luminárias de teto estilizadas

Decoração com luminárias: como usar cada modelo?

Uma decoração com luminárias pode mudar totalmente o ambiente. Além de servir como fonte de luz para o cômodo, a iluminação adequada é capaz de dar um ar apropriado para cada ocasião: seja para estudar, seja para receber os amigos, fazer uma sessão de cinema ou mesmo deixar tudo mais aconchegante. 

É claro que não podemos esquecer que as luminárias são ótimos objetos decorativos para compor o visual desejado e cabem em todos os ambientes da casa: quarto, sala, cozinha, sala de jantar, banheiro e, inclusive, áreas externas. 

Neste artigo, vamos mostrar os principais modelos de luminárias que você pode encontrar facilmente por aí, as características de cada um e mais algumas dicas sobre como inseri-las nos cômodos. Está pronto para se inspirar e redecorar? Então, vamos lá, prepare-se e não se esqueça de anotar as ideias que mais gostar!

Luminária pendente 

As luminárias pendentes são clássicas e muito versáteis. Com um cabo que sai do teto para a ponta da luminária, elas dão esse efeito diferenciado de ficarem flutuando sobre o local, o que é ideal para direcionar a luz para um ponto específico. Certamente, você vai encontrar muitos modelos para criar uma decoração com luminárias pendentes que combine perfeitamente com seus móveis. 

Elas são usadas principalmente em cima das mesas de jantar ou nas mesas de cabeceira, ao lado da cama, garantindo um clima mais intimista para o espaço. Outra vantagem dessas luminárias é que você pode regular a altura do fio, para posicionar a lâmpada onde achar mais bonito. 

Luminária de chão

Elegante, descontraída ou moderna, não importa o estilo que você escolher, a decoração com luminárias de chão dá sempre um efeito de luz indireta, criando um clima de conforto no ambiente. As opções com cúpula de tecido são perfeitas para quem busca algo mais refinado, enquanto os modelos com a lâmpada à mostra dão um estilo ainda mais descolado. 

Optar pela decoração com luminária de chão também é uma ótima pedida para os mais variados cômodos da casa. Na sala ou no quarto, por exemplo, ao lado de uma poltrona, além de ficar muito chique, ela confere um ar aconchegante, quase como um cantinho da leitura, sabe?  

sala com luminária

Luminária de teto

A decoração com luminárias de teto é uma das mais comuns que encontramos por aí, mas isso não quer dizer que não podem ser muito estilosas também. Elas podem ser embutidas ou ter a lâmpada aparente, mas o mais importante é que costuma ser um ponto geral, que ilumina todo o ambiente. 

Esse modelo de decoração com luminárias diretamente fixadas ao teto é muito usado para cômodos pequenos, justamente por não atrapalhar o espaço de circulação. Também é muito visto em cozinhas e banheiros, a fim de criar uma iluminação mais clean e clara, com luzes de LED, por exemplo. 

Luminária de trilho

Já a decoração com luminária de trilho, apesar de ser mais moderna, combina muito bem com todos os espaços da casa. Preso ao teto, esse modelo possui vários spots de luz presos a uma estrutura única, geralmente feita de metal. Assim como na luminária de teto, é um ponto de luz geral para o ambiente, mas com o diferencial de que cada spot pode ser posicionado separadamente. 

Esta é uma opção incrível de decoração com luminárias para sala moderna ou industrial. Por ter vários spots, também fica bem legal na sala de TV, no quarto ou mesmo em um corredor com quadros, já que é possível direcionar cada feixe de luz em uma direção estratégica para destacar certos objetos. 

Luminária de mesa

Se você procura por uma decoração com luminárias versáteis e mais acessíveis, as versões de mesa cumprem esse papel muito bem! Elas são usadas para direcionar a luz a objetos mais próximos, mas os modelos mais arrojados se tornam enfeites incríveis para complementar o visual do cômodo.  

As luminárias de mesa são muito utilizadas nas laterais da cama, mas também são ótimas para colocar no escritório ou no cantinho de estudos, garantindo uma luz extra mais próxima. Assim, não é preciso forçar a vista na hora de colocar a mão na massa e mergulhar nos livros. 

Luminária de parede

As luminárias de parede, também conhecidas como arandelas, são perfeitas para quem procura uma opção descolada que não ocupe muito espaço. Elas criam um ar intimista e acolhedor, além de serem uma fonte de luz muito econômica. As opções com lâmpadas aparente dão um charme à parte para o ambiente!

A decoração com luminárias de parede é muito usada em corredores, lavabos, principalmente ao lado do espelho, e também em áreas externas. Outra forma interessante de usá-las é criar uma sala de cinema, com luz baixa e indireta, em um clima superespecial. 

No blog da Uatt?, você sempre encontra as melhores dicas

Gostou das dicas de decoração? Se curtir esse tipo de conteúdo, você não pode deixar de seguir o blog da Uatt?. Todas as semanas, preparamos matérias incríveis com dicas sobre dia a dia, decoração, moda, filmes e muito mais. Você não pode perder!