como fazer churrasco

8 melhores dicas de como fazer churrasco do jeito certo

Não vá pensando que basta pegar o carvão, a churrasqueira e a carne pro rolê ficar pronto! O churrasco é mais que apenas uma refeição e, como toda boa festa, precisa de planejamento pra acontecer. Pra nada ficar de fora da sua organização, vamos trazer dicas aqui de como fazer churrasco do jeito certo.

Assim, você não corre o risco de esquecer algum item importante pra tornar seu rolê impecável e agradar a todos! Reunir a família e os amigos é tudo de bom, imagina com uma carninha assada de primeira? Vai ser ainda melhor! Então, venha conferir nosso passo a passo pra fazer o churrasco perfeito!    

1. Monte a lista de convidados 

Não dá pra comprar os ingredientes necessários pro churrasco apenas de cabeça, viu? É preciso montar uma lista com o nome de todos os convidados pra prever tudo que vai ser consumido, considerando a quantidade de carne certa por pessoa

Isso impede você de desperdiçar tanto alimento quanto dinheiro e ainda permite que você invista o valor que sobrar em outras opções de pratos que vão deixar seu churrasco bem mais completo. Legal, né?     

2. Planeje bem o churrasco

Pra seu rolê ser um verdadeiro sucesso, não deixe passar nenhum detalhe no seu planejamento! Isso inclui pensar no tipo de carne escolhida, nos acompanhamentos a serem preparados ou nas bebidas servidas ao longo da comemoração. 

Esses cuidados também precisam considerar outros fatores, que vão além dos equipamentos e ingredientes necessários, como decidir quem vai preparar os pratos e como acender a churrasqueira da maneira correta pra carne ficar no ponto ideal pra consumo no tempo certo. 

3. Procure por promoções

Já diz o ditado popular: “é melhor prevenir que remediar”, não é mesmo? Então, não deixe pra comprar tudo que você precisa pro seu churrasco na véspera do evento, pois isso pode pesar demais no seu bolso! Monte a lista de produtos necessários com antecedência e vá acompanhando os preços no mercado. 

Desse modo, é bem mais fácil encontrar promoções exclusivas com produtos que você precisa por valores bem mais em conta. É uma atitude que seu bolso e seus convidados vão agradecer demais!     

4. Temperos são sempre bem-vindos 

Quem disse que só o sal grosso pode dar sabor aos seus espetinhos? Existem muitos outros temperos bacanas por aí que podem deixar suas receitas pra churrasco com gostinho de “quero mais”. Use a criatividade e aposte em combinações diferentes pra surpreender seus convidados! 

Outro cuidado necessário é escolher o melhor momento pra colocar o tempero nas peças, de modo que elas não fiquem nem muito salgadas, nem absolutamente sem sabor. Afinal, ninguém merece comer um prato mal temperado, não é mesmo? Preste atenção nisso!    

como fazer churrasco

5. Tenha os utensílios certos 

De nada adianta aprender como fazer churrasco do jeito correto se você não tem as ferramentas adequadas pra colocar o plano em ação! Além de facilitar seu trabalho, os equipamentos pra churrasco são importantes pra garantir sua segurança e deixar a carne do jeitinho que a gente gosta. 

Por isso, tenha sempre um kit churrasqueiro à disposição, antes de iniciar essa aventura. Facas grandes, pegadores, chairas e uma boa tábua de madeira são exemplos de itens que não podem ficar de fora da sua lista de compras! 

6. Não se esqueça dos acompanhamentos

Fala sério, sem um bom acompanhamento, não é churrasco, né? Essa é a chance perfeita pra você inovar no cardápio da sua festa e deixar os convidados ainda mais de queixo caído! 

Incluir opções como um bom pão de alho, uma farofa ou aquela vinagrete perfeita é sempre uma ótima pedida! Ainda dá pra aproveitar a oportunidade e servir essas delícias numa tábua de degustação bem bonita, que vai levar mais elegância à decoração e deixar seus convidados à vontade pra experimentarem o que quiserem!  

7. Vá além da carne 

Não só de espetinho de carne vive um churrasco, sabia? Até porque costuma ter uma galera que não é muito chegada a esse tipo de prato. Pra agradar a todo mundo, você pode pesquisar por novas alternativas de como fazer churrasco mesmo sem as carnes. 

Duas opções bacanas pro seu cardápio, que já caíram no gosto da galera, são os espetinhos de queijo ou os vegetarianos, feitos de cebola, abobrinha, tomate e outros tipos de legumes. Assim, ninguém pode reclamar que saiu do rolê chateado por ter comido apenas arroz e vinagrete, não é mesmo?  

8. Tudo está em ordem? É hora de colocar em prática! 

Já aprendeu como fazer churrasco, separou os equipamentos certos e colocou o carvão pra esquentar? Então, chegou a hora de colocar em prática tudo o que ensinamos neste post aqui. Tenho certeza de que vai ser molezinha pra você a partir de agora!  


Já reúna a galera, prepare o cooler com a cerveja geladinha e ligue a música no último volume pra curtir sem medo esse momento especial. Com certeza, vai marcar a história de vocês com muitas lembranças felizes e engraçadas!