Sim, o ano passou rápido! E se você está super ligado no calendário e tem um filho, sobrinho, afilhado ou neto pequeno, deve se preparar: já é hora de começar a pensar no presente para o dia das crianças.
A gente sabe que nesta data, a primeira opção que vem à cabeça é entregar algum tipo de brinquedo. E é exatamente por isso que ser criativo e acertar na escolha de um presente para crianças é uma tarefa quase impossível: quem aqui nunca ficou horas e horas passeando pelas prateleiras chamativas de uma loja?
Encontrando um presente criativo para crianças
Mas para te ajudar a fugir do óbvio e escolher um presente bem criativo, a gente resolveu unir aqui algumas sugestões de itens para meninos e meninas de todas as idades. E pra completar, listamos algumas dicas pra aproveitar o dia com o seu pequeno. Confira!
Coleção Bubu e As Corujinhas: Bonie
De 0 a 1 ano:
Antes de mais nada é importante ressaltar que nos primeiros meses de vida as crianças ainda assimilam o mundo apenas como um grande caleidoscópio de cores e sons. Elas não compreendem o mundo ao seu redor, e é por isso que se você for optar pelo caso específico de brinquedos, é interessante preferir itens mais vistosos, leves e de várias texturas – porque assim eles irão estimular os sentidos da visão, da audição e do tato. Outra opção é optar por presentes que vão agradar os papais e mamães.
De 1 a 3 anos:
na faixa do 1 aos 3 anos de idade os pequenos já estão caminhando e ganhando mais controle sobre a própria coordenação motora. Além disso, eles estão super ativos e sempre prontos para gastar muita energia! Por isso, na hora de inovar e ser bastante criativo com o presente, uma dica é apostar em itens que vão estimular ainda mais a coordenação motora, além dos que vão acompanhá-los na hora de gastar energia, e na hora de dar uma pausa das atividades.
De 3 a 6 anos
Há quem diga que talvez essa seja a melhor idade: as crianças estão no auge do faz de conta, e por isso, as brincadeiras preferidas envolvem usar a imaginação para interpretar os papéis dos adultos (como imitar o professor(a), pai/mãe ou algum outro conhecido). A fantasia também envolve interpretar histórias infantis, como as de heróis, princesas e cavaleiros. Os presentes mais indicados para a idade pré-escolar são os que estimulam a memória, a criatividade e os primeiros contatos com números e letras.
Coleção Bubu e As Corujinhas: Biel
De 6 a 9 anos
Como geralmente nessa faixa etária os pequenos já aprenderam a ler e escrever, eles se sentem estimulados a exercitar cada vez mais o pensamento cognitivo. É por isso que os presentes já podem ser mais elaborados e desafiadores: as crianças de 6 a 9 anos já conseguem gastar suas energias com atividades físicas mais complexas Uma dica: aposte em jogos e itens que exijam um pouco mais de reflexão.
De 9 a 12 anos
Que faixa de idade maravilhosa, não é? Opinativos sobre quase todos os assuntos, entre os 9 e 12 anos de idade as crianças passam a ter uma maior capacidade de concentração em atividades complexas. Por conta disso, elas começam também a desenvolver habilidades mais específicas. Além disso, a criança começa a pensar coletivamente e a dica de presente criativo aqui é que você opte por itens que valorizem a sociabilidade.
Coleção Bubu e As Corujinhas: Bubu
Acima dos 13 anos
Acima dos 13 anos, você já sabe distinguir melhor a personalidade da criança, e por isso, pode escolher o presente de acordo com os seus gostos. Aliás, você pode até mesmo perguntar o que ela deseja ganhar, e sondar suas reações.
Aproveite para comemorar o dia das crianças!
Não adianta de nada entregar o presente para o seu pequeno e depois sair para fazer outra coisa. Nesta data tão especial, é bacana parar um pouco e celebrar junto com as crianças. Uma dica boa aqui é criar uma programação pra manter os menores entretidos o tempo todo.
Além disso, vale perguntar o que a criança está afim de fazer. Há ainda sempre a opção criativa de passar o dia em um parque ao ar livre, fazer um piquenique ou dar um pulo na praia.
Mais afinal: onde surgiu o Dia das Crianças?
Finalmente, uma outra curiosidade: muitas pessoas não sabem, mas o Dia das Crianças foi criado pela ONU para homenagear a declaração dos direitos dos nossos pequenos. Legal, não é?
E aí, o que acharam das dicas? Tem alguma outra pra compartilhar? Conta pra gente nos comentários!