Mesa de natal: como ser criativo na decoração e caprichar na hora da ceia

O Natal está cada vez mais perto e com a aproximação da data também vem a correria:  são os presentes para comprar, árvore pra montar, decoração da casa, planejamento da ceia… Aliás, por falar em ceia: é preciso planejar também a decoração da mesa de natal.

Se você também está na correria planejando uma mesa bonita e bem organizada para a ceia de natal, saiba que não é preciso quebrar muito a cabeça para fazer uma decoração natalina que faça sucesso: com alguns objetos decorativos, uma boa dose de criatividade e um tantinho de paciência é possível deixar a sua mesa natalina linda para criar uma ceia pra ficar na história!

Mesa de Natal: afinal, como decorar?

decoração-de-mesa-de-natal

Bom, toda a decoração da mesa de natal começa pelas toalhas e guardanapos. É que quando você escolhe esses objetos com motivos ou cores natalinas, metade do trabalho já está finalizado, e sua mesa já está quase pronta para a grande ceia. Mas pra deixar tudo ainda mais especial, você pode apostar também em objetos criativos para decorar a sua mesa de natal. Abaixo, montamos o checklist do que você deve ter pra arrasar na ceia!

Objetos e cores na decoração da mesa de Natal:

Anote o que você precisa ter  na decoração da sua mesa de Natal:

  • Toalhas e jogo americano: para a toalha, o branco liso é uma escolha que não tem erro. Evite estampas vibrantes e exageradas, para que você não tenha problemas na hora de harmonize essa toalha com os jogos americanos.
  • Jogo de Jantar: como a louça também deve combinar com o restante da decoração, o ideal é que você opte por pratos brancos de cerâmicas ou porcelanas neutras. Já para as taças, tons vermelhos ou dourados formam composições bastante natalinas, que remetem o glamour da época. O legal é que você pode aproveitar e deixar pequenas lembrancinhas sobre os pratos para presentear seus convidados.
  • Cores: Por falar em composições de cores, além do vermelho e do dourado, tradicionais cores nas decorações de Natal, você pode sempre também optar pelo verde, roxo, vinho, azul ou prata. Para não errar, pense sempre em pares de cores: verde e branco, azul e branco, vermelho e dourado, roxo e prata ou amarelo e dourado, por exemplo.
  • Detalhes: depois das cores, os acessórios são os itens que deixam a mesa de natal mais especial. Arranjo de flores, pinhas, castiçais, suporte de velas, arranjos, pinhas, fitas em guardanapos e estampas natalinas deixam a mesa elegante. O mais importante na hora de decidir quais acessórios usar é tomar cuidado com a altura dos objetos, para evitar atrapalhar a conversa entre os convidados – ou desastres ainda piores. Se você escolher decorar com velas, também tome cuidado para evite as aromáticas para não atrapalhar na hora da refeição.

Ok, e como fazer tudo isso sem gastar muito?

A maior dica para caprichar na mesa de natal sem gastar fortunas é não ter medo de reaproveitar o que você já tem guardado de outro Natal. Aliás, sempre é muito interessante reaproveitar itens antigos e adaptá-los para a nova decoração. Laços, fitas e figuras que remetem a data, e que você usou na decoração de árvores, por exemplo, são objetos que podem ser levados à mesa para trazer o encanto do Natal para a sua ceia.

Separamos várias imagens lindas de mesas de natal para você se inspirar: confira!

decoração-de-mesa-de-natal1
decoração-de-mesa-de-natal-azuldecoração-de-mesa-de-natal2
decoração-de-mesa-de-natal-vermelha
decoração-de-mesa-de-natal-vermelha-detalhes

É isso. O que acharam das nossas dicas? Contem nos comentários!