Quem nunca abriu o Instagram e pensou em comprar um produto ou serviço que viu alguém elogiando muito? Bom, esse é exatamente o trabalho de um influenciador digital. O ramo dos influencers cresce a cada dia, possibilitando que cada vez mais pessoas trabalhem de forma independente, nas redes sociais.
Você já pensou em ser um influenciador? Neste artigo, vamos contar mais sobre essa profissão que está bombando e dar algumas dicas bem práticas para se destacar nesse meio. Se você quer saber mais sobre como ser um influenciador digital, é só continuar por aqui!
O que é um influenciador digital?
Se você tem alguma dúvida sobre o que é um influenciador digital e como esse profissional trabalha, pode deixar que a gente explica tudo! Basicamente, um influencer é uma pessoa que é referência em determinado segmento e usa esse poder para divulgar produtos ou serviços que tenham a ver com a própria imagem.
Em outras palavras, são pessoas sempre conectadas nas redes, que possuem bastante seguidores e constroem uma relação com o público. Por meio disso, elas são contratadas por marcas que se reconhecem no estilo delas para ter uma aproximação diferenciada com os consumidores.
O que faz um influencer?
Agora que já falamos sobre o que é um influencer, precisamos também explicar o que faz um influenciador digital. Resumidamente, eles são responsáveis por criar uma relação de confiança entre o público e uma marca.
Entre as atividades do dia a dia de um influenciador digital, são comuns: conteúdos diários nas redes sociais, posts patrocinados por marcas, palestras, participações em eventos e, é claro, comunicação com o público.
Hoje, existem tantos mercados diferentes para influencers que é difícil mencionar todos, mas alguns exemplos bem comuns são os setores de moda, beleza, gastronomia, games, esporte, vida fitness, maternidade e por aí vai.
Como se tornar um influenciador digital?
Se você se interessou pela profissão e está considerando investir nas suas redes sociais, vamos mostrar o que é preciso para ser um bom influenciador digital. Dá só uma olhadinha nesses passos que vão ajudar muito você a se tornar um influencer.
1. Defina seu nicho
O primeiro passo para se tornar um influenciador digital de sucesso é definir o nicho em que deseja atuar: com quais assuntos você possui mais familiaridade e gostaria de explorar?
Quanto mais conhecimento você tiver nesse tema, melhor será! Isso ajuda você a atrair pessoas que tenham os mesmos interesses e gostariam de aprender mais sobre o assunto em questão.
2. Planeje-se
Essa é a hora de pegar seu planner e começar a fazer um brainstorm! Para ter relevância nas redes sociais, é preciso constância. Sendo assim, é importante que você tenha um calendário de publicações para sempre abastecer as redes com novos conteúdos.
Nesse planejamento, você pode incluir as datas e os horários de publicação, além do formato, como fotos, vídeos, textos, etc. Ah! Não se esqueça de incluir as datas comemorativas que tenham a ver com seu nicho.
3. Crie conteúdos relevantes
Bom, criar qualquer tipo de conteúdo não basta para ser um influenciador digital. É preciso que os assuntos sejam relevantes e chamem a atenção do seu público. Para se destacar nesse mercado, exercite sua criatividade, procure referências e utilize abordagens diferentes. Nada de copiar e fazer mais do mesmo!
Além do conteúdo em si, uma legenda bem construída faz a diferença na hora da publicação. Usar palavras-chave e hashtags, por exemplo, vai dar uma bela ajuda na divulgação orgânica do seu conteúdo.
4. Seja você mesmo e engaje com seu público
Não importa o número de seguidores que você tenha, o principal é ser você mesmo e manter uma comunicação aberta com seus seguidores. Afinal, o conceito de influenciador digital é ser uma ponte confiável entre seu público e uma marca.
Responda ao máximo de comentários que puder, interaja com os seguidores pelos stories, tire dúvidas, faça lives, etc. Outro ponto crucial: nunca divulgue nada apenas por divulgar. Sempre confirme a qualidade do produto e se ele faz parte do seu nicho, senão você pode quebrar a confiança dos seus seguidores.
5. Networking é tudo!
Para um influenciador digital, as conexões são extremamente importantes. As parcerias têm o potencial de tornar seu perfil cada vez mais conhecido, além de ser uma troca de experiências enriquecedora, principalmente para quem está começando nessa profissão. Então, não espere para procurar por outros influencers do seu nicho e criar uma rede de contatos.
6. Estude sobre o Marketing Digital
Como podemos perceber, para ser um bom influenciador digital, é preciso dominar algumas estratégias para engajar o público. Neste sentido, o Marketing Digital oferece as ferramentas adequadas e ajuda você a definir as melhores táticas para o seu nicho escolhido. Pode ter certeza de que vai fazer toda a diferença nos seus resultados!
A Uatt? ajuda você a organizar sua rotina de influencer
E aí, curtiu saber mais sobre o mundo dos influencers? Para ajudar nessa rotina corrida de posts, publicidades e parcerias, você pode contar com a Uatt?! Na nossa loja, você encontra itens de decoração, papelaria, squeezes personalizados e muito mais, tudo para deixar seu dia a dia mais prático e estiloso.