menina loira com mochila nas costas preparada para a volta as aulas

10 dicas incríveis para a volta às aulas

Quando o assunto é volta às aulas, sempre dá aquele friozinho na barriga, não é mesmo? Mas pode ficar tranquilo, pois esse sentimento é super comum quando mudamos a rotina. Olhe pelo lado positivo, é o momento de rever os amigos e preparar o material para mais um ano produtivo, de muitos aprendizados e experiências!

Então, se você quer saber como se preparar da forma certa para voltar às aulas, confira as dicas que separamos para você e saiba como encarar esse desafio em grande estilo!

1. Materiais novos? Quero!

Um dos momentos mais legais no momento de volta às aulas é a preparação e a organização dos materiais. Afinal, esse é o momento em que você escolhe quais itens vão fazer companhia durante o ano letivo.

Renovar canetas, lápis, cadernos e mochila é muito gostoso! Então, aproveite esse momento para renovar o seu estilo e deixar tudo com a sua carinha. É muito mais divertido estudar com materiais que refletem a sua personalidade.

2. Aulas presenciais com segurança

No momento em que vivemos hoje, é essencial ter alguns cuidados básicos para não colocar a sua saúde — nem a dos colegas e professores — em risco. Por isso, é importante saber como voltar às aulas presenciais respeitando os protocolos de saúde referentes ao Covid-19.

Primeiro, separe pelo menos duas máscaras para levar para a escola e troque-as a cada 4h, mais ou menos. O álcool em gel também é muito importante. Sempre que for comer, quando for ao banheiro ou antes de encostar a mão no rosto, passe um pouquinho do álcool para higienizar as mãos. Outra dica legal é levar uma garrafinha de água.

Por fim, tente não aglomerar! Nós sabemos que é difícil e quando as aulas presenciais voltam é o momento de matar a saudade dos amigos, mas segure a emoção e tente manter uma distância segura, beleza?

3. Faça uma checklist para não esquecer de nada

Fazer uma checklist para a volta às aulas vai ajudar você em todas as etapas do processo. Faça uma listinha com tudo o que precisa comprar, como cadernos, agendas e canetas. Aproveite e faça uma limpa nas gavetas, tire tudo o que não vai mais usar e abra espaço para os materiais novos.

Um dia antes das aulas, é legal ter uma checklist de tudo que você precisa levar naquele dia, assim, você evita esquecer algo importante. Também vai ajudar bastante a deixar separado o uniforme e o que vai levar de lanche.

4. Crie uma rotina

Já deu para perceber que a organização é a chave para uma volta às aulas tranquila, né? Então, essa também é a hora de organizar a sua rotina, até porque, nas férias, é muito comum estar com os horários bagunçados.

Quando voltar às aulas, você vai precisar estar descansado para conseguir ser produtivo e assimilar bem as lições. Sendo assim, comece estipulando um horário para dormir. O ideal é ter pelo menos 8h de sono para acordar mais tranquilamente no dia seguinte.

Também é importante separar um horário para os deveres de casa e os estudos. Não precisam ser muitas horas, apenas o essencial para você estudar tudo que tiver planejado e não deixe acumular matérias, combinado?

5. Tenha uma alimentação adequada

Voltar às aulas também é uma desculpa perfeita para comer bem. Consumir frutas e legumes de forma regrada ajudam a manter seu corpo saudável e cheio de energia. Lembre-se que, ao deixar de consumir alimentos gordurosos, você ganha mais disposição.

menina morena com o rosto cortado pela foto e cadernos nos braços preparada para a volta as aulas

6. Estabeleça metas

A volta às aulas, logo no início do ano, é um momento de recomeço e de conquistar novos objetivos! Coloque no papel tudo que deseja realizar para tornar o seu ano melhor. Não precisam ser metas enormes, viu? Pense no que é positivo para você, como ler mais livros, não conversar nas aulas, entregar todos os trabalhos etc.

7. Alguns macetes para manter o foco

Tanto na escola quanto em casa, manter o foco é essencial para conseguir entender a matéria. Durante as aulas, foque nos professores e faça perguntas até entender bem o conteúdo. Em casa, escolha um local tranquilo e livre-se das distrações, como o celular e o computador.

8. As anotações são suas melhores amigas

As agendas são a chave para sua organização em um novo semestre! Com elas, você mantém anotações importantes sempre à vista e fica mais tranquilo, sabendo que não vai perder nenhuma entrega de trabalho ou prova.

Além da agenda, copiar as matérias e fazer anotações sobre as explicações dos professores também vai ajudar muuuuuito na hora de revisar para uma lição e estudar para as provas.

9. Cuidado com as cobranças desnecessárias

A volta às aulas não deve ser difícil! Encare esse momento de forma leve, aproveite para se divertir com os amigos e aprender coisas novas. Tenha em mente que uma nota ruim não é o fim do mundo, apenas faça o seu melhor e não se sobrecarregue com cobranças desnecessárias.

10. Não esqueça dos momentos de lazer

Os momentos de lazer também têm um papel MEGA importante nos estudos, sabia? Ter alguns momentinhos de folga ajuda a relaxar, ser mais produtivo e entender melhor as matérias. Aproveite esses momentos para se desligar da escola e fazer algo que você gosta, seja curtir um filme, ler um livro ou jogar videogame com os amigos.

Com a Uatt?, sua volta às aulas fica bem mais divertida!

Agora que você já sabe como voltar às altas com o pé direito, que tal acessar o site da Uatt? e conferir alguns produtinhos para deixar esse momento ainda mais legal e produtivo? Aqui você encontra as peças ideais para começar o ano com estilo e com muita praticidade para o dia a dia.