O que levar na mala de viagem [ Bônus: Check list de viagem]

Fim de ano, férias, época de fazer as malas e viajar. Mas, se na hora de por o pé na estrada você também tem dúvidas sobre o que levar na mala de viagem, a gente veio pra resolver a sua vida. É que com alguns truques, tudo pode ser bem mais fácil do que você imagina: fazer listas e dobrar bem suas roupas, por exemplo, reduzem as chances de imprevistos durante a viagem.

O que levar na mala de viagem?

A gente também concorda que organizar a mala pode ser bem trabalhoso. Por mais que tenhamos empacotado tudo que é essencial, sempre ficamos com aquele receio de ter esquecido de algo. Para garantir que tudo o que você precisa vai estar em sua mala, o ideal é que você tenha em mãos um check list de viagem.  Mas para simplificar a sua vida, no final desse post você vai encontrar um cheklist prontinho. A gente também aproveitoou  e montou uma lista de dicas que vão te ajudar a manter tudo super organizado e não esquecer de nada.

22 dicas sobre o que levar na mala de viagem

1) Faça uma lista das peças de roupa que você pretende levar. Lembre-se de anotar também os eventos que você pretende participar ou os lugares que você pretende conhecer durante a viagem. Saber que você vai fazer uma trilha, por exemplo, te ajuda a não esquecer dos tênis para caminhada.

2) Antes de fechar as malas, pesquise o clima do local para onde você vai viajar. Olhe a previsão do tempo para saber se vai chover ou não, e escolha peças que estejam de acordo com o que você deve enfrentar. Aliás, inclua também duas peças pensando na mudança repentina do clima. Mesmo que o local seja de clima frio, sempre vale a pena levar uma roupa de banho e um chinelo. O contrário também funciona.

3) Nada de deixar para a última hora! Comece a fazer as malas com uma semana de antecedência. É que se você arrumar a mala na correria, as chances de você esquecer algo ou levar coisas desnecessárias são maiores.

4) Sempre coloque as peças mais pesadas no fundo da mala.

5) Na hora de escolher as peças de roupa, dê preferência para itens que não amassem com facilidade. É que assim você não se preocupa com ferros de passar durante a viagem.

6) Também aposte em roupas versáteis e de cores básicas. Assim elas poderão ser combinadas entre si mais facilmente. Outra dica é optar por levar na mala aquelas roupas coringas que podem ser usadas durante o dia ou noite.

7) Evite levar jóias e peças de valor. Prefira bijuterias como acessórios.

8) Vai levar lenços ou acessórios? Que tal encaixá-los em pequenos espaços na mala ou até mesmo dentro de sapatos?

9) Evite dobrar as peças menores, como shorts, bermudas e saias. Abertas elas ocupam menor espaço pois as dobras criam volumes desnecessários.

10) Sempre que for colocar os itens em sua mala, acomode uma peça para cada lado, para nivelar a sua bagagem.

11) As roupas mais leves e as peças que você separou para dormir devem ser deixadas por último. É que assim se você chega cansado da viagem, encontrará facilmente algo confortável para vestir e relaxar sem ter que desfazer toda a mala.

12) Se você planeja fazer algumas comprinhas durante a viagem, lembre-se de levar uma bolsa extra. Ela pode ser daqueles materiais leves e maleáveis para que caiba dobrada dentro de sua mala maior.

13) Deixe de lado os potes grandes! Para economizar espaço, leve seus cremes, perfumes e maquiagens, de preferência, em embalagens miniaturas e em compartimento a parte. Os kits de frascos para viagem são perfeitos porque assim você evita surpresas desagradáveis ao abrir a mala.

14) Identifique sua mala, para evitar confusões de troca de bagagem. Alguns tags de mala dão conta do recado.

15) Se você pretende viajar de avião, não leve objetos cortantes na bagagem de mão, como tesouras e alicate de unha, pois estes podem ser retidos.

16) Se você usa óculos, talvez seja interessante levar lentes ou óculos extras.

17) Leve em sua bagagem de mão os itens mais importantes, como documentos, pertences de valor e informações úteis, tais como reservas de hotel, bilhete aéreo, cartão de crédito, números de localizadores de tudo que foi reservado e telefones úteis.

18) Leve uma mini-lanterna, tipo chaveiro, para imprevistos.

19) Em caso de viagem para um lugar frio, leve seu casaco mais volumoso em mãos. É que assim ele não ocupa espaço na mala e você já tem a garantia de que vai poder se aquecer assim que chegar ao seu destino.

20) Leve na bolsa remédios para enjôo e dor de cabeça. Leve também almofada de pescoço para viagens mais longas.

21) Se a sua viagem não é para um local distante e isolado de tudo, pode ficar tranquilo que é bem provável que qualquer item que você precise de farmácia ou outros poderão ser encontrados e adquiridos no comércio local.

22) Para as viagens de longa duração, escolha a mala tradicional, pois as roupas ficam mais bem acondicionadas e amassam menos. As sacolas ou mochilas são mais práticas para viagens curtas.

  [ Bônus: Check list de viagem]

E como promessa é dívida, aí está um checklist prontinho de viagem. É só imprimir e dar check no que você já tem em mãos.

check-list-de-viagem