8 passos para planejar seu ano e realizar mais!

Mais um ano começou e você sabe a importância do planejamento para realizar seus desejos ao longo de 2018? É aquela clássica frase, ano novo, vida nova.

O planejamento é uma programação para chegar ao seu propósito final. Uma organização da rotina para que as atividades se tornem hábitos. Quando utilizamos esse planejamento para prever o que vai acontecer no futuro é possível ser mais eficiente e produtivo, é uma ótima forma de reduzir o desperdício e tempo e de esforço desnecessário, além de ajudar a visualizar o que deve ser feito, o que é prioridade e quais as oportunidades de cada etapa.

Conheça os 8 passos para realizar mais!

  1. Comece anotando o que você quer: 
    Coloque suas ideias no papel. Projetos, ideias concretas ou simplesmente rascunhos para futuros projetos. A ideia no primeiro passo é esvaziar a sua mente para facilitar o processo de criação.
  2. Separe as prioridades:
    Depois de listar todas as suas metas, divida elas por ordem de prioridade. Entenda o que você quer realizar primeiro e coloque em evidência. A maior parte do seu esforço vai ser depositado nessas tarefas.
  3. Organize as suas atividades:
    Organize todas as atividades que são necessárias para realizar cada projeto. Se o seu projeto é aprender uma nova língua, por exemplo, programe as atividades que estão ligadas a essa meta, como: procurar livros indicados para iniciantes, salvar o link de um bom tradutor (ou comprar um dicionário), fazer a matrícula em um curso, se inscrever em grupos de estudos e por aí vai.
  4.  Planeje os custos para a realização
    Essa é uma parte importante, uma vez que o planejamento busca evitar possíveis dores de cabeça. Ninguém quer estourar o orçamento, né? Com a organização antecipada é possível ver onde economizar para conseguir atingir o objetivo.
  5. Defina o tempo necessário de dedicação
    Além da parte financeira, você precisa calcular a quantidade de tempo do seu dia, da sua semana ou do seu mês vai ser necessário de dedicação para a realização da tarefa.
  6.  Defina um prazo para atingir a meta
    Um ano, um mês, cinco anos? Você é quem vai definir, a partir de todos os dados. Mas ponha metas reais, de acordo com o que você realmente consegue cumprir, evitando possíveis frustrações.
  7. Revise seu planejamento periodicamente
    É importante ter o seu planejamento em um lugar que você consiga acompanhar. Um planner, uma agenda e bilhetinhos são indispensáveis para ajudar você com as suas conquistas! Revise, veja se está de acordo com o que você pensou primeiramente, se as atividades estão sendo cumpridas e continue.
  8.  Comemore suas conquistas!
    Indiferente do tamanho de cada meta, se ela foi alcançada, comemore!

Se por acaso um projeto não for mais prioridade em sua jornada ou se não se enquadra mais na sua rotina, não tenha medo de pausar ou abandonar ele. Mas tenha em mente: é muito importante finalizar o que foi proposto e ter certeza que mesmo se for difícil, você está no caminho!

Parece complexo, mas vale a pena! Elaborando um plano de qualidade, você consegue uma espécie de “imunidade” contra a preguiça e faz a vida fluir mais fácil.

Ah, e não se esqueça: os planejamentos podem ser realizados em curto, médio ou longo prazo, não se prenda ao tempo de concretização, mas pense o quanto ele significa para você e o quanto você ficará feliz por realizar isso. Planeje dias incríveis!