homem carregando bolsa térmica amarela

Passo a passo de como lavar bolsa térmica

Você sabe como lavar bolsa térmica? Com todas as demandas e a correria do dia a dia, muitas vezes precisamos comer fora de casa. Assim, ela acaba sendo um item útil e resolvendo nosso problema de carregar comida.

Com o uso diário deste item, em algum momento, a higienização é necessária. Afinal, ainda que você seja muito cuidadoso e não derrame nada na sua bolsa térmica, podem ficar alguns odores. Por isso a Uattmosfera preparou um passo a passo pra ajudar nessa tarefa. Confira!

Como uma bolsa térmica funciona

Para saber como lavar bolsa térmica, precisamos entender um pouco mais sobre ela. Assim, é possível perceber a necessidade de cuidar bem desse item. Afinal, sua utilidade e praticidade podem salvar o nosso dia.

Mas o que é bolsa térmica? Qual a diferença dela para uma simples lancheira? Ela é um acessório que permite carregar alimentos e bebidas de forma segura e limpa. O compartimento interno é revestido por uma manta térmica protetora que impede que o que está dentro seja afetado pela temperatura externa.

Ela mantém a temperatura do alimento por um bom tempo (uma garrafa de água fica gelada por algumas horas, por exemplo). Isso nos permite levar alimentos para o trabalho, para um passeio na praia, para o parque ou até mesmo para a academia.

É justamente o revestimento interno que necessita um cuidado especial. A parte externa costuma ser bem resistente, mas o mesmo não pode ser dito da parte interna. Seja uma bolsa térmica grande ou pequena, é preciso cuidar bem dela para que as suas propriedades não sejam afetadas.

Atenção na hora de escolher o modelo ideal para você. A parte externa ou o tamanho não influencia no funcionamento do artigo. Porém, uma bolsa térmica pequena, por exemplo, é ideal para levar um lanchinho e alimentos menores.

Higienização

A lavagem é essencial, mas há outras coisas importantes que você pode fazer para prevenir que sua bolsa térmica fique muito suja ou com um cheiro desagradável. O primeiro ponto de atenção é tomar muito cuidado na hora de ocupá-la.

Não coloque alimentos em contato direto com a bolsa, por exemplo. Leve frutas embaladas em um papel plástico. Refeições e até pratos com molho ou caldo podem ser levados, mas é importante garantir que estejam em recipientes bem fechados, até porque ninguém merece um acidente daqueles, né?

Tome cuidado com as bebidas e os alimentos muito gelados, para isso, você pode envolvê-los com uma sacola plástica. Isso porque eles “suam” com o passar das horas, deixando sua bolsa úmida. Isso é um problema, pois, dependendo da quantidade de umidade e do tempo que ela fica fechada, pode começar a surgir bolor (eca!).

Uma boa prática diária ou ao menos semanal é higienizá-la. E, se você não sabe como limpar a bolsa térmica, a gente ensina! É só passar um pano limpo umedecido com álcool 70%. Assim, você elimina as bactérias e reduz as chances de ficar aquele odor forte.

bolsa térmica verde ao lado de uma sacola de papelão

Como lavar sua bolsa térmica

Agora vamos acabar com suas dúvidas de como lavar bolsa térmica. A maioria dos fabricantes recomenda fazer isso à mão e nunca na máquina de lavar. Fique atento às instruções da sua bolsa térmica para não correr o risco de estragá-la. Na etiqueta ou no manual, você encontra informações específicas sobre cada modelo.

O que você vai precisar

O primeiro passo de como lavar a bolsa térmica é separar tudo o que vai utilizar nessa tarefa. Você vai precisar de uma esponja macia — pode ser como as que a gente usa pra lavar louça —, detergente ou sabão neutro, e água.

Tire os resíduos

Faça uma checagem geral para ver se algum resíduo não acabou ficando para trás. Procure por grãos, farelos e resto de embalagens. Você pode pegar uma folha de papel toalha, pingar um pouquinho de álcool nela e passá-la no interior do produto antes de lavar.

Umedeça a esponja

Agora sim vamos começar a lavagem em si. Primeiro, umedeça a esponja (não precisa deixá-la encharcada). Coloque um pouco de detergente ou sabão na parte macia (é importante que ele seja neutro para não deixar cheiro na comida depois).

Esfregue

Esta etapa precisa ser feita com muito cuidado. Esfregue delicadamente todo o compartimento interno, o fundo, as laterais e não se esqueça dos cantinhos. Caso você esfregue com muita força, a manta térmica pode ser prejudicada.

Enxágue

O enxágue também deve ser feito sem exagero, não precisa encharcar a bolsa. Em uma pia ou tanque, deixe a água cair, apenas o suficiente para tirar o detergente. Em seguida, deixe o excesso escorrer.

Secagem

Não é bom torcer sua bolsa térmica. Ao invés disso, deixe secar em um local arejado, onde não bata sol. É muito importante que ela esteja bem seca antes do próximo uso.

Bônus: bicarbonato de sódio

Caso tenham ficado manchas ou um cheiro muito forte de algum alimento, não se preocupe, nós temos uma dica de como lavar bolsa térmica com bicarbonato de sódio. Basta diluir uma colher de sopa em 0,5 L de água.

Pegue um pano, mergulhe na solução e torça. Agora é só passar o pano no interior da bolsa e dar uma esfregadinha de leve. Então, pegue outro pano, molhe com água limpa e passe no interior. Isso vai eliminar os fortes odores e as manchas, depois é só deixar secar.

Bolsas térmicas práticas e estilosas você encontra na Uatt?

Explicamos como lavar bolsa térmica e agora você pode usá-las sem medo! A Uatt? tem modelos lindos pra você levar para onde quiser, além de muitos outros presentes criativos e itens para usar em qualquer situação. Não deixe de conferir nosso catálogo!