amigos reunidos em volta de uma mesa

Dia da Amizade: quando é celebrado e como comemorar?

O Dia da Amizade, ou Dia do Amigo, como também é conhecido, é uma celebração informal, criada para comemorar esse sentimento tão importante que é a amizade e, acima de tudo, demonstrar o carinho pelas pessoas importantes em nossas vidas. 

Um fato bem curioso sobre o Dia da Amizade ter três datas diferentes aqui no Brasil: 18 de abril, 20 de julho e 30 de julho. É isso mesmo: se for surpreendido com uma mensagem especial em mais de um desses dias, você não precisa estranhar!

Então, qual é o Dia da Amizade oficial? Relaxa, a gente conta tudo nesse post e ainda traz as melhores dicas sobre como comemorar essa data com seus amigos. Venha com a gente e entenda tudo sobre o Dia da Amizade.

Dia Internacional da Amizade

O Dia da Amizade foi criado principalmente para promover a paz entre os povos, celebrar a diversidade cultural e o respeito. Hoje, essa é uma data especial para trocar mensagens e agradecer pelo companheirismo de pessoas especiais, aqueles amigos-irmãos que sempre estão ao nosso lado, compartilhando os melhores momentos da vida. 

Por se tratar de uma comemoração informal, que não está ligada a nenhum tipo de feriado ou lei, não existe uma data oficial para o Dia do Amigo no Brasil. Por isso, você pode ver muitas pessoas comemorando o Dia da Amizade em 30 de julho, 20 de julho ou até 18 de abril. 

O dia 18 de abril é o mais conhecido no Brasil e consta até em alguns documentos da Câmara dos Deputados, mesmo não sendo uma data oficializada. Já o dia 20 de julho é muito comemorado na Argentina e no Chile desde 1969, tornou-se bem popular em outros países da América Latina e por aqui também.

Por outro lado, o dia 30 de julho é considerado oficial pela Organização das Nações Unidas, a ONU, pois foi nesse mesmo dia, em 1958, que surgiu a Cruzada Mundial da Amizade no Paraguai. 

Bom, com isso podemos concluir que não existe data certa ou errada para comemorar o Dia do Amigo. Todas as celebrações são válidas, afinal comemorar a amizade e estar com pessoas especiais nunca é demais.

Como comemorar essa data especial com os amigos? 

Agora que você sabe que pode comemorar o Dia da Amizade no Brasil em várias datas diferentes, que tal organizar algo legal para celebrar esse dia com seus amigos mais chegados? Não importa como ou onde, o legal é usar esses dias para estar perto e se divertir com pessoas especiais para você. 

Uma ideia legal é organizar um encontro com o grupinho de amigos para fazer algo diferente do dia a dia. Quem sabe, vocês fazem um amigo secreto para trocar presentes ou uma viagem para sair da rotina e ter muitas histórias novas para contar.

Se você estiver pensando em algo mais tranquilo para o próximo Dia da Amizade, que tal reunir a galera para uma sessão de cinema em casa? É só escolher uma franquia de filmes para maratonar ou esperar a temporada nova daquela série incrível para assistir com a galera. 

amigas tirando uma selfie

5 ideias de presentes para o Dia da Amizade

Não podemos falar em comemoração sem pensar em um lembrancinha para o Dia da Amizade, não é mesmo? Vale lembrar que não importa o valor do presente, mas sim o carinho que você coloca nele. Abaixo, listamos algumas opções bem legais para agradar a todos os estilos de amigos, dá só uma olhada:

Para aquela amiga que acompanha todo rolê, uma opção legal são os kits de canecas personalizadas. Para tomar um drink, uma cervejinha gelada ou um refresco, as canecas são perfeitas para brindar a amizade de vocês. 

Já se você procura um presente para seu amigo fitness, a Uatt? está cheia de opções legais, como squeezes, bolsas de academia e até shakeiras para ele ter sempre os suplementos à mão. Legal, né? 

Para um bom apreciador de vinhos, vai ser demais presenteá-lo no Dia da Amizade 2022 com um kit de acessórios, com abridor, dosador e tampa especial para as garrafas. 

Já para aquele amigo cinéfilo, que não perde nenhuma estreia dos streamings, que tal presenteá-lo com um acessório bem útil? Uma almofada porta-pipoca é a opção perfeita, porque junta comodidade e muito estilo na hora do cineminha em casa. Pode ter certeza de que, depois desse presentão, você não vai ficar de fora de nenhuma sessão. 

Sua comemoração é muito mais legal com a Uatt?!

E aí, curtiu conhecer mais sobre o Dia da Amizade? Agora que sabe que existem três datas para comemorar, você não tem mais desculpas para não reunir a galera e fazer algo especial no Dia do Amigo, né? 


Se você precisar de mais inspirações sobre o que fazer, é só dar uma olhadinha aqui no blog da Uatt?, que está cheio de dicas legais para suas comemorações. Já se você procura pelo presente perfeito, pode ter certeza de que ele está na loja da Uatt? São milhares de opções, para todos os estilos e gostos. Corre lá e aproveite as promos exclusivas!