Como decorar Jardim

Como decorar jardim: muitas dicas práticas pra se inspirar

Assim como o resto da sua casa, o jardim merece uma atenção especial, né? Com um pouco de criatividade e algumas peças-chave, sua área externa pode ficar linda e se tornar um cantinho pra relaxar e até reunir os amigos! Porém, sabemos como decorar jardim pode não ser assim tão fácil. 

Por isso, montamos uma lista com as melhores ideias de decoração de jardim pra você se inspirar e deixar seu ambiente ainda mais lindo! São milhares de opções práticas e criativas pra todos os estilos de jardim. Dá só uma olhada:

Espaços grandes 

Os espaços grandes podem parecer os mais desafiadores, mas são os mais fáceis de decorar na verdade. Isso porque você pode deixar a imaginação fluir e apostar em vários elementos diferentes pra ter um jardim bonito e barato

Nossa dica aqui é escolher um tema principal pra começar a sua decoração. Por exemplo, decida se você quer um lugar mais cool, relax ou chic pra receber os amigos ou não. Assim, você consegue priorizar os elementos certos. Algumas peças super legais que você pode usar são:

Móveis de jardim 

Com móveis de jardim, você pode criar um ambiente mais aconchegante. Além disso, eles vão preencher um bom espaço e formar um cantinho lindo pra receber a família e os amigos. 

Os móveis de madeira e ferro costumam ficar ma-ra-vi-lho-sos nesses ambientes, além de serem específicos pra áreas externas e super duradouras, né? Você ainda pode completar com várias almofadas coloridas pra dar um ar mais descontraído. 

Muitas plantas e vasos

Não podemos pensar em decoração de jardim sem falar em plantas! Você pode usar e abusar de flores e folhas diferentes pra compor o paisagismo. Aqui vai mais uma dica: não precisa se limitar a árvores e plantas no chão. Misturar plantas em vasos e colocadas no solo fica in-crí-vel e dá um ar super descolado.

Caminhos ou pedras 

Sabe aqueles jardins bem grandões? Se esse é o seu caso, vale muito a pena fazer um caminho! Além de proteger a grama e outras plantas que você tiver, ele dá um charme todo especial. 

Outra dica sobre como decorar um jardim que fica lindo é colocar pedrinhas e cascalhos. Pra lugares mais espaçosos, você pode usar e abusar das pedras maiores pra caprichar na composição do jardim. 

Iluminação é tudo!

Sabemos que você está planejando um jardim maravilhoso e vai querer aproveitar todos os segundos possíveis nele! Pra isso, a iluminação é um fator importantíssimo.

Uma boa iluminação pode mudar todo o ambiente quando está posicionada de uma forma estratégica. Você pode direcionar aqueles refletores maiores pros pontos que mais gosta da decoração ou espalhar várias luminárias de jardim pra dar um ar mais aconchegante. 

Como decorar Jardim

Espaços pequenos 

Já se você quiser entender como fazer um jardim bonito, mas não tem muito espaço, o legal é apostar elementos-chave mais diferentões pra preencher a área, mas sem deixá-la cansativa e carregada de informações. 

Não é porque seu jardim é pequeno que você não vai cuidar e deixá-lo maravilhoso como o resto da sua casa, né? Existem tantas ideias pra decorar jardim pequeno que você vai se surpreender! Quer ver alguns exemplos? 

Jardim vertical

O jardim vertical é uma dos melhores e mais criativos jeitos de como decorar jardim pequeno. Pra você ter uma ideia, muitas pessoas criam um desses até mesmo em varandas de apartamentos! 

Os mais comuns são os jardins verticais de madeira que, por sinal, são lindos, com flores variadas. Contudo, você pode fazer do jeito que mais gostar e até reciclar algum móvel ou pallet que tenha parado aí na sua casa. Dá até pra aproveitar e fazer uma hortinha bem completa. 

Pedrinhas e cascalhos

Assim como no exemplo de como decorar jardim grande, mesmo que você tenha um espaço menor, pedras e cascalhos ficam maravilhosos! O segredo aqui é apostar em pedrinhas menores pra combinar mais com o ambiente. 

Elas deixam o terreno mais plano, harmonizam muito bem com as plantas e ajudam a delimitar o espaço. Isso sem contar que existem muuuitas variações de pedrinhas, na maioria das vezes, bem acessíveis pra montar um jardim bonito e barato.

Cordões de luz

Não é porque o seu jardim é pequeno que você não deve investir em uma iluminação legal. Muito pelo contrário! A iluminação vai dar o charme que você nem sabia que queria pro espaço. 

Porém, diferentemente de lugares grandes, nesses espaços menores, fica muito mais legal e aconchegante colocar uma iluminação mais estilosa, como os cordões de luz. Pode ter certeza que esse pequeno detalhe vai mudar completamente o ambiente, e você não vai mais querer sair do seu jardim!

Jardim de inverno 

As ideias de como decorar jardim não se limitam aos espaços externos! Você já ouviu falar em jardim de Inverno? Essa é uma opção incrível pra quem quer manter o contato com a natureza, mas não tem um quintal. 

Você pode montá-lo em qualquer cantinho de casa, seja embaixo da escada, seja na sacada do apê, no batente da janela ou qualquer outro lugar que achar legal. A dica é aproveitar lugares que batam sol pras plantinhas crescerem saudáveis.

Todas as dicas que demos ali em cima valem pra você criar o seu próprio jardim de inverno. É sério! Ele pode ser um jardim vertical, com pedrinhas, luzinhas, vasos diferentes e até um caminho por dentro, se ele tiver um tamanho razoável. 

Aqui na Uatt?, você encontra dicas e muito mais!

Curtiu nossas dicas de como decorar jardim? Aqui na Uattmosfera, você sempre encontra conteúdos assim e muitos presentes personalizados pra completar a sua decoração! Não deixe de acompanhar as novidades no nosso blog e no site da Uatt?.