decoração metade azul e metade rosa

Chá de revelação: saiba o que é e veja dicas para organizar o seu

Você está pensando em fazer um chá de revelação? A gestação é um momento muito especial na vida de qualquer família e causa uma grande expectativa. Por isso, fazer uma festa especial pode ser uma ótima opção para comemorar essa grande novidade.

Não sabe o que é chá de revelação ou está em busca de dicas para organizar o seu? Confira o nosso passo a passo e saiba como revelar esse mistério com muita alegria e criatividade!

O que é chá de revelação?

O chá de revelação teve origem nos Estados Unidos, mas ficou muito popular entre os brasileiros nos últimos anos. A ideia dessa festa é simples: reunir a família e os amigos para fazer a revelação do sexo do bebê. 

Na maioria das vezes, até os pais da criança só ficam sabendo se é menino ou menina na hora da festa, junto aos convidados. Isso porque essa informação fica guardada a sete chaves com uma pessoa de confiança até o dia do chá.

Como organizar o seu chá de revelação

Pronto! Agora, você já sabe o que é essa comemoração que ficou tão popular no Brasil nos últimos anos. Então, chegou a hora de se organizar para compartilhar esse segredo com os seus amigos e familiares de uma forma bem criativa. Confira o passo a passo e saiba como fazer o chá de revelação perfeito.

Descoberta do sexo do bebê

O primeiro passo é realizar um exame de ultrassom para a descoberta do sexo da criança. Isso pode ser feito a partir da décima terceira semana da gestação. Porém, a recomendação é fazê-lo somente na décima sexta semana, para aumentar a probabilidade de acerto.

Convocação da BFF

Após marcar o exame de ultrassom, você deve escolher uma pessoa para receber o resultado do teste. Essa tarefa é muito importante, por isso deve ser designada para alguém de muita confiança, como a sua BFF, por exemplo.

Isso porque ninguém além dela saberá o sexo da criança e ela ficará responsável por organizar o momento da revelação. Esse momento exige muita criatividade, e você pode usar balões temáticos representando cada sexo, por exemplo. 

Escolha dos convidados

Como esse é um momento muito especial na sua vida, o cuidado na escolha dos convidados é essencial. Escolha amigos e familiares que são importantes para você e farão parte da vida da criança. 

Por isso, organize a lista de convidados com antecedência. Além disso, caso você já tenha escolhido os nomes para a criança, é legal incluí-los no convite. Assim, você incentiva que as pessoas venham caracterizadas e demonstrem sua torcida por um sexo.

Cardápio da festa

Um bom chá de revelação deve ter comidinhas bem gostosas para aproveitar esse momento de muita expectativa. Por isso, organize um cardápio especial de acordo com o horário escolhido para a festa. Se seu chá estiver marcado para a tarde, por exemplo, você pode apostar nas seguintes opções:

  • salgadinhos;
  • petiscos;
  • torradinhas com patê;
  • sucos e refrigerantes;
  • chás de diferentes sabores.

Por outro lado, se você preferir uma festa à noite, o cardápio pode variar um pouco, com cachorro-quente, sanduíches e espetinhos, por exemplo. Também não se esqueça dos doces! Independente do horário da sua festa, brigadeiros e docinhos de coco são ótimas opções.

Decoração do chá de revelação

Por último, mas não menos importante, você precisa organizar a decoração do chá de revelação. É muito comum utilizar rosa e azul, mas nada impede você de escolher outras cores, como amarelo e branco, por exemplo.

Para ajudar nesse momento, separamos algumas dicas de decoração para você deixar seu evento ainda mais bonito:

  • espalhe balões pelo local com as cores e os nomes escolhidos para cada sexo;
  • cole pontos de interrogação pelo local;
  • distribua plaquinhas com os nomes para os convidados torcerem e tirarem fotos;
  • faça um cantinho da aposta! Essa brincadeira para chá de revelação é bem comum e ajuda a entreter os convidados enquanto aguardam o momento da revelação.
roupinhas de bebe com cores diferentes

Menino ou menina? 5 ideias para a hora da revelação

O segredo da festa estará bem guardado com sua pessoa de confiança, mas nada impede que você ajude na organização do chá. Por isso, veja 5 ideias para a hora mais aguardada desta data tão especial:

1. Bolo surpresa

Que tal esconder o segredo dentro de um delicioso bolo? O guardião do sexo do bebê pode encomendar um bolo com recheio ou massa colorida de acordo com as cores escolhidas para representar cada sexo.

2. Balões temáticos

Nesse caso, o guardião do segredo deve encher uma caixa com balões na cor escolhida para o sexo do bebê. Se for menino, por exemplo, balões da cor correspondente vão subir de dentro da caixa, revelando a grande novidade.

3. Fumaça colorida

Outra ideia bem legal para sua festa é usar uma bomba de fumaça colorida. Geralmente, utilizam-se bastões parecidos com os sinalizadores, que espalham a fumaça da cor escolhida para o sexo do bebê.

4. Papel picado

Já para quem está organizando um chá de revelação simples, uma boa dica é utilizar papel picado, que pode ser comprado ou cortado antes da festa. Na hora de descobrir o sexo do bebê, os pais podem estourar o balão, revelando o sexo do bebê.

5. Caixa da revelação

Que tal o grande segredo ser revelado com um item do enxoval do bebê? Você pode pedir para a pessoa responsável pela revelação comprar o primeiro presentinho na cor do sexo da criança. Dessa forma, os pais podem abrir a caixa com o presente especial na hora da revelação.

Encontre as melhores ideias na Uatt?!

Curtiu o passo a passo que preparamos para você? Se você está pensando em fazer um evento para revelar o sexo do seu bebê, já comece a organizar as ideias e o planejamento.
Já se você gosta de assuntos como o chá de revelação, não deixe de acompanhar o blog da Uatt?! Estamos sempre dando dicas para quem quer organizar as melhores festas e encontrar os presentes ideais para cada comemoração!