homem com touca de papai noel segurando presente e pedindo silencio com um gesto

Presente para amigo da onça: 7 dicas criativas para a brincadeira

O amigo secreto, também conhecido como amigo oculto, já virou uma tradição entre familiares, amigos e colegas de trabalho. Porém, você sabia que existe uma variação ainda mais divertida que a versão original? Sim, estamos falando do presente para amigo da onça.

Essa dinâmica é bem parecida com o tradicional amigo secreto, mas guarda algumas peculiaridades que deixam a brincadeira bem descontraída. Por isso, explicamos direitinho como essa dinâmica tão diferentona funciona!

Além disso, se você não sabe o que dar de presente para amigo da onça, listamos as melhores dicas para ajudar nessa escolha. Confira tudo a seguir e saiba como selecionar um presente bem legal e divertido!

Amigo da onça: saiba como essa brincadeira funciona

O amigo da onça funciona da seguinte maneira: os participantes estabelecem um valor a ser gasto na brincadeira e todos levam o presente para amigo da onça no dia combinado para a troca. É aí que entra a grande diferença: não há um sorteio prévio como no amigo secreto tradicional.

O sorteio acontece na hora e cada participante escolhe um presente aleatório, sem saber o que tem lá dentro. Sim, é tudo na base da sorte! Ou do azar… A pessoa abre o pacote escolhido e pode se deparar com um presente incrível ou uma pegadinha muito bem elaborada por outro participante.

A dinâmica continua e a próxima pessoa sorteada abre um novo presente e é aí que tudo muda! Ela pode ficar com o presente escolhido ou roubar o da pessoa anterior. Então, tudo pode acontecer nessa dinâmica!

Você pode escolher um sapato que é a sua cara ou aquela camisa que combina com diversas roupas do seu armário. Contudo, mesmo depois da sua escolha, outra pessoa pode roubar esses presentes a qualquer momento. 

Caso isso aconteça, você vai tirar a sorte grande (ou azar) de novo: deve escolher um novo pacote, que pode ter qualquer coisa, inclusive algo feito por um amigo da onça.

7 dicas de presentes engraçados e criativos para amigo da onça

Você já deve ter percebido que essa brincadeira é muito imprevisível, o que deixa tudo muito ainda mais legal. Para esse momento ser mais descontraído, selecionamos 7 dicas de presentes para amigo da onça engraçados para você zoar bastante com a galera:

1. Canecas divertidas

Alguma pessoa do grupinho gosta muito de café ou é a melhor pessoa para ouvir os desabafos e aconselhar? Mesmo que o presente não seja destinado para uma pessoa específica, você pode escolher uma caneca personalizada de acordo com a característica de algum participante.

Por isso, canecas divertidas com frases como “Troco gente chata por café” ou “Melhor amiga do mundo” podem ser ótimas opções de presente, porque fortalecem piadas internas do grupo. Assim, de uma forma ou de outra, o presente vai chegar na pessoa certa.

2. Agendas personalizadas

A brincadeira do amigo da onça é legal porque pode justamente fortalecer piadinhas internas. Então, se tiver alguma pessoa que é muito desorganizada ou vive esquecendo os compromissos, uma agenda personalizada é uma ótima opção de presente.

3. Despertador

Todo grupinho de amigos ou toda família tem sempre alguém que chega atrasado em qualquer rolê, não é mesmo? Um ótimo presente para amigo da onça pode ser um despertador personalizado, daqueles que tocam um barulho bem alto. Assim, fica muito mais difícil a pessoa perder a hora dos próximos compromissos.

grupo de amigos em roda com dois cochichando um no ouvido do outro

4. Cofrinho

Quem não tem um amigo “mão de vaca”? O cofrinho é um presente para amigo da onça ideal para quem não gosta de gastar muito. Além disso, ele pode agradar a quem precisa guardar dinheiro porque faz exatamente o oposto: gasta até mais do que deve!

5. Copos com canudos decorados

Para quem está em busca de presentes para amigo da onça criativos, o copo com canudo é uma ótima ideia para presentear qualquer pessoa! Isso porque ele é encontrado em diferentes tamanhos e para todos os gostos, com frases e desenhos que podem agradar a qualquer um!

6. Kit para amantes de café

Quem não ama um bom café? Um kit com cápsulas e pacotinhos de café bem diferentes pode ser uma opção para agradar a quase todas as pessoas presentes na brincadeira. 

Além disso, essa ideia de presente para amigo da onça pode virar um recadinho para alguma piada interna. Você pode usar o kit como um “puxão de orelha” naquela pessoa que bebe café até demais, por exemplo.

7. Kit “antiestresse”

Ainda na onda dos kits, você pode preparar uma caixinha com uma máscara tapa olhos para dormir, por exemplo. Outra dica bem legal é incluir sachês de chás que acalmam e até um vale-massagem para aquela pessoa que está sempre estressada.

Encontre os melhores presentes para o amigo da onça na Uatt?!

Gostou das dicas para escolher o melhor presente para amigo da onça? Então, que tal colocar a criatividade para jogo e escolher algo bem especial e divertido para essa dinâmica? Lembre-se: o mais importante é selecionar algo com muito bom humor, assim vai ser um sucesso! 


Além disso, não deixe de nos contar aqui nos comentários qual ideia de presente para amigo da onça você mais gostou! Não se esqueça de conferir outras sugestões de temas e dicas para suas próximas comemorações, aqui no blog da Uatt?!