camisetas organizadas em uma gaveta

Como ser organizado: 7 dicas para colocar em prática hoje mesmo!

Pelo celular, pela televisão ou pelo próprio computador, não é de hoje que muitos estímulos nos distraem dos nossos afazeres diários, não é mesmo? Se você precisa de algumas dicas sobre como ser organizado, deixar a procrastinação de lado e ser mais produtivo, está no lugar certo! 

Separamos alguns hábitos simples que você pode colocar em prática hoje mesmo e notar as mudanças na sua rotina. As dicas a seguir vão ensinar como ser mais organizado nos estudos, no trabalho e no dia a dia de compromissos, tanto no home office quanto no escritório. Então, bora começar? 

1. Planeje o seu dia

O primeiro e mais importante passo é planejar o seu dia. É preciso saber tudo o que você precisa fazer, quando e como vai executar isso. Assim, você sabe com mais clareza como organizar a rotina, sem deixar nenhuma tarefa importante para trás. 

Você pode fazer essa organização no dia anterior ou logo cedinho, quando acordar. É muito fácil: pegue a agenda ou o planner diário e escreva todas as tarefas que precisa realizar no dia em formato de lista. Determine também quanto tempo vai gastar para cada atividade, para não sair marcando coisas demais. 

Outra vantagem de anotar todas as tarefas é que, à medida que finalizar cada uma delas, você pode riscá-las da lista e ter a satisfação de ver item por item sendo feito com sucesso. Pode apostar que isso vai dar um gás a mais para você continuar sendo produtivo!  

2. Saiba priorizar as tarefas

O próximo passo de como ser organizado é um complemento da dica anterior. Além de listar as tarefas, é muito importante colocá-las em ordem de prioridade. Essa sequência deve ser clara para você não perder nenhum prazo importante nem se enrolar em uma atividade menos importante que outra.

Distribua sua lista de acordo com a data de entrega, mas também considerando a dificuldade da tarefa. Se você acha que ela demora mais de um dia para ficar pronta, já é um sinal para iniciá-la com antecedência e deixar um espacinho reservado nos próximos dias também. 

3. Evite distrações 

Outra dica muito importante sobre como ser mais organizado e produtivo é evitar as distrações e parar de procrastinar suas tarefas. Tente reparar naquilo que mais tira sua atenção: podem ser as redes sociais, um vídeo no YouTube, a televisão ligada, entre muitas outras coisas. 

Para resolver, essa questão é simples: fique longe das distrações! Deixe o celular no modo silencioso, restrinja as notificações de aplicativos no computador e assim por diante. Lembre-se de que isso é temporário: quando conseguir se concentrar nas tarefas, você vai realizá-las mais rapidamente e ter mais tempo livre para curtir sem preocupações. 

4. Mantenha o ambiente limpo 

Bom, não podemos esquecer as distrações do próprio ambiente. Infelizmente, um local bagunçado e cheio de informações também interfere na sua organização e na sua produtividade. Com tudo no devido lugar, fica bem mais simples se concentrar naquilo que precisa ser feito, além de encontrar seus materiais com mais facilidade. 

Os porta-objetos da Uatt? são ótimos para ajudar nisso. Chega de papéis, canetas e clipes espalhados por todo lado. Aproveite para organizar os documentos em pastas, jogue fora tudo que não usa mais e deixe apenas o necessário na mesa. Você vai notar a diferença na hora! 

planner com calendário e papeis para anotações

5. Use aplicativos para ajudar 

Se essa tarefa de como ser organizado ainda é difícil para você, além de agendas e planners, existem alguns truques que podem dar uma mãozinha na hora de lembrar dos compromissos. O mais prático é contar com a ajuda de aplicativos de organização, como o próprio calendário do Google. 

Principalmente se você procura um jeito de como ser organizado no trabalho, esse app gratuito é incrível. Nele, você pode deixar visível todos os eventos e reuniões, além de receber lembretes tanto no celular quanto no computador. Outra funcionalidade muito legal é fixar seus horários na agenda e compartilhá-los com seus colegas de trabalho.

6. Separe um tempo para descansar

É isso mesmo! O momento de descanso também deve fazer parte da sua rotina. Esse tempinho para respirar, encher seu squeeze e dar uma esticada nas pernas é fundamental para você continuar concentrado nas suas atividades. Isso faz você voltar revigorado e pronto para produzir muito mais. 

O ideal é, a cada 50 minutos de trabalho ou estudo, fazer uma pausa de 10 minutos para se desligar das tarefas. Nesse tempo, vale brincar com seu pet, fazer um lanchinho ou até dar uma espiada nas redes sociais. Porém, preste atenção: são só alguns minutos! Não vale entrar no loop do feed e se esquecer de voltar para as tarefas, hein?! 

7. Não se cobre tanto

Uma das dicas mais importantes se você está buscando formas de como ser organizado é: não se cobre tanto! Está tudo bem se você não der conta de todas as tarefas em um único dia. Todos temos momentos, dias em que estamos a todo vapor e dias em que parece que nada flui como esperamos. 

O importante é não deixar de tentar. Faça sua programação do dia, priorize e determine os horários de cada tarefa, mas não se culpe caso não cumpra todos os compromissos. Você sempre terá amanhã para finalizar o que ficou para trás. 

Sua rotina é muito mais prática com a Uatt?! 

Então, anotou todas as dicas para ser mais organizado no trabalho e nos estudos? Está pronto para colocá-las em prática e ver uma mudança radical na sua produtividade? Conte nos comentários o que funcionou para você e mais alguma dica que acha que pode ser útil para mais pessoas! 

Se curte esse tipo de conteúdo, você não pode perder os posts no Blog da Uatt?! Além de falar sobre como ser organizado, temos dicas de decoração, moda, filmes, livros, viagens e muito mais conteúdos incríveis para você se inspirar. Estamos esperando por você!