importante deixar algumas áreas limpas e vazias porque estas fazem o seu apartamento parecer maior.  E de novo, vale a dica: não guarde coisas que você não usa! Desapegue!

8 – Fique de olho nos detalhes

decoração-apartamento-pequeno7

Já falamos aqui que alguns acessórios simples, como abajures, quadros, ou pendentessão capazes de dar um UP na decoração. Fica a dica!

9 – Busque por móveis e eletrodomésticos compactos

decoração-apartamento-pequeno9

Uma boa forma de manter o seu apartamento organizado de forma prática é buscar móveis e aparelhos eletroeletrônicos em um tamanho reduzido, como TVs de LCD bem finas, fogão cooktop, e mesas que abrem e fecham (levanta e recolhe). Outra forma é buscar móveis que se adaptam, como o da foto acima.

10 – Opte por cores claras e cuide da iluminação

decoração-apartamento-pequeno5

Não, você não precisa ficar apenas no branco convencional. Mas cores claras passam a sensação de que o espaço é maior do que realmente é. Além disso, a maioria dos apartamentos tem apenas aquela boa e velha luz fixa no teto, o que é capaz de fazer um apartamento pequeno parecer ainda menor. Uma saída é usar um número maior de lâmpadas para criar pontos focais, deixar o ambiente mais charmoso, e ainda, fazer com que o espaço fique melhor iluminado e pareça maior.

11 – Finalmente, mantenha o seu apartamento organizado

decoração-apartamento-pequeno4

Existe aquela desordem que, inevitavelmente, sempre vai estar lá mostrando que pessoas realmente vivem no seu apartamento – como um amontoado de livros, travesseiros, ou casacos e bolsas em um rack.  Mas a desordem que você precisa evitar sempre é aquela feita de coisas que você não precisa: revistas antigas, itens que você separou pra doação (e que continuam lá no canto), roupas sujas, e etc. Essas coisas até podem (não deveriam, mas podem) ser perdoadas em residências maiores, mas quem vive em apartamento pequeno vive também uma realidade diferente. Limpeza e organização faz parte da decoração. 😉

A gente acha que sempre é possível tornar um espaço, mesmo que pequeno, com a cara do dono. Com um cuidado especial com a decoração, e um pouquinho de criatividade, é possível deixar o seu apartamento bastante acolhedor e divertido.

Então contem pra gente: vocês também moram em um apartamento minúsculo? Como vocês fazem isso funcionar? Alguma outra dica de decoração? Contem pra gente!