como fazer café

Como fazer café: 5 receitas deliciosas para começar bem o dia!

Quem não gosta daquele aroma de café fresquinho pra começar o dia com o pé direito, né? Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer café e, de quebra, ainda vamos te mostrar umas receitinhas maravilhosas e superfáceis para incrementar esse momento tão gostoso do dia. 

Seja coado, na cafeteira, quente ou frio, café é uma delícia a qualquer hora do dia. Mas além de grãos de qualidade, o modo de preparo também faz uma diferença enorme na sua bebida. Seguindo as dicas a seguir, vai ser muito mais fácil deixar seu cafezinho sempre no ponto, pode confiar!

Dicas de ouro para deixar seu café sempre perfeito! 

Bom, não podemos discordar de quem diz que fazer café é fácil, mas para fazer o café perfeito é preciso de um pouco mais do que apenas água e pó. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença, olha só:

1. Atente-se à proporção de água e café

Pra fazer um café gostoso, sem ser aguado ou forte demais, é preciso prestar atenção às quantidades. Pra conseguir um sabor equilibrado, é recomendado começar com 35 g de café — mais ou menos três colheres de sopa — para cada 500 ml de água. 

Agora, se você gosta de um café mais forte, é só adicionar mais pó na hora de coar. O contrário também é válido: se você prefere ele mais suave, basta diminuir a quantidade de pó e ele ficará fraquinho. 

2. A temperatura da água também é importante

A temperatura ideal da água para passar café é entre 92 °C e 96 °C. Uma dica é deixar a água ferver e esperar em torno de um minuto após a fervura. Apenas esse tempinho de descanso já é suficiente pra que a água fique na temperatura certa. 

Esse passo, apesar de muito simples, é também muito importante! Quando a água está fria demais, ela não extrai todo o sabor da bebida, mas quando está quente demais, pode deixar o café amargo.

3. Armazenar corretamente faz toda a diferença 

Tanto antes de coado quanto depois, a forma de armazenar o café interfere no sabor. A melhor forma de guardar o pó de café é na embalagem original e bem fechadinha, pra que entre a menor quantidade de ar possível. 

Depois de pronto, o mais indicado é manter o café em uma garrafa ou copo térmico, para que continue quente e gostoso pelas próximas horas.  Enfim, chegou o momento mais aguardado! Vamos às receitinhas? 

Pra quem curte um cafezinho tradicional

Bom, você provavelmente já ouviu falar de inúmeras formas de como fazer um café gostoso e tradicional, né? Aqui, vamos te mostrar as duas formas principais para deixar aquele aroma e sabor irresistíveis. 

Café coado

Seja no coador de papel, pano ou até aqueles de metal, a forma como fazer café é bem parecida e sempre muito fácil. Você vai precisar apenas do pó de café, o filtro de sua escolha e água. 

Primeiro, ferva até chegar na temperatura ideal da água para passar café. Depois, escalde o filtro jogando a água com movimentos circulares, para eliminar qualquer impureza e jogue essa primeira água fora. 

Coloque o filtro no coador, o pó e deixe por alguns segundos. Adicione o resto da água, sempre em movimentos circulares. Agora é só esperar toda a água escoar, adoçar e aproveitar seu café perfeito! 

como fazer café

Café na prensa francesa 

Se você é fã de cafés mais encorpados, não pode deixar de experimentar a preparação com a prensa francesa

Uma das principais dicas para fazer café na prensa francesa é dar preferência a uma moagem um pouco mais grossa. Feito isso, o primeiro passo é adicionar o pó e, logo em seguida, água na temperatura certa. 

Mexa com uma colher, tampe a cafeteira e mantenha o êmbolo todo levantado, deixando a infusão do café por cerca de quatro minutos. Depois, pressione o êmbolo para separar a borra do café e sirva devagar. 

Nesse método, é importante lembrar que o café não deve ficar por muito tempo na prensa francesa depois de pronto, porque ele pode amargar quando fica em contato com a borra e perder seu gostinho característico. 

Se você é fã de uma receita mais elaborada

E que tal dar uma gourmetizada na sua maneira como fazer café? Se você achava que não era possível, nós estamos aqui pra te mostrar que essa bebida dos deuses pode ficar ainda mais gostosa! E pode ficar tranquilo, as receitas são simples e ótimas dicas para café da tarde.  

Não podemos esquecer de mencionar que você pode adaptá-las do jeito que preferir e adicionar ingredientes a seu gosto, para tornar o seu momento do café ainda mais delicioso.  

Café gelado 

E como fazer café gelado? Essa é uma ótima alternativa para os dias mais quentes ou quando você quer dar uma diferenciada na bebida do dia a dia. Primeiro você vai fazer o café tradicional, com água quente. Depois, é a hora de resfriá-lo em banho-maria com água gelada. 

Quando o café chegar na temperatura ambiente, acrescente o gelo e aproveite! Se preferir, você também pode acrescentar leite, outras bebidas geladas e até leite condensado!

Frappuccino

Sabe aquele drink de cafeteria que todo mundo ama? Sem dúvidas, o frappuccino é um deles! E o melhor de tudo: é rápido e fácil de fazer em casa. O primeiro passo é fazer um copo de café normalmente, com a água quente, na temperatura ideal para passar café. 

Então, coloque esse café em forminhas de gelo e leve para o freezer até endurecer. Depois de congelado, bata os cubinhos de café com uma colher de sopa de açúcar, uma colher de sopa de chocolate em pó e um copo de leite integral gelado. Pra ficar com aquela cara de café gourmet, use chantilly e calda de caramelo para finalizar. 

Café cremoso 

E se você quer saber como fazer café cremoso, outra alternativa maravilhosa e muito saborosa para o momento do cafezinho, já te adianto que essa receita é ainda mais fácil. Isso porque a diferença aqui é que usaremos o café solúvel como ingrediente principal. 

Tudo que você precisa fazer é bater 5 colheres de sopa de café solúvel, 2 xícaras de açúcar e 150 ml de água morna, durante 15 minutos em uma batedeira, até o creme ficar aerado. 

Torne o seu momento do cafezinho ainda mais gostoso!

Agora você já sabe como fazer café e várias receitas incríveis para aproveitar ao máximo todo o sabor dessa bebida maravilhosa! E para tornar o seu momento ainda mais especial, que tal aproveitar com as canecas personalizadas da Uatt? Entre e veja todas as novidades!