como fazer um bom café

Como fazer um bom café: 6 dicas infalíveis pra você arrasar

Você é daquelas pessoas que não passam um dia sem um cafezinho? Essa delícia pode ficar ainda mais incrível com as dicas que vamos trazer aqui. Seguindo nossas sugestões, fica impossível não incluí-la na lista das melhores coisas do mundo. Venha com a gente aprender como fazer um bom café!

Montamos um passo a passo bem simples, que qualquer leigo na cozinha pode realizar, assim você não vai ter mais dúvidas na hora de preparar essa maravilha. Sabe o cafezinho com a galera do escritório ou na reunião da sua família? Ele nunca mais será o mesmo! Corre lá pra conferir: 

1. Escolha um café de qualidade

Seguir direitinho cada passo da receita de café é muito importante pra chegar a um bom resultado, mas podemos contar um segredo: o processo depende muito mais da qualidade do grão que você utiliza! Por essa você não esperava, hein? 

Por isso, é fundamental que você avalie bem o produto antes de levar pra casa. Nem precisa ser um especialista em café pra isso, viu? Basta ficar atento a certos aspectos como fragrância, textura, ponto de torra, entre outras características que garantam a excelência do produto.

2. Decida onde o café será feito

Há quem não abra mão do coador de café, enquanto outros preferem a bebida fresquinha feita na cafeteira. As opções são realmente muito diversas e todos esses métodos têm pontos altos e baixos quando o assunto é preparar o café perfeito. 

Então, essa decisão de onde preparar a receita é realmente uma questão de preferência e fica por sua conta. Vale muito a pena testar as diferentes maneiras pra descobrir a que mais combina com você.

3. Preste atenção na temperatura da água

Talvez você, assim como tantas outras pessoas por aí, também acredite que a água não tem influência nenhuma no resultado do café, mas pasme: ela é essencial no processo! O certo é sempre usar água filtrada ou mineral pra preparar a bebida, porque evita que elementos como cloro interfiram no sabor. 

Outro cuidado importante tem relação com o tempo de fervura. Normalmente, esperar em torno de um minuto já é suficiente. Já se você tem um termômetro em casa, experimente usá-lo pra acompanhar o aquecimento da água, assim você vai chegar rapidinho na temperatura ideal pro café, deixando-o prontinho pra servir! 

4. Não exagere nas medidas 

Nada de sair colocando pó de qualquer jeito! Se você quer mesmo aprender como fazer um bom café, é preciso seguir as medidas recomendadas pra alcançar esse resultado. Geralmente, o número de colheres acompanha a quantidade de água, sendo comum a proporção de 5 a 6 pra cada litro. 

As medidas certas pra fazer um bom café também dependem da sua preferência por um sabor mais forte ou mais fraco. Quanto mais fina a moagem do seu pó, mais a bebida fica aguada. Quem prefere um aspecto cremoso, como o proporcionado por cafeteiras elétricas, deve procurar por um pó mais grosso. 

Especialistas defendem que você não adicione colheres de açúcar no preparo do café pra não interferir no gosto da bebida. Porém, cá entre nós: nem todo mundo tem estômago pra consumi-lo assim, sem nada. Se você faz parte desse grupo, coloque açúcar ou adoçante somente após o líquido ficar pronto.

como fazer um bom café

5. Siga o que o passo a passo manda

No preparo do café, também é assim: manda quem pode, obedece quem tem juízo! Por isso, não deixe de lado as orientações sobre como fazer um bom café pra executar a receita do seu jeito. Ignorar as indicações de quem já entende de cozinha é ir em direção ao erro. Não é isso que você quer, certo?

Com a internet, você ainda pode encontrar as informações certas pra preparar o melhor café do mundo de modo bem rápido. Basta abrir o Google e digitar suas dúvidas que um universo de respostas vai aparecer diante de você. Descobrir como coar café ou qual é o melhor filtro de papel nunca foi tão fácil como agora!

6. Guarde seu café com carinho 

Depois de concluir a preparação do café, não largue o pacote de pó em cima da mesa e deixe-o por ali mesmo. A falta de conservação adequada do produto pode fazer ele perder as propriedades. Aí, não vai ter receita perfeita que solucione o caso! 

É indicado armazenar o ingrediente dentro de vasilhas com tampa e colocá-lo dentro da geladeira. Também dá pra guardá-los em potes fofinhos que ainda vão servir como artigos de decoração pra sua cozinha!

Detalhes que vão deixar seu café ainda mais perfeito

O sabor do seu café já vai ficar im-ba-tí-vel depois das nossas dicas. Quer surpreender ainda mais seus convidados na hora de servir a bebida? Experimente ter um pedaço de chocolate meio-amargo no fundo da xícara: o resultado vai ser impressionante! 

Também dá pra substituir o açúcar por mel para adoçar a receita, assim você altera o sabor do café. Essa combinação ainda vai ser benéfica para o seu organismo (desde que seja consumida com moderação). 


Agora que você já percebeu que não existem segredos sobre como fazer um bom café, tire um tempo pra organizar a decoração da sua casa e deixá-la ainda mais aconchegante pra receber seus convidados. Na Uatt?, temos diversos utensílios de cozinha pra deixar qualquer um babando, conheça nossas coleções!