amigos confraternizando ao redor de uma mesa, com um casal na ponta

Dicas para organizar um chá bar incrível!

É muito comum que, antes do casamento, os noivos participem de algumas festividades para aproveitar esse momento único. Despedida de solteira ou solteiro, chá de cozinha ou de lingerie são os exemplos mais famosos. Contudo, tem outro candidato nessa lista que fica cada vez mais popular: o chá bar

Essa é uma ótima ideia para reunir as pessoas mais próximas antes do grande dia. Se a tarefa de organizar essa festa está em suas mãos, não se preocupe. A Uattmosfera preparou esse conteúdo para explicar o que é chá bar e dar algumas dicas sobre como organizar uma comemoração in-crí-vel para os noivos. Confira! 

O que é um chá bar?

Inspirado no tradicional chá de panela, o chá bar é uma festa íntima e informal que junta os noivos aos convidados mais chegados, homens e mulheres. Geralmente, ele acontece cerca de um mês antes do casamento e pode ser planejado por padrinhos e madrinhas ou amigos próximos.

Nesse encontro, os convidados presenteiam o casal com itens úteis para receber visitas na casa nova, como um jogo de taças ou um saca-rolhas. Porém, os mimos também podem servir para complementar a lista de utensílios que faltam na cozinha.

O objetivo é criar um ambiente para a galera se divertir, descontrair e dar uma ajudinha para os noivos. Para isso, é necessário se organizar. Ainda que seja um chá bar simples, você vai precisar fazer os preparativos com carinho. 

Como organizar um chá bar

Agora, vamos ajudar com o checklist do que você precisa para organizar um chá bar de sucesso. Porém, vale a pena ressaltar alguns pontos antes. Primeiro, o foco são os noivos, portanto os gostos e o estilo deles devem ser o alvo da festa. O casal tem que ficar à vontade.

Também é importante avaliar o orçamento disponível, pois isso vai determinar a programação, o cardápio e a quantidade dos convidados. Por fim, confirme com os noivos que itens estão faltando na casa nova. Com esses tópicos resolvidos, podemos passar para nossa listinha. 

Tema

Como o próprio nome sugere, um chá bar clássico se inspira em uma noite no boteco. Então, vale a pena investir em diferentes tipos de bebidas, decoração com garrafas e latinhas, petiscos de bar e música animada.

Contudo, isso não é uma regra. Você pode optar por um encontro temático de acordo com o gosto dos noivos. O tema pode ser luau, arraial ou romântico. O importante é escolher bem.  

Espaço

O passo seguinte é selecionar um local que acomode todos os convidados. Alguns casais optam por um encontro em um bar mesmo. Para isso, é importante fazer as reservas com antecedência.

Já outras pessoas preferem locais mais reservados, como a casa dos pais, de algum amigo, o salão de festas do prédio ou do condomínio. Alugar um sítio por um dia também é uma opção, apesar de ser mais custoso.

Decoração

Com o tema escolhido, montar a decoração de chá bar fica muito mais fácil. Não precisa gastar muito: dedicando um pouco de tempo e criatividade, você consegue montar um ambiente bem legal.

A dica é tentar deixar o tema perceptível por meio de alguns elementos. Por exemplo, se o tema é boteco, garrafas de vidro, latinhas, cooler e copos de cerveja podem encabeçar a decoração. Já se a temática for arraial, opte por itens clássicos das festas juninas.

Playlist

Uma festa não é a mesma coisa sem música. Logo, vale a pena fazer uma playlist com as músicas preferidas do noivo e da noiva. Outra dica: variar nos estilos é legal, mas músicas mais animadas levantam o astral do encontro.

Comes e bebes

Os comes e bebes são uma parte importante do planejamento. Novamente, você pode se basear no tema para escolher comidas que combinam. Porém, para dar menos trabalho, recomendamos pratos fáceis de servir e consumir.

Aperitivos, salgadinhos e finger foods no geral são alternativas práticas para quem está organizando ou sendo servido. No entanto, nada impede você de oferecer uma refeição mais rebuscada como um jantar ou um churrasco.

amigos confraternizando em volta de uma mesa

Brincadeiras

Organizar brincadeiras é uma ótima forma de entreter os convidados e os noivos. Entre as ideias de brincadeiras para chá bar, sugerimos que os noivos tentem adivinhar os presentes que receberam antes de abri-los. Essa é uma tradição dos chás de cozinha que pode ser reaproveitada.

Outra opção é fazer um quiz de perguntas sobre os noivos, assim o casal tem de responder corretamente para mostrar que se conhecem. Também dá para escrever recadinhos anônimos para os noivos e deixar que eles adivinhem quem escreveu cada um. Pagar um mico ou uma prenda pode deixar as coisas mais engraçadas.

Lista de presentes

Os noivos podem optar apenas por presentes de bar ou aproveitar a ocasião para completar os itens que estão faltando na casa. Geralmente, os mimos escolhidos têm valor baixo ou médio, para os convidados capricharem no presente de casamento.

A lista de presentes pode ser online, em uma loja de preferência dos noivos, ou indicada em cada convite. Escolha o que ficar mais acessível para as pessoas.

Lembrancinha

Preparar uma lembrancinha de chá bar para os convidados mostra quanto eles são importantes para o casal. Um item simples já é uma forma de agradecer pela presença e pela participação no casamento. Latinhas personalizadas com doces ou pequenos vasos de suculentas são opções bem acessíveis.

Na Uatt?, você encontra diversos acessórios para bar e cozinha!

Está procurando mimos para presentear os noivos no chá bar? Aqui na Uatt?, você encontra uma diversidade de acessórios para bebidas, para a cozinha e até para a decoração da casa. Aproveite a visita e venha conferir nossas ofertas incríveis!