como montar uma dieta

Saiba como montar uma dieta saudável em 7 passos

Final de ano, férias ou um fim de semana qualquer: tudo é desculpa pra comer guloseimas à vontade, né? Se você sente que precisa diminuir os doces e começar a se alimentar melhor, chegou a hora! A seguir, vamos trazer um passo a passo in-fa-lí-vel de como montar uma dieta saudável e balanceada pra você iniciar hoje. 

Mudar a alimentação é essencial nesse processo, mas, pra acelerar seus resultados, você pode inserir novos hábitos na sua rotina que vão ajudar você a alcançar suas metas mais rapidamente. É sobre isso que vamos falar neste post pra você engatar esse projeto com o pé direito! Quem vem com a gente? 

1. Procure ajuda de um especialista

Vira e mexe, a gente se depara com dietas prontas na internet, mas não vá achando que elas são a solução pro seu problema. Em vez de ajudar, esses métodos radicais podem trazer prejuízos pra sua saúde, e ninguém quer isso, certo? O correto pra saber como montar uma dieta adequada é consultar um nutricionista. 

Conversar com esse profissional é super importante, pois ele vai entender sua condição e passar o melhor plano alimentar pra você. Seja uma dieta pra ganhar peso, seja uma pra emagrecer, ele vai delimitar os horários certos pra você comer e os alimentos que vão fazer parte da sua jornada. 

2. Tenha foco no processo

Apenas pegar as orientações do nutricionista e deixá-las anotadas na sua agenda não vai garantir os resultados desejados. A reeducação alimentar é um processo que exige muita dedicação e empenho, por isso, quanto mais você se organizar, mais rapidamente você vai chegar perto dos seus objetivos!  

Ao montar o planejamento semanal da sua rotina, não se esqueça de separar momentos pra avaliar como andam seus hábitos e se você realmente está comendo certinho e fazendo exercícios físicos com frequência. Isso vai ajudar você a manter o foco e traçar novos planos, caso não esteja cumprindo o que é necessário.    

3. Coma os alimentos certos 

Após o especialista montar uma dieta saudável e balanceada pra você, não hesite em cumprir as recomendações. Comer bem vai fazer você ter mais disposição, inclusive pra cumprir as metas do seu plano de reeducação alimentar. 

Independentemente de se você acompanha uma dieta vegetariana, low carb ou para hipertrofia, o ideal é ter um prato bem colorido e saboroso, todos os dias, contendo uma variedade de legumes e verduras que proporcionam os nutrientes necessários pra manter seu corpo ativo.   

4. Tire um tempo pra preparar suas refeições 

Após saber como montar uma dieta, criar o hábito de preparar suas receitas favoritas é outra parte da sua rotina. Assim, você evita beliscar qualquer coisa sem pensar e vai selecionar melhor o que consumir. 

Além disso, essa é a ideia perfeita pra ter sempre um lanchinho à sua disposição. Independentemente de onde esteja, dá pra usar marmitinhas e bolsas térmicas pra armazenar seus lanches e carregá-los pra qualquer lugar sem problemas. Legal, né? 

como montar uma dieta

5. Fazer exercícios também é importante! 

Não pense que só aprender como montar uma dieta pra perder barriga vai solucionar seus problemas com a balança, porque isso não é verdade. Afinal, de nada adianta mudar sua alimentação toda, se você não mexer esse corpinho, hein! 

Muito além da estética, fazer exercícios físicos com frequência pode trazer inúmeros benefícios pra sua saúde. Seja correr, seja dançar ou andar de bicicleta, a atividade não importa. O bom é que você ainda pode aproveitar esse momento pra relaxar e fazer novos amigos!  

6. Durma bem 

Ter uma noite de sono adequada também é essencial para o bom funcionamento do seu metabolismo, por isso não ignore a importância dessa prática dentro do seu processo de reeducação alimentar. O ideal é sempre dormir no mesmo horário pra seu corpo se acostumar com essa rotina. 

Se você tem dificuldades pra pegar no sono, insira hábitos no período da noite que ajudem você a dormir mais rápido, como ler um bom livro, desligar os dispositivos digitais e tomar um chá bem quentinho com efeito calmante. 

7. Não se esqueça de beber água! 

Por fim, não poderíamos deixar de ressaltar a importância do hábito de tomar água ao longo do dia no seu plano de reeducação alimentar. Essa é uma boa estratégia especialmente pra quem faz dieta pra emagrecer, já que pode melhorar o funcionamento do metabolismo, acelerando a queima de calorias.

Pra não se esquecer de se hidratar frequentemente, deixe sempre uma garrafinha de água perto de você, seja em casa, seja no trabalho ou na academia. Assim, fica bem mais fácil beber água na quantidade certa. Seu corpo vai agradecer demais! 

Curtiu nossas dicas sobre como montar uma dieta? Aqui no nosso blog, existem muitos outros posts legais como este que podem ajudar você a manter uma vida mais saudável e criativa. Fique de olho nas nossas redes sociais para não perder nenhuma novidade!